segunda-feira, fevereiro 27, 2006

SCBraga forte demais para Secundária de Gondomar


Nesta partida da 4ª jornada do Campeonato Nacional Feminino de Voleibol da II Divisão, Fase 1ªB – Norte, a equipa arsenalista a jogar em casa, não teve qualquer dificuldade em levar de vencida uma frágil equipa de Gondomar que nunca e em qualquer momento, demonstrou ser uma ameaça para as pupilas de João Lucas.

Sendo esta a primeira vez que as equipas do SCBraga e da Escola Secundária de Gondomar se iriam defrontar, era com natural expectativa que o publico presente no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho aguardava o inicio do jogo.

Ambas as equipas técnicas entraram em campo com os seus setes iniciais mais fortes, mas com o decorrer do 1º set, ficou bem claro que a formação inicial do SCBraga era de outro campeonato. O resultado final deste 1º set ficou estabelecido nuns claros 25-8.

O prof. João Lucas ao constatar as fragilidades da equipa adversária, optou por fazer uma adequada gestão do seu plantel, retirando as suas pedras basilares e colocando em campo algumas jogadoras com menos tempo de jogo. Deste modo, a equipa técnica bracarense fez descansar algumas jogadoras já com bastantes jogos nas pernas, e experimentou novas soluções tácticas com algumas jogadoras que tinham sido menos utilizadas até à altura.

Com esta rotatividade ao longo dos restantes dois sets, foi com alguma naturalidade que os parciais se tornassem mais equilibrados (25-14 e 25-20). O 3º set foi o melhor exemplo disso, com o prof. Lucas a colocar as suas jogadoras em novas posições e funções. É de referenciar ainda que do 7 base do SCBraga, apenas a libero, Xana Fernandes, foi totalista nos três sets.

No final da partida, o prof. João Silva, treinador adjunto do Sporting de Braga, dizia-nos que: “o espectáculo não tinha sido muito bom dadas as fragilidades da equipa adversária que cedo deixou de lutar pela vitória face à supremacia evidenciada pelo Braga nos 2 primeiros sets. Estes jogos porém, são importantes, pois permitem-nos dar alguma experiência competitiva, dar confiança e motivação às jogadoras normalmente menos utilizadas mas que dentro duma equipa são tão importantes como aquelas que jogam habitualmente. Sabemos que uma equipa não se faz com 7 jogadoras, sabemos que a evolução da nossa equipa também se deve a essas jogadoras e que a nossa evolução se constrói com a motivação, com as capacidades, com o espírito de sacrifício e empenho de cada uma das 15 jogadoras que constituem o plantel do Sporting de Braga.”

No próximo sábado o Braga desloca-se a Gondomar para defrontar a equipa do Ala de Gondomar, num duelo que colocará frente a frente as duas equipas que perfilam como as mais fortes candidatas à subida de divisão e que neste momento lideram só com vitórias esta 1ª fase B do Campeonato Nacional da II Divisão.

7 Inicial: Alexandra Fernandes (Libero); Kariny Silva (Entrada); Cátia Faria (Oposta); Raquel Costa (Entrada); Sara Barata (Central); Catarina Dias (Distribuidora) e Alexandra Rodrigues (Central).
Jogaram ainda: Bárbara Julião; Filipa Vilaça, Andreia Silva, Mariana Águas e Paula Teixeira.

Sem comentários: