quarta-feira, fevereiro 22, 2006

SC Braga derrota Académica e qualifica-se para os oitavos-de-final da Taça


O Sporting Clube de Braga continua a sua marcha triunfal no ano de estreia em competições do escalão sénior. Desta vez, num jogo a contar para os 1/16 de final da Taça de Portugal, a equipa arsenalista derrotou a equipa da Associação Académica de Coimbra, que milita na A2, por 3-2.

A jogar em casa e com o público a comparecer em força ao Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho, estavam reunidas todas as condições para mais uma vez as atletas bracarenses fazerem história.

Frente a uma experiente equipa da Académica que se encontra a disputar o campeonato sénior da A2, a chave para a vitória esteve no tridente Catarina Dias / Sara Barata / Xana Fernandes. Com a distribuidora e capitã sempre a colocar a bola o mais possível fora do bloco, a central Sara consecutivamente a encontrar soluções para o ultrapassar e com a libero, Xana a receber tudo o que era ataque adversário, a equipa encontrou nestas três jogadoras um pilar que jamais estremeceu.

Vencendo o 1º e o 3º parcial (25:17, 25:19), sempre com um serviço muito agressivo e colocado e com boas combinações no meio da rede, a equipa comandada pela dupla técnica, João Lucas e João Silva, haveria no entanto de perder o 2º e o 4º sets (15:25, 14:25). Nestes sets, a qualidade da recepção oscilou, e a ligação bloco/defesa baixa, nem sempre foi a melhor, o que somado ao nervosismo de algumas jogadoras, acabaria por custar os 2 sets à equipa arsenalista, e levar o jogo para o 5º e decisivo set.

Na ‘negra’, mais uma vez a atleta Sara Barata esteve em grande. Tendo já obrigado o treinador da Académica a fazer alterações tácticas na equipa, acabaria por marcar vários pontos em alturas cruciais deste 5º set.Com o resultado em 14-9, favorável à equipa anfitriã, a capitã Catarina Dinamene serviu e no Pavilhão Universitário houve uma explosão de alegria. Com um serviço muito colocado, a capitã marcou o ponto da vitória e colocou a equipa do SC Braga nos oitavos de final da Taça de Portugal.

No final, o Prof. João Lucas acabaria por confidenciar que esta tinha sido uma vitória justa, e que agora o próximo desafio seria tentar chegar aos quartos de final da Taça de Portugal. Neste jogo é também de destacar a estreia da júnior, Xana Rodrigues, em representação da equipa sénior.

Pela equipa do Sporting Braga alinharam de início: Sara Barata, Raquel Costa, Bárbara Julião, Catarina Dias, Marisa Simão, Cátia Faria, Xana Fernandes (Libero).Jogaram ainda: Filipa Vilaça, Vera Silva, Filipa Costa, Mariana Águas e Xana Rodrigues.

Sem comentários: