quarta-feira, fevereiro 22, 2006


No início da 2ª fase do Campeonato Nacional da II Divisão de Voleibol Feminino, zona norte, o SCBraga derrotou por 3-0 a equipa do AAS Mamede, repetindo assim o mesmo resultado dos dois jogos da 1ª primeira fase da competição.

Após o SCBraga ter vencido a 1ª Fase A, do Campeonato Nacional da II Divisão, zona norte, coube-lhe em sorte defrontar na ronda inicial desta 2ª Fase, a equipa Vice-Campeã Regional da Associação de Voleibol do Porto, a AAS Mamede.

Este jogo pôs frente a frente pela 3ª vez esta época, duas equipas com legitimas aspirações à conquista do título nacional. Após ter triunfado sobre o seu oponente por 3-0 nos dois primeiros embates, e a jogar em casa, a equipa comandada pelo Prof. João Lucas partia como favorita para mais este confronto.

A superioridade da equipa arsenalista ficou bem vincada desde o apito inicial do árbitro, com as jogadoras bracarenses a efectuarem um 1º set de excelente qualidade (25-13), demonstrando uma grande eficácia na recepção, o que facilitou todo o processo ofensivo e proporcionou um resultado desequilibrado, mas que de certa forma traduz a real diferença em todos os aspectos do jogo entre estas duas equipas.

Nos 2º e 3º sets a AAS Mamede tentou por várias vezes reagir, mas o SCBraga, ainda que sem a supremacia manifestada no 1º set, continuou a explorar as fragilidades da equipa adversária. A excelente qualidade de recepção e distribuição das atletas arsenalistas permitiu-lhes comandar, quer o ritmo do jogo quer a marcha do resultado, acabando justamente por vencerem os últimos dois parciais por 25-19 e 25-23, alcançando assim a primeira vitória desta 2ª fase da competição.

Apesar do conjunto bracarense ter assinado neste jogo uma excelente exibição, temos de destacar a excelente atitude e eficácia da libero bracarense (Xana Fernandes), a boa prestação da oposta (Cátia Faria) quer em termos defensivos quer em termos ofensivos, a regularidade impressionante da distribuidora Catarina Dias e a boa prestação de uma das promessas do voleibol bracarense a da júnior Alexis Rodrigues. Sara Barata continua a afirmar-se como uma das atletas mais valiosas nesta equipa em termos de ataque e bloco. Uma última palavra para a boa adaptação da “entrada” Filipa Vilaça às suas novas funções e para o bom desempenho de Raquel Costa que neste jogo se mostrou melhor fisicamente e mais regular e eficaz em termos ofensivos.

7 Inicial: Xana Fernandes (Libero); Filipa Vilaça (entrada); Cátia Faria (Oposta); Raquel Costa (Entrada); Sara Barata (Central); Catarina Dias (Distribuidora) e Alexandra Rodrigues (Central).

Jogaram ainda: Mariana Águas (Distribuidora) e Bárbara Julião (Central).

Sem comentários: