quarta-feira, fevereiro 22, 2006

SCBraga vinga derrota


A equipa feminina de voleibol sénior do SCBraga vingou a sua primeira derrota da época ao vencer por 3-0 em casa, a equipa do CD Póvoa num jogo extremamente emotivo e disputado.

Quem esteve presente nas bancadas do Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho, teve a oportunidade de assistir a um duelo entre duas das equipas de ponta deste Campeonato Nacional Feminino da II Divisão.

Para ambas as equipas, apenas a vitória interessava. O SCBraga, perante o seu público, e com uma equipa que se sustenta num voleibol mais técnico/táctico ofensivamente, encontrou no CD Póvoa um adversário à sua altura.

As poveiras, muito fortes no capítulo da recepção, basearam todo o seu jogo numa lógica de parada e resposta, procurando sempre o “side-out”. Este facto levou a que houvessem longas jogadas de voleibol e muita sustentação de bola, o que naturalmente veio dar outro “elan“ ao espectáculo.

A história de cada um dos 3 sets (25-23; 25-21; 25-23) foi muito semelhante: com o CD Póvoa a ganhar vantagem na parte inicial dos sets, o SCBraga a responder, a conseguir equilibrar o resultado e a ganhar ligeira vantagem a partir dos 20 pontos. Para os amantes do motociclismo, neste jogo, o SCBraga fez relembrar o Pentacampeão do mundo em 500cc, Michael Doohan, que iniciava sempre as suas corridas de trás para a frente, estudando os seus adversários. Nas últimas voltas, acelerava a fundo e fazia a sua marcha triunfal para gáudio da sua “aficion”.

Apesar do 3-0 favorável à equipa arsenalista não deixar transparecer a emotividade presente ao longo 77 min. de jogo, este acabou por ser um valiosos teste às jovens atletas comandadas pelo Prof. João Lucas. Nunca quebrando psicologicamente nos momentos chave da partida, souberam sempre lidar com a pressão e dar a volta por cima, mostrando a força do seu colectivo.

A nível do bloco o Braga fez talvez o seu melhor jogo da época, aproveitando da melhor maneira a maior lentidão e previsibilidade do ataque poveiro; a nível da recepção a equipa continua a manifestar grande confiança e eficácia e a facilitar o trabalho da distribuidora Catarina Dias; no ataque ficou provado a maior eficácia ofensiva das bracarenses sobretudo quando tacticamente foram explorados os pontos mais fracos do bloco adversário. Apenas uma palavra de reparo para os muitos serviços falhados pelas bracarenses e para uma distribuição regular e de bom nível mas que na nossa opinião arriscou, combinou e variou pouco.

Outro facto a evidenciar nesta partida, é o de na formação inicial do SCBraga, 3 das 7 atletas serem ainda juniores, o que vem realçar o excelente trabalho de formação que tem sido efectuado nos escalões de formação do clube e na Escola de Lamaçães.


7 Inicial: Alexandra Fernandes (Libero); Kariny Silva (Entrada); Cátia Faria (Oposta); Raquel Costa (Entrada); Sara Barata (Central); Catarina Dias (Distribuidora) e Alexandra Rodrigues (Central).
Jogaram ainda: Filipa Vilaça e Vera Silva

Sem comentários: