segunda-feira, março 06, 2006

SCBraga vence Ala de Gondomar e é líder isolado


Numa partida que iria por frente a frente os lideres invictos da Fase 1-B, a equipa arsenalista liderada pelos Professores João Lucas e João Pedro, arrancou a ferros um importante triunfo por 1-3. Frente a uma equipa do Ala com uma maior maturidade competitiva, a máquina de voleibol que é esta equipa do SCBraga, “abriu o livro” e deu um recital de voleibol ofensivo.
Na última partida da 1ª volta desta Fase 1-B, o SCBraga deslocou-se ao terreno do seu mais directo rival na luta pela conquista do ceptro de Campeão Nacional da II Divisão, o Ala de Gondomar. Ainda sem ter perdido qualquer jogo esta época, alinhando de inicio com diversas jogadores que já militavam no escalão sénior da II Divisão e jogando em casa com as bancadas repletas pelos seus fieis adeptos, a equipa de Gondomar partia para esta partida com uma natural áurea de favoritismo.

Com um início equilibrado no 1º set, as atletas bracarenses chegaram a ter um ligeiro ascendente a meio deste, tendo estado a vencer por 14-17. Após um pedido de tempo do treinador adversário, e consequente interrupção da corrente de jogo, o Ala veio mais forte, e conseguiu dar a volta ao marcador, tendo conquistado o set por 25-21.

No 2º set, e que se pode dizer que foi o decisivo, a equipa do SCBraga mostrou a fibra de que é feita. Na altura critica deste set (24-23), “agarrou” o jogo com um “unhas e dentes” e acabou por vencer por 24-26.

À entrada para o 3º set, e com os níveis de motivação bastante elevados, as pupilas do Professor Lucas “dispararam” no marcador, tendo chegado a ter uma vantagem de mais de 8 pontos. Apesar de uma boa recuperação do Ala, o set foi selado num 21-25 favorável às forasteiras.

O 4º e último set foi impróprio para cardíacos. Com o Ala a saber que este era o set do tudo ou nada, quem estava nas bancadas a apoiar a sua equipa, sofreu a bom sofrer até ao ultimo ponto. A equipa de Gondomar teve um arranque fulminante e chegou a ter uma vantagem superior a 10 (!) pontos. Mais uma vez, e mostrando uma raça incrível, as arsenalista vestiram o fato-macaco e deram um autentico recital de voleibol ofensivo, com as jogadoras das entradas a serem decisivas. Com o set em 24-24, a tensão era evidente em ambas as equipas. Foi aqui que recepção do Braga e o seu serviço fizeram a diferença. Conseguindo fazer o “side-out” que proporcionou o 24-25, o ponto decisivo foi conseguido através de um bom serviço que obrigou a libero adversária a colocar a bola junto à rede e assim impedindo a sua passadora de colocar a bola em jogo.

No final, o Professor João Lucas fazendo um balanço geral desta partida, confidenciou-nos que “apesar do Sporting de Braga não ter realizado uma exibição brilhante, pareceu-me ter um melhor conjunto, ser uma equipa mais equilibrada, mais lutadora e mais coesa. A recepção esteve durante todo o jogo em excelente nível. O ataque mostrou ser mais diversificado, ter maior capacidade concretizadora e maior potência. No serviço falhou-se demasiado, mas também se causou maiores dificuldades à recepção adversária e conquistaram-se mais pontos através deste. No bloco, não conseguimos anular a melhor atacante adversária e isso custou-nos muitos pontos. Na defesa, o Ala mostrou-se quase sempre mais forte e organizado.”

Numa partida em que o SCBraga deu um passo de gigante no apuramento para a Fase Final, a equipa arsenalista venceu o 1º Round neste duelo entre as duas equipas que se perfilam como as mais sérias candidatas à subida de divisão e à conquista do titulo nacional.

7 Inicial do SCBraga: Alexandra Fernandes (Libero); Kariny Silva (Entrada); Cátia Faria (Oposta); Raquel Costa (Entrada); Sara Barata (Central); Catarina Dias (Distribuidora) e Alexandra Rodrigues (Central).

Sem comentários: