quarta-feira, março 15, 2006

SCBraga em velocidade de cruzeiro na liderança


No quarto jogo da época entre ambas as equipas, mais uma vez o resultado foi o mesmo: vitória (1-3) para o SCBraga. A equipa arsenalista apesar de ter cedido o 1º set, não precisou de acelerar muito, e foi um SCBraga em velocidade de cruzeiro que no Porto conquistou mais 2 pontos na sua caminhada em direcção à Fase Final.

Após esta época já ter vencido a AA S. Mamede por 3 vezes, e sempre por 3-0, o Sporting de Braga repetiu a vitória, mas desta vez por 1-3, com os parciais de 25-23; 13-25; 13-25 e 21-25. Num jogo em que as bracarenses entraram com uma atitude displicente, falhando repetidamente ataques e serviços, cometendo várias faltas na rede e oferecendo ao adversário nada mais nada menos que 17 pontos, naturalmente o 1º set foi favorável à equipa da casa (foi um set entregue de “mão beijada” pelas jogadoras arsenalistas).

Na pausa que decorre entre os sets, João Lucas, treinador do SCBraga, relembrou às suas atletas que não eram as camisolas que ganhavam os jogos, que em alta competição os erros pagam-se caros, e deixou-lhes uma pergunta: “É assim que querem ir para a A2?”

Após esta mensagem que foi devidamente “interiorizada” pelas atletas arsenalistas, nos dois sets seguintes, o SCBraga mostrou o porque de estar na liderança do campeonato e muito calmamente impôs o seu voleibol. O resultado acabou por ser bastante esclarecedor (13-25 e 13-25) relativamente à diferença de andamento das duas equipas.

Com o resultado então em 1-2, o quarto set ficou marcado pela boa resposta dada pelas jogadoras arsenalistas que entraram em substituição das suas colegas mais utilizadas ao longo do campeonato. O AA S. Mamede neste set ainda esboçou uma reacção, mas esta foi prontamente anulada por um SCBraga que não iria repetir os mesmos erros do 1º set. Com o resultado final em 21-25, o conjunto orientado por João Lucas e João Pedro selou assim mais uma vitória (1-3) nesta fase da competição.

Quem continua sempre a 110% é a libero, Alexandra Fernandes, que teve uma actuação praticamente isenta de erros e continua a afirmar-se como uma das melhores liberos do voleibol nacional.

Destaque ainda para Raquel Costa que só à sua custa conquistou 22 pontos para o Sporting de Braga, mostrando que a equipa poderá contar com ela e com os seus pontos (ou melhor, tiros) para a fase decisiva do campeonato que se aproxima.

7 Inicial: Alexandra Fernandes (Libero); Filipa Vilaça (9 pontos); Cátia Faria (8 pontos); Raquel Costa (22 pontos); Sara Barata (12 pontos); Catarina Dias (5 pontos) e Bárbara Julião (5 pontos).

Jogaram ainda: Filipa Costa (2 pontos); Andreia Silva (3 pontos) e Paula Teixeira.

Sem comentários: