quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Entrevista a Sara Barata


Sara Barata é daquelas atletas para quem a palavra voleibol é sinónimo de sonho. O seu desejo de jogar o jogo pelo jogo, apenas pelo prazer que este lhe dá, é algo que se pode ver cada vez que esta miúda de 17 anos tem em suas mãos uma bola de voleibol.

Com que idade é que iniciaste a prática competitiva do Voleibol e onde?
Em Santiago do Cacem quando tinha 9 anos, no Juventude Atlético Clube (JAC)

Achas que Voleibol ajudou no teu desenvolvimento enquanto indivíduo?
Sim. Graças ao voleibol sinto-me uma pessoa mais forte e mais segura de mim mesma. As amizades que fiz através do desporto, na equipa, são algo de grande importância para mim.

Qual foi o papel da tua família no teu percurso enquanto atleta de alta competição?
Apoiou-me sempre em todas as minhas decisões, inclusivamente na de vir cá para Braga jogar. Os meus pais adoraram a ideia de eu poder fazer aquilo que gosto, de perseguir o meu sonho, aliás, eles quase me obrigaram a vir (risos)!

Como é que surgiu a oportunidade de representares o SCBraga?
Tudo começou numa brincadeira da esposa do treinador, o Prof. Lucas, e de uma amiga de minha mãe (com quem actualmente estou a viver). Elas estavam a ver o jogo do meu clube de então, o JAC, com SCBraga, e que acharam que eu era uma boa aquisição para o clube e assim foi!

Relativamente ao processo de adaptação e integração na equipa, como o descreverias?
Acho que foi óptima, tanto a adaptação como a integração. Todas as jogadoras fizeram com que fosse fácil para mim, fui muito bem recebida, só tenha a agradecer a todas elas. Sou a “pequenininha” da equipa, por ser a mais nova.

A maneira como tu lidas com a pressão e a ansiedade antes dos jogos é algo que tu consegues trabalhar e treinar, ou simplesmente é algo com que apenas lidas na hora de entrar em campo?
Nos treinos não preciso tanto lidar com esses factores…mas nos jogos penso que é normal estar nervosa (às vezes demasiado nervosa)! Para lidar com isso nada faço…apenas jogo e com o correr do jogo abstraio-me de tudo deixando também os nervos fora do campo…

Agora que está terminado o Campeonato Regional e se iniciou a 1ª Fase do Campeonato Nacional, que balanço fazes da prestação da equipa e da tua individualmente?
A prestação da equipa tem sido boa, estamos fortes, e temos vindo a evoluir de jogo para jogo. Em termos individuais, desde que vim para Braga evolui bastante tecnicamente e tacticamente devido ao trabalho do Prof. Lucas e do Prof. João.

Quais são as tuas expectativas em termos competitivos para este ano?
Como temos uma boa equipa, espero ganhar o campeonato e subir à A2

Ver-te-ias num futuro próximo a envergar a camisola do SCBraga na A1?
Era bom que me vissem........ Porque eu via-me! E nada é impossível quando existe empenho e dedicação.

Para muitos atletas de alta competição torna-se difícil conciliar os estudos com a prática desportiva. Como é que tu consegues gerir esta nem sempre fácil “relação”?
É uma questão de saber gerir bem o tempo, e aproveitar todos os momentos livres em que não esteja a treinar, na escola ou em explicações, para estudar. Devido a isto basicamente não tenho quase tempo para mais nada

Para o ano vais entrar na Universidade. Quais são as tuas expectativas para esta nova etapa da tua vida, e como achas que o Voleibol irá encaixar nela?
Talvez seja um pouco complicado, porque ainda não sei se ficarei a estudar em Braga ou se irei estudar para o Porto, uma vez que ainda não decidi o curso que irei escolher. Mas, independentemente da escolha que fizer, uma coisa sei…o voleibol irá
fazer parte da minha vida!

3 comentários:

Anónimo disse...

Pelo menos não se esqueceu das origens... Cucaracha, sempre a mostrar que é melhor... :)
Bjs e boa sorte pró futuro, e vê lá s vns ká ao alentejo vernos de vez em kuando... :) ***

Anónimo disse...

sarita, sarita k saudades e k falta k tu nos fazes aki no alentejo ñ só como colega de ekipa mas tb como amiga:)Espero k continues spre assim e k nunca te eskecas dos fantasticos momentos k passamos todas juntas durante mtos anos aki nesta terrinha. Boa sorte SCB (têm aí uma grande rapariga***)jinhux gandes

Anónimo disse...

Olha a sara.....eh moça...grande jogadora...continua assim tens um grande futuro.....FORÇA

Mts bjinhos desta alentejana k te adorah....