sábado, dezembro 02, 2006

SCBraga vence Ala e fecha 1ª volta na liderança


No encontro que marcava o fecho da 1ª volta do campeonato da A2, o SCBraga deslocou-se ao dificil terreno do Ala de Gondomar, e derrotou o seu rival por 3-1 (27-25, 22-25, 25-23 e 25-15), retornando assim ao 1º lugar da classificação geral.

Velhos rivais, SCBraga e Ala de Gondomar, dois dos clubes que melhor formação fazem em Portugal e que agora começam a tirar dividendos desse trabalho de qualidade, proporcionaram ao imenso público presente no pavilhão da “equipa do Major” um emotivo e disputadissimo espectáculo de voleibol.

O 1º set ficou marcado por recuperação fantástica das atletas arsenalistas que anularam uma desvantagem de 6 pontos (16-10), acabando por vencer na recta final por 27-25. Nesta altura, foi preponderante o acerto em termos de serviço da atleta Raquel Costa e o efusivo apoio da claque barcarense que nunca se calou um minuto.

No 2º parcial, mais uma vez as bracarenses permitiram uma vantagem inicial apreciável do Ala (16-11), mas desta vez não conseguiram dar a volta e permitiram a igualdade no jogo (1-1) com o 2º set a ser fechado pelas atletas da casa por 25-22.

O 3º set foi talvez o mais equilibrado em termos de marcador, mas mais uma vez as bracarenses, na parte final do set (quase em sprint), asseguraram uma vantagem de 25-22.

O 4º e último set teve uma história diferente dos outros sets, com o Sporting de Braga a ganhar uma vantagem inicial apreciável e a obter uma vitória tranquila por 25-15 garantindo assim os 2 pontos, em casa de um dos candidatos à presença na 2ª fase.

O Braga esteve particularmente bem a nível do bloco, conseguindo intimidar e até anular as principais atacantes do Ala. O acerto do bloco foi tal, que o técnico adversário por diversas vezes trocou de distribuidora, procurando deste modo furar (em vão, diga-se de passagem) aquilo que nesta partida foi um autêntico muro de betão!

O SCBraga esteve igualmente bem a nível da recepção, com destaque para a regularidade de Cátia Faria e Vera Silva e com a libero, Xana Fernandes, a mostrar mais uma vez, que é uma das melhores liberos nacionais. Uma referência ainda, para o bom desempenho do serviço bracarense, que para além de ter poucas falhas, criou sempre muita perturbação na recepção adversária.

Em termos individuais no SCBraga há que destacar as excelentes prestações da capitã e distribuidora da equipa, Catarina Dias, que jogou sem estar completamente recuperada de uma lesão e que mesmo assim, foi determinante nesta vitória suada do Braga. Sara Barata intransponivel no bloco e que no ataque parece querer regressar à sua melhor forma. Alexandra Rodrigues, uma atleta com enorme potencial e que a espaços vai blocando, atacando e maravilhando os adeptos do voleibol. E finalmante, Bárbara Julião, que chamada para um lugar que não tem sido o seu, o desempenhou com excelente eficácia.

Concluída esta 1ª volta, o Braga, com esta vitória, regressa à liderança de um Campeonato em que curiosamente, os 4 primeiros lugares da classificação são ocupados pelas 4 equipas, que na época passada ascenderam à A2 (Sporting de Braga, Belenenses, Desportivo da Póvoa e Ala de Gondomar).

7 Inicial: Xana Fernandes (libero); Alexis Rodrigues; Filipa Vilaça; Cátia Faria; Raquel Costa, Sara Barata e Catarina Dias.
Jogaram ainda: Filipa Costa, Bárbara Julião e Vera Silva.

3 comentários:

Anónimo disse...

Este foi o primeiro jogo a que assisti esta época e devo dar os parabens a todos pois o que vi foi um optimo jogo de voleibol. Ala e Braga proporcionam sempre grandes jogos e muito fervor clubistico. As "nossas" atletas estiveram muito bem e nos pontos chave souberam dar a volta e conquistar os preciosos pontos. Espero que a 2ª volta se inicie tão bem como esta que agora termina.Bom voleibol põe a cidade de Braga e o clube em destaque porque nem só de futebol vive o Homem. Bjs para todas e continuem a ser GRANDES como são.

Anónimo disse...

www.ultrasbracaralegion.blogspot.com

têm acompanho a equipa com várias reportagens!!!

japsl disse...

Foi uma vitória merecida e saborosa, rumo à 2ª fase e que vale apenas (?)isto. Neste momento fomos melhores. Os momentos seguintes das 2ª e 3ª fases serão bem mais importantes por que decisivos.
Só desejar? Não vale nada...
Ala que se faz tarde.