quarta-feira, dezembro 06, 2006

SCBraga líder, entra na 2ª volta a vencer


Dois dias após ter vencido o Ala de Gondomar, o SCBraga recebeu e venceu pelo mesmo “score” (3-1) o Ginásio de S. Tirso. Com esta vitória, a equipa arsenalista entrou da melhor forma na segunda volta do campeonato, mantendo-se assim líder isolado da classificação.

Na primeira volta, em S. Tirso, o SCBraga tinha vencido facilmente por 3-0, vincando logo ali o seu estatuto de potencial candidato à subida de divisão. Para este 2º jogo, e mesmo sem poder contar com a distribuidora Catarina Dias a 100%, as bracarenses entravam para esta partida com natural favoritismo (a moral estava em alta após a vitória em Gondomar).

No 1ºset, o Sporting de Braga sem a sua distribuidora habitual, fez o jogo possível, isto é, um jogo lento, previsível, não arriscando no serviço e capitalizando os erros adversários no ataque. Com alguma facilidade, as comandadas de João Lucas e João Silva venceram o 1º parcial por 25-16, abrindo assim as portas para o que se previa ser uma vitória tranquila... ou talvez não.

No 2º set, o modelo de jogo do SCBraga não se alterou, mas a partir daqui assistiu-se a um acumular de erros de ataque (6) e de erros não forçados (8) que fizeram com que o S. Tirso acreditasse que este Braga poderia estar ao seu alcance. Mesmo com a troca das distribuidoras (Filipa Costa por Andreia Silva) o Braga não conseguiu alterar o rumo dos acontecimentos e perdeu este 2º parcial por 26-24.

O 3º set, foi quase “dejá-vous” do anterior. Um S. Tirso motivado e cheio de confiança contra um Braga muito perdulário (11 erros cometidos). Jogando sobre brasas e desconcentrado, o conjunto bracarense lá conseguiu fechar o set a seu favor, com um resultado de 25-22. Andreia Silva esteve em bom plano na segunda metade deste parcial, não tanto pela qualidade do passe, mas sim pela potência do seu serviço que provocou o desequilíbrio final.

No 4º e último set, o S. Tirso conseguiu de novo equilibrar o jogo e o marcador. João Lucas não querendo arriscar que o jogo pudesse ser decidido na lotaria da “negra”, e com 14-14 no marcador, decidiu colocar em campo a sua “cerebral” distribuidora, Catarina Dias. Mesmo entrando a frio, foram imediatas as melhorias no jogo de ataque bracarense e nos níveis de confiança da equipa. O SCBraga disparou então para os 25-18, conseguindo assim mais uma vitória (3-1) e mantendo a liderança do Campeonato Nacional da A2.

7 Inicial: Xana Fernandes (libero), Filipa Costa, Filipa Vilaça, Cátia Faria, Raquel Costa, Sara Barata e Alexis Rodrigues.
Jogaram ainda: Bárbara Julião, Andreia Silva, Vera Silva e Catarina Dias.

Sem comentários: