terça-feira, dezembro 12, 2006

Voleibol do SCBraga derrota 3-1 CFBelenenses e "vinga" Futebol



No embate entre os dois primeiros classificados da A2, SCBraga e CFBelenenses, a equipa arsenalista foi a casa do seu adversário repetir a vitória pelos mesmos números da primeira volta: 3-1 (25-23, 12-25, 15-25 e 22-25). Com esta vitória (mostrando ao futebol como se faz) e face à derrota do Desportivo da Póvoa, em Coimbra, frente à Académica, o SCBraga isola-se definitivamente no topo da classificação.

Na partida que suscitava maior interesse nesta 10ª jornada da A2, CFBelenenses e SCBraga, protagonizaram um duelo entre experiência e poder físico, contra ambição e técnica. Se a equipa da capital apresentava um lote de atletas já com muitos jogos de A2 e A1 nas pernas, a equipa bracarense apresentava por sua vez como principal trunfo, a elevada capacidade técnico/táctica das suas executantes. Estavam reunidos todos os condimentos para uma grande partida de voleibol.

O SCBraga entrou para o 1º set com uma alteração no seu 7 habitual, colocando Bárbara Julião numa das entradas, procurando assim neutralizar a jogadora mais valiosa do 7 azul. Ainda sem poder contar a 100% com a sua distribuidora Catarina Dias e com a central Alexandra Rodrigues (ambas a recuperar de lesões), as bracarenses sentiram algumas dificuldades no 1º parcial. O Belenenses apostando forte no serviço (algo que falhou ao SCBraga neste período), acabou por provocar alguns erros na recepção arsenalista, que se vieram a revelar cruciais no culminar deste set. 25-23 seria o resultado deste parcial, com as de vermelho a desperdiçarem uma vantagem de 3 pontos na recta final (21-18).

O 2º e 3º sets ficaram marcados por um autêntico (e inesperado) “cilindramento” do SCBraga ao CFBelenenses. Não acusando a perda do 1º set, as atletas de João Lucas anularam completamente as suas adversárias. Com um bloco muito forte, uma defesa que permitiu várias vezes o “side-out” e com o serviço a finalmente causar inúmeros problemas à recepção azul e branca, o conjunto bracarense fechou estes dois sets por números algo anormais, face à valia de ambas as equipas: 25-12 e 25-15.

O 4º e último set, a jovem equipa do SCBraga esteve sempre no comando das operações (geriu muita bem uma vantagem de 4 pontos conquistada logo de inicio), acabando por fechar o set com um mais equilibrado 25-22. Com o resultado deste parcial, a equipa do norte selou mais uma vitória por 3-1 e destacou-se no topo da tabela classificativa.

No final do encontro o técnico bracarense João Lucas confidenciava-nos que “tinha sido uma vitória justa, em casa do 2º classificado, uma equipa com jogadoras altas e muito mais experientes e que tal como nós, tem naturais pretensões ao título nacional e à subida de Divisão. Estivemos globalmente bem nos vários sectores do jogo, temos registado melhorias técnicas e tácticas no bloco, estivemos ao nível do que temos vindo a fazer ao longo do Campeonato, conseguimos mais uma vez ser regulares, apesar das atletas nesta altura do ano, estarem bastante sobrecarregadas com trabalhos e exames. Para mim, o mais importante a retirar desta vitória é que a equipa continua a evoluir e a crescer, considerando que hoje obtivemos uma vantagem de 22 pontos no somatório total de pontos contra uma vantagem de 11 pontos que obtivemos no jogo da primeira volta em Braga, nos finais de Outubro.”

“Considero que a equipa e as atletas têm ainda uma margem de progressão considerável, pois todas elas são felizmente ainda muito jovens, são ambiciosas, são tecnicamente dotadas, possuem um grande espírito competitivo e entregam-se ao Voleibol e ao Sporting de Braga como autênticas profissionais.”

“Por outro lado, penso que a curto prazo, com as completas recuperações da Alexis e da Catarina, essa progressão será notória. A nossa fisioterapeuta, a Mila Soares, tem sido incansável e a partir de Janeiro pensamos que já poderemos contar com aquelas duas atletas a 100%.”

7 Inicial: Alexandra Fernandes (libero); Bárbara Julião; Cátia Faria; Raquel Costa, Sara Barata; Catarina Dias e Alexandra Rodrigues.
Jogaram ainda: Filipa Costa e Vera Silva.

2 comentários:

Anónimo disse...

Como já foi dito neste blog, esta equipa é movida por grandes valores: amizade, companheirismo, bom balneário e um grande treinador.Tudo isto somado só pode dar em grande sucesso. Sei, porque visito outros sites de várias equipas de vários pontos do país e o voleibol do grande Sporting Clube de Braga é falado e cobiçado. Um plantel jovem mas cheio de energia e vontade, de querer, de ser cada vez melhor em todos os aspectos. Grande tecnica desenvolvida, grande entrosamento entre as atletas, principalmente entre a distribuidora e as centrais dão-nos excelentes espectaculos de voleibol.Continuem rumo ao sucesso.

Anónimo disse...

Tenho que "aplaudir" mais uma vez esta equipa... Para além de demonstrar firmeza e vontade de manter a liderança, a meu ver mostraram claramente superioridade em relação "às outras" (também sou muito suspeita visto que estava lá a torcer por vós).... Continuem assim e sempre que voltarem a Capital lá estarei eu, com muito orgulho, a gritar pelo Braga!!

Continuem!!