segunda-feira, março 30, 2009

Mais uma vitória

A contar para a 5ª e penúltima jornada desta fase final do Campeonato Nacional Feminino da I Divisão – A1 fomos (com estreia ao volante do sr. Jorge com GPS e MP3) no último domingo a Matosinhos, para defrontar o Leixões, um dos históricos do voleibol português e conseguimos a nossa 4ª vitória nesta fase final, ao batermos a equipa da casa por 3-0, com os parciais de 25-17, 25-16 e 25-13.
Foi um jogo mais fácil do que esperávamos. Foi a vitória mais fácil que tivémos esta época. No último encontro em Braga entre as duas equipas, o Leixões já tinha sido batido por 3-1 e esperávamos... (agora que o problema da permanência está resolvido) que o Leixões tentasse vingar a última derrota. Assim não aconteceu. O Leixões tem uma equipa constituída por atletas ainda jovens e por atletas já veteranas, mas sentiu-se que neste momento é uma equipa nervosa, descrente das suas capacidades e uma equipa sem o espírito lutador e guerreiro que evidenciou nos jogos da 1ª fase. Comandámos sempre o resultado em todos os sets e o Leixões não conseguiu lidar com o nosso serviço durante todo o jogo, não conseguindo, consequentemente, desenvolver com normalidade o seu jogo atacante. Basta dizer que conseguimos 15 “ases” durante o encontro, tendo falhado apenas 3 serviços. Neste sector do jogo realce para a "esquerda" Barata que serviu 21 vezes, não falhou nenhum e conseguiu 4 “ases”.
Para além de ter estado muito bem no serviço, as nossas recebedoras (Barata, Bernardo e Filipa)estiveram em excelente nível na recepção, com a libero e Tigre Xana Fernandes em grande plano e sempre a subir nas eficácias, o que permitiu que a Catarina, pudesse muitas vezes “alimentar” as nossas atacantes nas melhores condições e em situações de 1 contra 1 e permitiu que as nossas centrais (Alexis, Barata) estivessem muitas vezes no momento e local certos de 1º tempo. Em termos de ataque, não nos fizemos rogadas, especialmente as duas pontas (Bernardo e Filipa) que só à sua conta conquistaram 27 dos 40 pontos de ataque do Sporting de Braga. Uma última palavra para o bloco bracarense que conseguiu 7 pontos neste jogo e para a oposta Vânia Lages (com uma bola de bilhar nas costas), uma jogadora que tem evoluído ao longo desta época de jogo para jogo e que em termos de ataque já conseguiu um entendimento perfeito com a "mãozinhas"e que em termos de bloco se vai cada vez mais afirmando como uma mais valia desta equipa. Em termos de equipa, o Braga mostrou um conjunto coeso, com grande determinação e empenho no jogo. Talvez por já estarmos livres da despromoção, sem a pressão de termos de ganhar e nos encontrarmos, neste momento, em águas calmas da classificação, cometemos muito poucos erros em todos os sectores do jogo e jogámos alegres, confiantes e desinibidas, explorando as facilidades que o adversário concedia.
O SC Braga Voleibol Senior orgulha-se de poder dedicar esta vitória ao zedovolei, (re)conhecido recentemente, (os IP's não enganam) o homem que mais sabe de Voleibol em Portugal e em Braga e cujas criticas técnico-tacticas à equipa nos comentários deste blog, foram fundamentais para garantir esta vitória e a nossa continuidade na A1. Para ti, zedovolei. A nossa bancada e o nosso blog são teus.
Aqui ficam (tardiamente) alguns desses comentários: (Não liguem aos erros de português)
"nao se pode permanentemente enverdar pelo discurso do "coitado nao batam mais no ceguinho" , se estamos neste nivel é necessario que se apresentem argumentos que o justifiquem.se existe no plantel uma distribuidora de selecção, se as pontas são promissoras , se a oposta tem margem de progressao e se as centrais estão adaptadas e têm condições e se a libero é voluntoriosa e tem caracteristicas para a posição,tudo isto cozinhado ...é preciso rapidamente aumentar os niveis de recepççao prioritaria, tornar o serviço mais agressivo e dirigido, aumentar os aspectos defensivos nas diagonais ( fundamentalmente na longa zona 5 6 ) a ligação do bloco com a linha defensiva terá que ser trabalhada e fundamentalmente os niveis de reacção defensiva terá que aumentar significativamente. a equipa nos aspectos ofensivos tem que melhorar ( inteligencia efeciencia e confiança ) nos aspectos defensivos tem que acreditar que o sistema é o mais fiavel e o mais eficaz para a equipa. no bloco é necessario estabelecer uma estrategia mais de contenção do que activo ( bloco kill). parece-me que esta equipa precisa de treinar um modelo de jogo mais eficaz , acente numa excelente recepção prioritaria e num ataque mais variado e em velocidade, obrigar as equipas contrarias a começarem a errar no primeiro toque.relativamente às equipas contrarias é necessario explorar até á exaustao as suas deficiencias e acreditem que sao muitas.incentivar é necessario e apoiar ainda mais mas.... ganhar e jogar bonito é fundamental. "
(zedovolei)
"axo muito bem que se motive e se desculpe e que tudo seja muito cor de rosa ... mas deviam analisar mais um pouco outro tipo de situações... por exemplos alguns erros a nivel tecnico e tactico de alguns jogos .. as construções de jogo a nivel primario ( fundamentalmente do "side out") e os momentos criticos nas fases psicologicas( terminais dos set's)estão muito aquem do nivel da A1. as construções criticas desta naturesa são importantes ... publiquem não tenham medo .. "
(zedovolei)
27-01-2008
O Sporting de Braga frente ao Leixões alinhou com o seguinte sete inicial: Xana Fernandes (libero), Catarina Dias (distribuidora), Sara Barata e Alexis Rodrigues (centrais), Vânia Lages (oposta), Filipa Castro e Sara Bernardo (pontas). Alinharam ainda Bruna Rodrigues, Bárbara Julião e Joana Teixeira.
No próximo domingo, pelas 16 horas, vamos realizar o último jogo oficial da época em Gondomar, defrontando o Ala de Gondomar, outra das equipas, que nesta fase final também já garantiu a permanência e que tal como nós apenas sofreu uma derrota nos 5 jogos já realizados.

3 comentários:

Ex-T.A. disse...

Parabéns Meninas, Prof.Lucas, Tó, Mila e todos os que apoiam a equipa por mais esta vitória...

No último jogo em casa lá estarei na bancada a torcer por mais uma vitória!
Espero que terminem o campeonato em Grande com mais Uma Vitória!

Zésdovolei,é que não faltam!!!!!!andresdovolei, brunosdovolei, carlosdovolei,manueissdovolei,...e por aí fora...é praticamente escolher qualquer um da bancada...mas cuidado Prof...com discursos assim, um dia destes o "povo" acredita....

Veja o exemplo do "Sócrates"...
..."Yes We Can"...eehehehihihih

Bjs e Abraços.

João Pedro Silva

Anónimo disse...

Essas tecnicas-tacticas do zedovolei estão demais. È mesmo de quem sabe do que fala, que compreende o jogo, que está por dentro do assunto..ihihihih. À que seguir.....ihihih.Abraços.

Anónimo disse...

Espero que ganhem a taça de Portugal.
Pois para voces e para todos os que vos rodeiam essa taça tem muita emportância.
Aguentem.
Dou os meus parabéns ao prof.Lucas, ao Tó, á Mila e a todos que vos apoiam.
Eu estou a trocer por voces FORÇA E CORAGEM.