segunda-feira, dezembro 03, 2007

SCBraga elimina VitóriaSC da Taça

O SCBraga derrotou por 3-1 (25-21; 23-25; 25-15 e 25-17) o Vitória de Guimarães, eliminando desta forma a equipa da Cidade Berço da Taça de Portugal. Apesar do set consentido, as arsenalistas não deram qualquer hipótese às suas adversárias neste dérbi minhoto, que fica marcado pela 1ª derrota do Vitória na presente temporada.

O 1º sorteio da Taça de Portugal ditou um sempre “apetecido” Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães, quer seja ele no futebol, basquetebol ou voleibol. Com uma enorme falange de apoio – as bancadas do Pavilhão da Universidade do Minho encheram-se de “vermelho” – e moralizadas pela recente vitória frente ao Ala de Gondomar, as arsenalistas partiam para este embate como a equipa favorita à vitória final.


Se à partida o Vitória se apresentava como uma equipa que poderia potencialmente causar alguma surpresa nesta eliminatória (a equipa de Guimarães possui um lote de atletas já veteranas e lidera a A2 sem derrotas), desde muito cedo as atletas comandadas pelo Prof. João Lucas deixaram bem vincado o contrário.

O 1º set foi um bom exemplo disso. Entrando muito bem, com um serviço agressivo e um bloco muito forte, as bracarenses fecharam rapidamente o parcial a seu favor com um score de 25-21.


O 2º set, o único “conquistado” pelo Vitória, tem mais demérito do SCBraga, do que propriamente mérito do adversário. Tendo estado a vencer por 7 pontos numa fase intermédia deste parcial, as bracarenses somaram erro (alguns infantis) atrás de erro. O Vitória soube aproveitar e fechou a contenda a seu favor com um 23-25.

Os restantes parciais, 3º e 4º, foram quase idênticos. Após a chamada de atenção dos técnicos do SCBraga, João Lucas e Tó Martins, as arsenalistas puseram em campo o seu voleibol de A1 e “cilindraram” o Vitória por 25-15 e 25-17, não deixando margem para dúvidas que em Braga mandam as de vermelho.


No final da partida, e visivelmente satisfeito, o Prof. João Lucas confidenciava-nos que “o Vitória nunca conseguiu receber em boas condições o nosso excelente serviço e nunca conseguiu que o seu ataque nos criasse grandes dificuldades ao bloco e à defesa. Foi uma vitória justa da melhor equipa em campo, uma equipa extremamente jovem mas que continua de jogo para jogo a subir de rendimento.”


Este duelo minhoto que decorreu sem qualquer tipo de incidente fica marcado pela excelente arbitragem da dupla internacional, Avelino Azevedo e Arnaldo Rocha, e pela boa afluência de público às bancadas do Pavilhão da Universidade do Minho. Aqui há a destacar o sempre e incondicional apoio da claque Bracara Legion, que ao longo destes últimos dois anos tem sempre acompanhado e apoiado a equipa de uma forma exemplar.

No próximo fim-de-semana as arsenalistas viajam até à Madeira onde as esperam dois jogos de grande dificuldade: no sábado frente ao Câmara de Lobos e no domingo frente ao Sports Madeira (actual líder da prova). Uma vitória do SCBraga no sábado relançaria esta equipa para a 2ª volta do Campeonato e poderá ser determinante para um ainda possível apuramento para a fase dos primeiros.

Frente ao Vitória de Guimarães o SCBraga alinhou com o seguinte “sete inicial”:
Xana Fernandes (libero); Sara Barata e Bárbara Julião (centrais), Kariny Silva e Sara Bernardo (pontas), Vânia Lages (oposta) e Catarina Dias (distribuidora).
Jogaram ainda: Marta Silva, Telma Nunes, Luísa Rocha e Xana Machado.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

2 comentários:

Anónimo disse...

excelente vitória... excelente ambiente... excelente vénia no final do encontro!!!
mais uma vez estive presente e mais uma vez não me arrependo de acompanhar esta equipa, quer seja em casa quer fora, pois a atitude que estas atletas demonstram é ENORME!!!
Obrigado por terem cumprido a promessa que tinham feito ao ppl da Bracara Legion no final do jogo em Gondomar... voces foram ENORMES!!!
Continuem a mostrar o vosso grande valor e a dignificar a camisola do Sporting Clube de Braga!!!

Cump's
Ricardo Fernandes
Bracara Legion
Sporting Clube de Braga

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras do Ricardo e para nós é um privilégio apoiar quem demonstra tanta raça e atitude, digna da camisola que defendem. Isto é ainda um inicio de uma caminhada gloriosa que culminará certamente um dia com a conquista do título de campeãs nacionais, pois já demonstraram que convosco tudo é possível. Graças a vocês Braga começa a despertar verdadeiramente para o voleibol. São um orgulho para o clube e para a cidade.


G.P.