segunda-feira, dezembro 17, 2007

SCBraga perde às mãos do Campeão

O SCBraga recebeu este domingo em sua casa o CATrofa, campeão em título, tendo sofrido mais uma derrota por 1-3 (15-25; 18-25; 25-22 e 13-25). Numa partida de fraco nível, venceu a equipa mais experiente e que melhor soube capitalizar os erros do adversário.

Após uma semana problemática para o SCBraga, na qual duas das suas jogadoras que actuam na Zona 4 se lesionaram (uma não recuperou a tempo), a tarefa de defrontar o campeão em título, CATrofa, apresentava-se como algo muito complicado.

O SCBraga entrou mal na partida, cometendo sempre muitos erros, quer na recepção, quer na rede. Com a bola a não chegar em boas condições à distribuidora, tornava-se muito complicado criar situações de ataque combinado capazes de furar o bloco do CATrofa.

Estas situações que se repetiram no 1º, 2º e 4º set, foram cruciais para o desfecho da partida a favor das forasteiras. No primeiro parcial, as trofenses abriram logo de inicio uma confortável vantagem, que lhes permitiu, mesmo sem jogar bem, fechar o set por 15-25.

O segundo set, foi quase tirado a papel químico e terminou com um 18-25. A fugir um pouco a esta cinzenta tarde de voleibol, foi o terceiro set. Com algumas jogadas espectaculares e uma boa sustentação de bola, as arsenalistas (e apesar de alguns erros cometidos) lá conseguiram fechar o set a seu favor por 25-22.


No quarto e último parcial, voltámos ao “pesadelo” dos dois primeiros sets. Mesmo sem jogar bem, o CATrofa venceu e encerrou, e diga-se, justamente, o set (13-25) e a partida a seu favor (1-3).

Em termos individuais há que destacar pelo atleta brasileira do CATrofa, Juliana Fernandes, que, quer na rede, quer de 2ª linha, chegou e sobrou para desequilibrar o encontro.

No final da partida, e visivelmente triste, o técnico arsenalista, Prof. João Lucas comentava: “A minha equipa não esteve bem durante todo o encontro. Costumamos actuar de forma mais alegre e com mais garra, somos habitualmente fortes na recepção e com excepção do 4º set entrámos sempre a perder e a dar grandes vantagens no marcador. Apesar de termos repetido o resultado da 1ª volta na Trofa, esse jogo foi melhor jogado por ambas as equipas que este.

Esta última semana foi muito má em termos de treinos. Tivemos várias lesões. A Luísa Rocha está com o pé engessado devido a uma fissura e vai parar durante algumas semanas. A Sara Bernardo teve uma entorse na 4ª feira e actuou diminuída, a distribuidora teve um problema nas costas e algumas atletas não treinaram praticamente. É claro que a equipa neste jogo se ressentiu desta semana terrível ainda por cima contra um adversário que luta pela renovação do título. A vitória do CATrofa é justa, mas mais uma vez ficamos com a sensação que somos capazes e já fizemos melhor.”

No próximo sábado, o SCBraga recebe o Ala de Gondomar pelas 15 horas no pavilhão da Universidade do Minho, podendo ser esta a oportunidade para as bracarenses se afastarem de vez do fundo da tabela classificativa.

Frente ao Académico da Trofa o Sporting de Braga alinhou com o seguinte “sete inicial”:
Xana Fernandes (libero); Sara Barata e Telma Nunes (centrais), Kariny Silva e Sara Bernardo (pontas), Vânia Lages (oposta) e Catarina Dias (distribuidora).
Jogaram ainda: Marta Silva e Bárbara Julião.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

Sem comentários: