segunda-feira, novembro 26, 2007

SCBraga “fecha” e convence na primeira vitória


O SCBraga conseguiu a sua primeira vitória na A1 feminina ao derrotar o Ala de Gondomar no reduto deste, por uns convincentes 3-1 (16-25; 25-20; 25-20 e 25-21). Com esta vitória no fecho da 1ª volta do campeonato, as bracarenses deixaram em Gondomar uma prova inequívoca do seu potencial, praticando um voleibol rápido e com boas combinações atacantes.

Gondomar voltou a ser palco de mais um duelo entre duas das melhores, senão as melhores, escolas de formação do voleibol feminino nacional: a do SCBraga e a do Ala Nun’Alvares. Frente a frente estiveram duas equipas muito jovens e recheadas de promissoras atletas que regularmente são chamadas aos trabalhos das Selecções Nacionais A e Júnior.


Com o árbitro internacional Arnaldo Rocha a dar o apito inicial, o SCBraga foi a equipa que melhor entrou neste set inicial. Com um serviço muito forte e uma recepção precisa, as arsenalistas conseguiram uma vantagem inicial de 12-8. O Ala então ripostou, e com um acerto incrível do seu bloco e as centrais a fazer a diferença, reverteu por completo a marcha do marcador, acabando por justamente fechar este set (16-25) a seu favor.


Nos dois seguintes parciais, as arsenalistas conseguiram “desviar-se” do bloco gondomarense, e mantendo sempre a pressão através de um serviço agressivo, provocaram imensas dificuldades à algo débil recepção gondomarense. Na segunda metade de ambos os sets, o conjunto orientado pela dupla João Lucas e Tó Martins, conseguiu “cavar” uma diferença de 4 pontos que soube sempre gerir até ao final. 25-20 foi então o resultado com o qual o SCBraga fechou a seu favor os 2º e 3º sets.


O quarto e último set viria a ser o mais emocionante. Há semelhança do que havia sucedido nos parciais anteriores, o SCBraga entrou melhor, chegou aos 18-12, mas depois, e fruto de alguns erros, deixou o Ala apontar 6 pontos de uma só vez! Foi então que o desconto de tempo pedido pelo técnico arsenalista provou ser providencial. A equipa recuperou a tranquilidade, tornou a acelerar o ritmo e acabou por fechar este set (25-21) e a partida (3-1), a seu favor.



No SCBraga o destaque vai para as exibições da libero Xana Fernandes (a receber e a defender), para a distribuidora Catarina Dias, para a ponta Sara Bernardo, para a oposta Vânia Lages (boa estreia no sete inicial) e para a central Sara Barata. Por parte do Ala, temos a destacar a exibição da central Rita Matos.



O Sporting de Braga frente ao Ala de Gondomar alinhou com o seguinte “sete inicial”:
Xana Fernandes (libero); Sara Barata e Bárbara Julião (centrais), Kariny Silva e Sara Bernardo (pontas), Vânia Lages (oposta) e Catarina Dias (distribuidora).
Jogaram ainda: Marta Silva, Luísa Rocha e Xana Machado.

O Campeonato Nacional vai parar no próximo fim-de-semana para dar lugar à Taça de Portugal. O sorteio ditou um Sporting de Braga/Vitória de Guimarães a realizar no próximo sábado pelas 15H00 no pavilhão da Universidade do Minho.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

7 comentários:

Unknown disse...

Foi realmente um fantástico jogo de voleibol e acima de tudo uma boa prestação das nossas atletas que merecem todo o mérito desta conquista. Estão de parabéns meninas!! No entanto, devo salientar que ainda falta muito trabalho pela frente, já que a margem de progressão é, ainda, bastante extensa para esta jovem equipa.
Aproveito este espaço para agradecer o esforço realizado pelo pessoal da Recreação e dos Bracara Legion por estarem presentes e pelo inesgotável apoio que demonstraram ao longo de todo o jogo (e num pavilhão completamente gelado). Obrigado…
T.Ad. - Tó

Anónimo disse...

Olá meninas!

Apesar de não estar constantemente a comentar no Blog, tenho estado permanentemente em contacto com a equipa e sempre por dentro "das novidades"....

A equipa tem evoluido, e os resultados estão a começar a surgir. Têm criado muitas dificuldades às equipas teóricamente mais fortes, e este fim de semana, finalmente a tão desejada Vitória apareceu.

Força ai para a Taça de Portugal! Estou convicto que o resultado final, será o mesmo. UMA GRANDE VITÓRIA de preferência SEM ESPINHAS!!!
Também sei que este jogo está bastante "apimentado", não fosse ele um DERBY: Braga vs Vitória de Guimarães, e o Vitória que reforçou em muito o seu plantel com jogadoras Ex-1ªDiv.A1 e duas Ex-SCBraga.

Bjs e Abraços para Todas e Todos.

Ricardo Fernandes disse...

Boa tarde...
finalmente a tão desejada vitoria aconteceu, que diga-se merecida quer pelas atletas que sempre lutaram para que isso acontecesse, quer também pelos adeptos que nunca deixaram de acreditar no valor que esta equipa possui, acompanhando-a quer nos jogos em casa quer nos jogos fora, pelo que se nos permitem esta 1ª vitória (muitas mais virão) também é um bocado nossa!!!
Os jogos com o Ala de gondomar começam a ser talismãs para a nossa equipa, face aos resultados obtidos na época passada, contudo acredito que esta equipa agora vai embalar, e nada melhor que sabado para dar continuidade ao resultado de ontem, vencendo sem espinhas o guimaraes num jogo a contar para a Taça de Portugal. Sábado o pensamento tem que ser só um... VENCER!!!
Este jogo é merecedor de um excelente ambiente!!!


Cump's
Ricardo
Bracara Legion
Sporting Clube de Braga 1921

Anónimo disse...

Foi 1a vitoria justa!!!.
"Merecemos"...


Como um grande Sr. do voleibol dzx :" Ala que se fzx tarde!"...lolll
bjhnx pa tdx
Força Braga!.
Sabado tems k ganhar.
Aninhas #11

japsl disse...

Como é que se pode jogar voleibol num pavilhão gelado daqueles? E depois queixam-se que o voleibol não tem público... Pudera...
E quando é que o Ala consegue ser bom anfitrião? Um balneário disponivel para a equipa visitante é o minimo...
E como poderemos passar sem os BL´s a aquecerem o pavilhão e o voleibol do SC Braga? A camisola para a sede está prometida. E é muito bem vindo todo o pessoal do voleibol de recreação da U.Minho. A senhora e o senhor professor marcam faltas, não é?
E um abraço para a equipa? E para as atletas? Abraço equipa. Abraço atletas. Ala lá para a 2ª volta.

Anónimo disse...

É mm assim meninas,uma vitória já está...
Agr vem os espanhois e já nem é necessário dizer que é para vencer...
Vamos criar um grande ambiente no pavilhão...
TODOS AO VOLEIBOL...

Parabéns meninas!!!

Luis Caldas disse...

Estaremos sempre lá porque só quem sente e percebe o espírito que envolve o voleibol do S.C.Braga percebe a alegria que foi novamente ganhar no terreno do Ala.

Termino com 1 frase:
Vós no campo...
Nós na bancada...
Todos somos um só Braga!