sábado, dezembro 23, 2006

Feliz Natal

A equipa Sénior de Voleibol do SCBraga deseja a toda a sua familia, amigos, adeptos, patrocinadores e mais alguém que nos possamos estar a esquecer, votos de um Feliz Natal, repleto de muitas prendas e alegria!



segunda-feira, dezembro 18, 2006

SCBraga “embrulha” Académica e vai de férias natalicias


No último jogo de 2006, o SCBraga recebeu em sua casa a Académica, tendo derrotado a equipa dos estudantes por 3-0 (25-4; 25-18 e 25-14). Após a vitória na última jornada sobre o CDPóvoa (2ª classificada), temia-se que a Académica fosse uma “prenda dificil de embrulhar”, algo que não se veio a verificar.

A jogar em casa (pavilhão da Universidade do Minho) e com uma boa falange de apoio, as arsenalistas entraram nesta partida decididas a não dar grandes veleidades às suas adversárias. Prova disso, foi o que se passou logo no 1º set. Com um dominio avassalador, aproveitando algum nervosismo inicial das “estudantes” e os muitos erros cometidos por estas na recepção, as atletas comandadas por João Lucas e João Silva venceram o set por números pouco usuais; 25-4. Este “score” desiquilibrado revela não só as facilidades concedidas pela AAC, mas também o acerto, concentração e os poucos erros cometidos pelo SCBraga.

Os 2º e 3º sets já foram mais equilibrados. Embora a supremacia arsenalista nunca tivesse sido posta em causa, as diferenças físicas, técnicas e tácticas entre as duas equipas, eram por demais evidentes. Mesmo sem precisarem de carregar muito no acelerador, as bracarenses venceram os dois últimos sets por 25-18 e 25-14, arrecadando mais uma vitória por 3-0.

Com mais este triunfo, o SCBraga acaba este 2006 no topo da classificação, num lugar que talvez muitos não esperassem face à juventude das atletas e à sua inexperiência na A2. Este é um prémio inteiramente merecido para a equipa que tem apresentado nesta 1ª fase do Campeonato uma regularidade impressionante e que melhor voleibol praticou em 2006.

7 Inicial: Alexandra Fernandes (libero); Bárbara Julião; Cátia Faria; Raquel Costa, Sara Barata; Catarina Dias e Alexandra Rodrigues.
Jogaram ainda: Filipa Costa, Filipa Vilaça, Andreia Silva e Vera Silva.

terça-feira, dezembro 12, 2006

FOTO REPORTAGEM


Voleibol do SCBraga derrota 3-1 CFBelenenses e "vinga" Futebol



No embate entre os dois primeiros classificados da A2, SCBraga e CFBelenenses, a equipa arsenalista foi a casa do seu adversário repetir a vitória pelos mesmos números da primeira volta: 3-1 (25-23, 12-25, 15-25 e 22-25). Com esta vitória (mostrando ao futebol como se faz) e face à derrota do Desportivo da Póvoa, em Coimbra, frente à Académica, o SCBraga isola-se definitivamente no topo da classificação.

Na partida que suscitava maior interesse nesta 10ª jornada da A2, CFBelenenses e SCBraga, protagonizaram um duelo entre experiência e poder físico, contra ambição e técnica. Se a equipa da capital apresentava um lote de atletas já com muitos jogos de A2 e A1 nas pernas, a equipa bracarense apresentava por sua vez como principal trunfo, a elevada capacidade técnico/táctica das suas executantes. Estavam reunidos todos os condimentos para uma grande partida de voleibol.

O SCBraga entrou para o 1º set com uma alteração no seu 7 habitual, colocando Bárbara Julião numa das entradas, procurando assim neutralizar a jogadora mais valiosa do 7 azul. Ainda sem poder contar a 100% com a sua distribuidora Catarina Dias e com a central Alexandra Rodrigues (ambas a recuperar de lesões), as bracarenses sentiram algumas dificuldades no 1º parcial. O Belenenses apostando forte no serviço (algo que falhou ao SCBraga neste período), acabou por provocar alguns erros na recepção arsenalista, que se vieram a revelar cruciais no culminar deste set. 25-23 seria o resultado deste parcial, com as de vermelho a desperdiçarem uma vantagem de 3 pontos na recta final (21-18).

O 2º e 3º sets ficaram marcados por um autêntico (e inesperado) “cilindramento” do SCBraga ao CFBelenenses. Não acusando a perda do 1º set, as atletas de João Lucas anularam completamente as suas adversárias. Com um bloco muito forte, uma defesa que permitiu várias vezes o “side-out” e com o serviço a finalmente causar inúmeros problemas à recepção azul e branca, o conjunto bracarense fechou estes dois sets por números algo anormais, face à valia de ambas as equipas: 25-12 e 25-15.

O 4º e último set, a jovem equipa do SCBraga esteve sempre no comando das operações (geriu muita bem uma vantagem de 4 pontos conquistada logo de inicio), acabando por fechar o set com um mais equilibrado 25-22. Com o resultado deste parcial, a equipa do norte selou mais uma vitória por 3-1 e destacou-se no topo da tabela classificativa.

No final do encontro o técnico bracarense João Lucas confidenciava-nos que “tinha sido uma vitória justa, em casa do 2º classificado, uma equipa com jogadoras altas e muito mais experientes e que tal como nós, tem naturais pretensões ao título nacional e à subida de Divisão. Estivemos globalmente bem nos vários sectores do jogo, temos registado melhorias técnicas e tácticas no bloco, estivemos ao nível do que temos vindo a fazer ao longo do Campeonato, conseguimos mais uma vez ser regulares, apesar das atletas nesta altura do ano, estarem bastante sobrecarregadas com trabalhos e exames. Para mim, o mais importante a retirar desta vitória é que a equipa continua a evoluir e a crescer, considerando que hoje obtivemos uma vantagem de 22 pontos no somatório total de pontos contra uma vantagem de 11 pontos que obtivemos no jogo da primeira volta em Braga, nos finais de Outubro.”

“Considero que a equipa e as atletas têm ainda uma margem de progressão considerável, pois todas elas são felizmente ainda muito jovens, são ambiciosas, são tecnicamente dotadas, possuem um grande espírito competitivo e entregam-se ao Voleibol e ao Sporting de Braga como autênticas profissionais.”

“Por outro lado, penso que a curto prazo, com as completas recuperações da Alexis e da Catarina, essa progressão será notória. A nossa fisioterapeuta, a Mila Soares, tem sido incansável e a partir de Janeiro pensamos que já poderemos contar com aquelas duas atletas a 100%.”

7 Inicial: Alexandra Fernandes (libero); Bárbara Julião; Cátia Faria; Raquel Costa, Sara Barata; Catarina Dias e Alexandra Rodrigues.
Jogaram ainda: Filipa Costa e Vera Silva.

segunda-feira, dezembro 11, 2006

quarta-feira, dezembro 06, 2006

FOTO REPORTAGEM





















SCBraga líder, entra na 2ª volta a vencer


Dois dias após ter vencido o Ala de Gondomar, o SCBraga recebeu e venceu pelo mesmo “score” (3-1) o Ginásio de S. Tirso. Com esta vitória, a equipa arsenalista entrou da melhor forma na segunda volta do campeonato, mantendo-se assim líder isolado da classificação.

Na primeira volta, em S. Tirso, o SCBraga tinha vencido facilmente por 3-0, vincando logo ali o seu estatuto de potencial candidato à subida de divisão. Para este 2º jogo, e mesmo sem poder contar com a distribuidora Catarina Dias a 100%, as bracarenses entravam para esta partida com natural favoritismo (a moral estava em alta após a vitória em Gondomar).

No 1ºset, o Sporting de Braga sem a sua distribuidora habitual, fez o jogo possível, isto é, um jogo lento, previsível, não arriscando no serviço e capitalizando os erros adversários no ataque. Com alguma facilidade, as comandadas de João Lucas e João Silva venceram o 1º parcial por 25-16, abrindo assim as portas para o que se previa ser uma vitória tranquila... ou talvez não.

No 2º set, o modelo de jogo do SCBraga não se alterou, mas a partir daqui assistiu-se a um acumular de erros de ataque (6) e de erros não forçados (8) que fizeram com que o S. Tirso acreditasse que este Braga poderia estar ao seu alcance. Mesmo com a troca das distribuidoras (Filipa Costa por Andreia Silva) o Braga não conseguiu alterar o rumo dos acontecimentos e perdeu este 2º parcial por 26-24.

O 3º set, foi quase “dejá-vous” do anterior. Um S. Tirso motivado e cheio de confiança contra um Braga muito perdulário (11 erros cometidos). Jogando sobre brasas e desconcentrado, o conjunto bracarense lá conseguiu fechar o set a seu favor, com um resultado de 25-22. Andreia Silva esteve em bom plano na segunda metade deste parcial, não tanto pela qualidade do passe, mas sim pela potência do seu serviço que provocou o desequilíbrio final.

No 4º e último set, o S. Tirso conseguiu de novo equilibrar o jogo e o marcador. João Lucas não querendo arriscar que o jogo pudesse ser decidido na lotaria da “negra”, e com 14-14 no marcador, decidiu colocar em campo a sua “cerebral” distribuidora, Catarina Dias. Mesmo entrando a frio, foram imediatas as melhorias no jogo de ataque bracarense e nos níveis de confiança da equipa. O SCBraga disparou então para os 25-18, conseguindo assim mais uma vitória (3-1) e mantendo a liderança do Campeonato Nacional da A2.

7 Inicial: Xana Fernandes (libero), Filipa Costa, Filipa Vilaça, Cátia Faria, Raquel Costa, Sara Barata e Alexis Rodrigues.
Jogaram ainda: Bárbara Julião, Andreia Silva, Vera Silva e Catarina Dias.

FOTO REPORTAGEM - parte 1

FOTO REPORTAGEM - parte 2

sábado, dezembro 02, 2006

SCBraga vence Ala e fecha 1ª volta na liderança


No encontro que marcava o fecho da 1ª volta do campeonato da A2, o SCBraga deslocou-se ao dificil terreno do Ala de Gondomar, e derrotou o seu rival por 3-1 (27-25, 22-25, 25-23 e 25-15), retornando assim ao 1º lugar da classificação geral.

Velhos rivais, SCBraga e Ala de Gondomar, dois dos clubes que melhor formação fazem em Portugal e que agora começam a tirar dividendos desse trabalho de qualidade, proporcionaram ao imenso público presente no pavilhão da “equipa do Major” um emotivo e disputadissimo espectáculo de voleibol.

O 1º set ficou marcado por recuperação fantástica das atletas arsenalistas que anularam uma desvantagem de 6 pontos (16-10), acabando por vencer na recta final por 27-25. Nesta altura, foi preponderante o acerto em termos de serviço da atleta Raquel Costa e o efusivo apoio da claque barcarense que nunca se calou um minuto.

No 2º parcial, mais uma vez as bracarenses permitiram uma vantagem inicial apreciável do Ala (16-11), mas desta vez não conseguiram dar a volta e permitiram a igualdade no jogo (1-1) com o 2º set a ser fechado pelas atletas da casa por 25-22.

O 3º set foi talvez o mais equilibrado em termos de marcador, mas mais uma vez as bracarenses, na parte final do set (quase em sprint), asseguraram uma vantagem de 25-22.

O 4º e último set teve uma história diferente dos outros sets, com o Sporting de Braga a ganhar uma vantagem inicial apreciável e a obter uma vitória tranquila por 25-15 garantindo assim os 2 pontos, em casa de um dos candidatos à presença na 2ª fase.

O Braga esteve particularmente bem a nível do bloco, conseguindo intimidar e até anular as principais atacantes do Ala. O acerto do bloco foi tal, que o técnico adversário por diversas vezes trocou de distribuidora, procurando deste modo furar (em vão, diga-se de passagem) aquilo que nesta partida foi um autêntico muro de betão!

O SCBraga esteve igualmente bem a nível da recepção, com destaque para a regularidade de Cátia Faria e Vera Silva e com a libero, Xana Fernandes, a mostrar mais uma vez, que é uma das melhores liberos nacionais. Uma referência ainda, para o bom desempenho do serviço bracarense, que para além de ter poucas falhas, criou sempre muita perturbação na recepção adversária.

Em termos individuais no SCBraga há que destacar as excelentes prestações da capitã e distribuidora da equipa, Catarina Dias, que jogou sem estar completamente recuperada de uma lesão e que mesmo assim, foi determinante nesta vitória suada do Braga. Sara Barata intransponivel no bloco e que no ataque parece querer regressar à sua melhor forma. Alexandra Rodrigues, uma atleta com enorme potencial e que a espaços vai blocando, atacando e maravilhando os adeptos do voleibol. E finalmante, Bárbara Julião, que chamada para um lugar que não tem sido o seu, o desempenhou com excelente eficácia.

Concluída esta 1ª volta, o Braga, com esta vitória, regressa à liderança de um Campeonato em que curiosamente, os 4 primeiros lugares da classificação são ocupados pelas 4 equipas, que na época passada ascenderam à A2 (Sporting de Braga, Belenenses, Desportivo da Póvoa e Ala de Gondomar).

7 Inicial: Xana Fernandes (libero); Alexis Rodrigues; Filipa Vilaça; Cátia Faria; Raquel Costa, Sara Barata e Catarina Dias.
Jogaram ainda: Filipa Costa, Bárbara Julião e Vera Silva.