quarta-feira, outubro 04, 2006

SCBraga vence e convence em S. Tirso


Após ter participado no Torneio Internacional de Vigo, o SCBraga continua a preparar a sua estreia na A2, tendo participado este fim-de-semana no Torneio de S. Tirso. No final, a equipa arsenalista, e após derrotar respectivamente por 3-0, 3-1 e 3-1, as equipas do CD Póvoa, Ala de Gondomar e Ginásio de S. Tirso, conquistou assim mais um troféu para o seu palmarés.

Relativamente à participação nestes dois torneios, o Prof. João Lucas, técnico bracarense, referiu que: “aceitámos de imediato os amáveis convites, quer do Xuvenil Teis de Vigo quer do S. Tirso, já que nesta altura da época, a equipa necessita essencialmente e de forma gradual de melhorar o seu ritmo competitivo, necessita de criar ou consolidar rotinas de jogo e nós técnicos, necessitamos de momentos de avaliação do rendimento colectivo e do rendimento individual, que nos permitam alterar ou reforçar algum aspecto, antes do início do Campeonato. Por outro lado, estes convites ao Sporting de Braga devem-nos orgulhar, já que eles são também o reconhecimento da nossa maneira de estar no Voleibol e são também o reconhecimento da nossa valia, como grupo e como equipa e como tal só temos que agradecer e aceitar os convites que nos vão sendo dirigidos. Apesar de este ano, a equipa praticamente não ter tido mexidas: perdemos a Mariana Águas e recebemos a Alexandra Rodrigues (júnior do Braga) que já na época passada tinha feito alguns jogos com a equipa principal, também é necessário aproveitar estes torneios para que a equipa possa estar junta, possa conviver, possa brincar, possa comunicar e ao mesmo tempo, nos jogos, possa criar automatismos e rotinas em termos ofensivos e defensivos. O Campeonato este ano vai começar bastante tarde (a 1ª jornada está prevista para 21 de Outubro), fruto da participação da Selecção Nacional nos Jogos da Lusofonia em Macau e por isso temos que aproveitar todos os momentos de competição que nos são oferecidos”.

Na imponente Nave do Pavilhão Municipal de S. Tirso, o SCBraga mostrou já um bom nível e ritmo de jogo, tendo estado sempre muito bem ao nível da recepção e do serviço, e isto apesar de ainda não poder ainda contar com Alexandra Rodrigues (ao serviço da Selecção Nacional). Fruto destes momentos de grande acerto, que foram uma constante ao longo das três partidas disputadas, a equipa arsenalista acabou por vencer o Torneio Cidade de S. Tirso ao derrotar o Desportivo da Póvoa (3/0) e os seus dois adversários directos na A2, Ala de Gondomar (3/1) e S. Tirso (3/1).

No final do Torneio o técnico bracarense referiu que “as vitórias são sempre saborosas independentemente de serem alcançadas em torneios ou em provas oficiais, e são sempre importantes já que elas beneficiam a saúde psicológica e a motivação de todos os elementos do grupo de trabalho. No entanto, temos que continuar a ter os pés bem assentes no chão e todos sabemos que o Sporting de Braga faz esta época a sua estreia na A2, tem pela frente um Campeonato de longa duração que exige regularidade e sabemos que só seremos candidatos a alguma coisa se continuarmos a trabalhar muito e a evoluir individual e colectivamente.

O nosso grande objectivo para esta 1ª fase do Campeonato é ficar nos 4 primeiros lugares da classificação, assegurando assim, a manutenção nesta Divisão. Depois disto conseguido e após conhecermos melhor o valor das outras equipas, poderemos ou não, definir objectivos mais ambiciosos. Penso que nesta 1ª fase, o Técnico, a Académica de Coimbra, o Belenenses e o Ala de Gondomar poderão, na teoria, ser consideradas as principais candidatas aos 4 primeiros lugares. O Técnico jogou na A1 na época passada e portanto deverá apresentar um ritmo mais rápido a que ainda não estamos habituados. A Académica tem uma longa tradição de A2, com jogadoras mais experientes que as minhas. O Belenenses, tal como nós, subiu à A2 esta época mas parece-me que se reforçou consideravelmente e o Ala de Gondomar que também subiu este ano, possui um excelente conjunto e é uma equipa que nos põe sempre dificuldades e ainda por cima se reforçou com uma atleta de Selecção Nacional. Para já e avaliando a prestação da equipa nestes dois torneios penso sinceramente que o Braga irá intrometer-se nesta luta pelos 4 primeiros lugares.

A Filipa Vilaça foi uma agradável surpresa em termos de regularidade e de maturidade competitiva, esteve muito bem quer a receber quer a atacar, a Xana Fernandes continua a evoluir como libero e será a curto prazo a melhor libero do voleibol português, a Cátia Faria e a Sara Barata adaptaram-se muito bem às suas novas funções e irão continuar a evoluir, a Alexis Rodrigues é uma atleta muito jovem com enormes potencialidades, a equipa com a sua entrada ganhou muito em termos de bloco e passará a ganhar no ataque logo que consiga treinar regularmente com a equipa, a Raquel Costa está numa fase de adaptação à sua nova vida e acredito que este ano vai ser o ano da Raquel em termos de regularidade competitiva e em termos de rendimento, a Catarina Dias vai continuar a ser o motor da nossa equipa, apesar da falta de concorrência que este ano vai ter; já apresentou um bom nível de entrosamento com a Alexis em Vigo e com a Cátia e a Sara nos dois torneios e estou certo que com este nível de recepção o jogo do Braga em termos ofensivos poderá ser mais variado, mais rápido, mais próximo do nível da A1. A Bárbara Julião esteve bem em S. Tirso, substituiu a Alexis e estas oportunidades de jogo são óptimas para ela pois é a atleta que fruto de várias circunstâncias, tem menor experiência competitiva. “

Com os seus objectivos já devidamente delineados, esta jovem e extremamente competitiva equipa do SCBraga, perfila-se como uma das fortes candidatas à conquista do titulo da A2.

Equipa do SCBraga durante o Torneio Cidade de S. Tirso

7 Inicial: Alexandra Fernandes (Libero); Bárbara Julião; Filipa Vilaça; Cátia Faria; Raquel Costa; Sara Barata e Catarina Dias.
Jogaram ainda: Filipa Costa, Andreia Silva e Paula Teixeira.

4 comentários:

Anónimo disse...

est equipa tem no seu plantel grandes jogadoras e jovens promessas do melhor a nivel nacional. Votos de sucesso

Anónimo disse...

entao prof. lucas tem k se meter ordem nelas por que senão a taça n estava nas nossas(vossas) mãos




Viva O S.C. BRAGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA



PS:E TB SÃO AS MENINAS MAIS BONITAS DO PAIS PRINCIPALMENTE A MINHA IRMA A CATARINA

Anónimo disse...

Parabéns scbraga VOLEIBOL.
Deviam de começar a dar mais valor ao voleibol,porque é o voleibol que nos tem dado vitórias,taças...
Não vejam só futebol.
Já vos vi a jogar e voces jogam muito bem!!.
Além de jogarem muito bem sao perfeitas jogadoras em todos os sentidos.
Força scbraga VOLEIBOL.
Beijos e abraços do vosso adepto.

Anónimo disse...

A "vossa" claque desejavos muita sorte nos proximos jogos.
Já que nao "conseguimos" ser campeoes nacionais o ano passado,vamos ser este ano sem duvida!!.Temos que acreditar,que podemos chegar ao mais alto nivel do voleibol Português(A1).Em nome da claque quero agradecer por tuda a vossa humildade c/ pessoas,atletas...Obrigado professor Lucas,Joao Pedro por treinar esta equipa fantastica.E tambem nao nos podemos esquecer das nossas lesionadas Verinha e Ana,pelo o que eu sei ainda nao jogam(FORÇA!!o desporto é mesmo assim....)
Beijos e abraços da vossa claque