segunda-feira, outubro 30, 2006

SCBraga vence 3-1 CF Belenenses em duelo de favoritos


Num excelente jogo de voleibol com duas das equipas candidatas aos primeiros lugares da classificação, a jovem equipa do SCBraga impôs-se à veterana equipa do CFBelenenses por 3-1 (25-22; 23-25; 25-21 e 25-19). Com um leque mais variado de combinações de ataque, a equipa bracarense teve de suar para furar o forte bloco da equipa de Belém, e conquistar mais 2 pontos na sua marcha em direcção à Fase Final.

Os ingredientes para um bom espectáculo desportivo estavam reunidos: bom nível técnico-táctico das jogadoras, boa arbitragem e grande equilíbrio entre as duas equipas. Apenas faltou mais público nas bancadas do Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho para dar um colorido especial a este primeiro confronto entre o Sporting de Braga e o Belenenses a contar para a segunda jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão A2.

Entrando muito bem nesta partida, o conjunto arsenalista conseguiu conquistar o primeiro set (25-22) ao fim de 30 min. de voleibol com perfume de A1. Grandes combinações de ataque por parte das bracarenses, jogadas simples e “pregos” na zona 3 para as de Belém, mas na recta final do set, deu SCBraga.

No 2º set, e quando tudo apontava para um 2-0 favorável às da casa (19-13), as atletas do Belenenses efecturam uma recuperação espectacular, tendo fechado a contagem em 21-25.

Com 1-1 no marcador, dava a sensação que este jogo podia dar para qualquer um dos lados. Para o 3º set, o conjunto liderado por João Lucas e João Silva voltou a carregar no acelerador, vencendo por 25-21 ao fim de 26 minutos, e repondo outra vez a vantagem (2-1) para a equipa da casa.

Para o 4º e último set, estava guardado o melhor. O Belenenses entrou a todo o gás e ao fim de poucos minutos de jogo dispunha uma justa vantagem de 7 pontos. Temendo o pior, a dupla técnica do SCBrag pediu um desconto de tempo que se viria a revelar providencial. Acertos feitos, as atletas bracarenses voltaram à quadra de jogo e revelando a fibra de que são feitas as campeãs, deram a volta aos acontecimentos. Na recta final do set Cátia Faria haveria de ser a figura em destaque. Com dois ases no serviço e duas boas acções na rede, a atleta bracarenses selou com chave d´ouro este 4º e decisivo set (25-19 em 23’).

Vitória (3-1) suada e justa da jovem equipa do Sporting de Braga, perante um Belenenses que se reforçou muito e bem para este Campeonato e que conta esta época, com um conjunto de elevada estatura e grande experiência, mas que não conseguiu superar a juventude, garra e vontade de vencer das bracarenses.

Realce mais uma vez, para a prestação da libero Xana Fernandes, que vai mantendo um nível exibicional elevado em cada jogo e que consegue transmitir grande confiança na recepção e na defesa a toda a equipa e que vai justificando uma chamada à Selecção Nacional. Destaque também para as exibições da Cátia Faria (decisiva no último set) e da Sara Barata (uma esquerdina de grande regularidade e utilidade em todos os sets). Bem ainda esteve a capitã e distribuidora da equipa, Catarina Dias, que vai subindo de forma em termos físicos, técnicos e tácticos e que com a sua competividade consegue arrastar toda a equipa para as vitórias. Uma última palavra para as exibições da Bárbara Julião, que livre de lesões, vai-se impondo nesta equipa cada vez mais e para Raquel Costa que foi a atacante com mais trabalho e que conseguiu durar todo o jogo em bom nível.

7 Inicial: Alexandra Fernandes (Libero); Bárbara Julião (6 pontos); Filipa Vilaça (3 pontos); Cátia Faria (16 pontos); Raquel Costa (13 pontos); Sara Barata (17 pontos) e Catarina Dias (6 pontos).
Jogaram ainda: Filipa Costa e Vera Silva.

A próxima semana vai ser uma semana de grande trabalho para as bracarenses, com 2 jogos a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão A2 e mais um no Domingo, no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho a contar para a 1ª eliminatória da Taça de Portugal:

4ª Feira, dia 1 de Novembro – 3ª Jornada do Nacional – A.A. Coimbra / SC Braga em Coimbra;
Sábado, dia 4 de Novembro – 4ª Jornada do Nacional – J. Pacense / SC Braga em Paços de Ferreira;
Domingo, dia 5 de Novembro – Taça de Portugal – 17H00 – SC Braga / Académico VC em Braga.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabens por mais uma vitória. Estas meninas são grandes atletas e demonstram a raça das mulheres do norte. Bjs

Anónimo disse...

Foi um grande jogo!!...Demonstramx tda a nossa garra e uniao nos momentos + dificeis do jogo.Somos uma grande ekipa.
Bjx Ana#11