segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Mais uma vitória...

No domingo, em casa, averbámos a nossa sexta vitória nesta 1ª fase do Campeonato Nacional Feminino da I Divisão – A1. Vencemos o Leixões por 3-1, com os parciais de 27-25, 22-25; 25-20 e 25-13.
Jogo entre 2 equipas muito jovens, constituídas quase exclusivamente por atletas portuguesas oriundas das “canteras” e ambas em condições e com ambições de se classificarem nos seis primeiros lugares da tabela classificativa. Recorde-se que na 1ª volta, em Matosinhos, já tinhamos vencido por 3-2.
Muito equilibrado o 1º set, "só" falhámos 7 serviços neste set, mas estivémos muito eficazes no ataque (16 pontos) e no bloco (4 pontos) e conseguimos fechar o set nas vantagens por 27-25. No 2º set o Leixões comandou o resultado, ganhou vantagem apreciável com 21-16 e apesar da nossa reacção tardia, o Leixões conseguiu fechar com 25-22.

A partir daqui, o Leixões não mais conseguiu equilibrar o jogo, fomos melhorando em termos de serviço, criando mais dificuldades à recepção e à construção do ataque adversário, obrigando a veterana e talentosa distribuidora do Leixões a muito trabalho para poder servir razoavelmente as suas atacantes. No 3º set comandámos sempre o resultado, jogámos sem pressão e fechámos este 3º set aos 25-20. No 4º set as leixonenses deixaram muito cedo de acreditar que poderiam mais uma vez empatar a partida e uma série de erros na recepção fizeram com que neste set quase nos limitámos a bem servir (Julião, pois claro) e a assegurar novamente uma vantagem tranquila e uma vitória por 25-13 neste último set.Analisando globalmente este encontro, podemos afirmar que fomos justos vencedores: estivémos muito melhor na recepção, muito melhor no ataque (com 51 pontos de ataque) e muito melhor no bloco (11 pontos) e mesmo falhando 15 serviços ao longo de todo o jogo, contra 6 do Leixões, conseguimos ligeira vantagem na eficácia global de serviço.
A Falcão (5 pontos de bloco) e a Filipa, estiveram bem e foram elas as melhores pontuadoras com 12 pontos (18+ /6-) cada uma e atingiram o melhor score individual desta época.

A Filas, (o fotógrafo engraçou com a 7?) foi regular em todas as acções do jogo e conquistou 9 pontos (14+/5-). O melhor é 11.

A Alexis (3 pontos: 9+/6-) esteve mais viva, falhou 4 serviços (!!!!) e esteve longe do seu melhor score (10 pontos). A Sara (2 pontos: 5+/3-) também longe dos 11 pontos que é o seu melhor. Não atacaram muito, mas atacaram bem e conseguiram algumas vezes contrariar, no bloco, as pontas leixonenses.

A Julião, esteve muito bem no serviço e embora estivesse pouco tempo em jogo conseguiu 4 pontos: 4+ /0-). A Dinamene, esteve bem melhor que no último jogo em Gondomar, tacticamente percebeu o jogo, falhou 4 serviços mas também serviu muito e bem.

A Bruna, esteve regular na recepção ao longo dos 4 sets, no último jogo contra o Leixões tinha tido a melhor eficácia (77%) neste ficou-se pelos 59% mas esteve muito bem na defesa da diagonal.No próximo domingo, teremos o último jogo desta 1ª fase, recebemos o Trofa, não esperamos facilidades mas também não vamos dá-las. Precisamos da equipa no seu melhor, precisamos de cada uma no seu melhor, precisamos de estar todas e todos num dia bom e esperar e acreditar (mesmo) que o Trofa, já há muito classificado, actual campeão nacional, poderá estar num dia mau... ou poderá acreditar nas suplentes... ou poderá... Acreditar é a palavra de ordem... lutar até ao fim... não dar pontos... falhar pouco... até porque um set a mais ou a menos poderá fazer a diferença... e depois com a consciência tranquila... vamos esperar pelos outros resultados. Se ganharmos seremos nós... se perdermos...vamos ver quem é...

VAMOS LÁ MENINAS...

5 comentários:

Fernando Moura disse...

Eu como adepto do (GRANDE) SCB, tenho que dar os parabéns as atletas que estão a ter um desempenho magnifico esta epoca! Os meus sinceros parabens e que continuem com estas vitorias que tanto nos alegram!
Agora tenho que referir um ponto que acho que está a ser um tanto ao quanto exagerado... Todos nós sabemos que o João Pedro foi um bom treinador adjunto no braga, mas agora temos outro assim com as mesmas qualidades e que está a crescer a cada dia que passa.. Por isso sinto-me um bocado "indignado" e não me levem a mal, quando venho cá ver as noticias e vejo sempre o João Pedro a comentar como se ainda fosse treinador adjunto, ou ate mesmo a maneira como comenta, (ex.t.a). Tudo bem que é um grande adepto da equipa, mas agora também é preciso ter em atenção que é treinador adjunto de outra equipa, equipa essa que está no campeonato com o Braga, o que não é certo fazer alguns tipos de comentários como faz as vezes, o que por vezes soa como interesse ou cinismo e que não deve ser nada agradável para o clube que treina ler comentário daquele género.

Força guerreira!

japsl disse...

Sem querer ser advogado de defesa do João Pedro informo que esta época ele não treina nenhuma equipa e que as ligações que tem a esta equipa e ao SCB felizmente que perduram no tempo e são puras, nada têm de cinicas ou interesseiras.

Anónimo disse...

Desculpem lá mas se não treina, treinou... E aínda quando treinava fazia esse tipo de comentários...

Ex-T.A. disse...

Ora bem...
Primeiro penso que o Tó não necessita de nenhum advogado de defesa, porque sabe muito bem quem sou e quem o realmente ajudou a dar os primeiros passos no SCB para hoje ser a pessoa importante que é junto do Prof.João Lucas.

Antes de mais, há que entender quem é como pessoa, adepto e quem foi o João Pedro, como Treinador,e o que ainda representa para esta equipa...E só depois fazer algumas das insinuações como as que foram apresentadas, ou tirar conclusões acerca do que diz ou deixa de dizer...estamos num estado democrático e devemos aceitar as críticas e opiniões seja de quem for, por muito ou pouco que nos custe e com a máxima naturalidade possível...

E como tal, Sr. Fernando Moura, penso que não está minimamente por dentro do que foi e que é o João Pedro (Ex-TA), e também como é como profissional no Voleibol. Por isso, meu caro adepto do SCB, não me vou alongar mais. A resposta e os comentários de quem realmente me interessa, dizem tudo! Basta ler o que o meu amigo João Lucas lhe respondeu.
E há coisas na vida que por muito que outros queiram, não se apagam nem se esquecem!!
Antes de TUDO, eu sou MAIOR ADEPTO de algumas pessoas que ainda vão fazendo parte deste projecto e Grande Clube, e só depois do Clube...
João Pedro Silva

Anónimo disse...

Eu ñ percebo uma coisa, se este blogue é publico pq é que alguem que queira fazer comentarios aqui ñ possa fazer? è certo que qd alguem está a trabalhar no mesmo ramo de actividade, neste caso no voley, e ainda por cima no mesmo campeonato que o braga, tenha algum cuidado no que diz, mas tb qd ele treinava o tal clube qd mesma divisão do braga ñ o vi dizer que tactica iria utilizar qd jogava contra o braga, de certeza q qd jogava contra o braga queria ganhar.

Mas tb uma coisa é certa, se o actual treinador adjunto quissesse tb poderia fazer os seus comentarios aqui desde que o autor do blogue assim o entenda, logo , e por este motivo ñ vejo razão nesta discussão.....

Carlos Miranda.... licenciado