segunda-feira, fevereiro 15, 2010

ESTAMOS NAS MEIAS FINAIS

VITÓRIA GELADA SOBRE O OEIRAS
Fica para a história: porque vamos onde nunca fomos (meias finais da Taça de Portugal).
Fica na memória: por tudo o que passámos.

Chegámos em cima da hora do jogo. Ai ai sr. Luís... Sem GPS nunca mais. Fomos primeiro pelo IC 17, dar uma volta até Mem Martins, que é sempre um lugar bonito e turistico.
Depois já dentro de Oeiras encontrámos um santo que nos levou ao pavilhão da ADO e não ao do CVO.
E o relógio sempre a andar.
Equipar que é uma pressa, entrada, uma a uma na arca frigorifica, qual pé direito qual quê, uma corrida"ópralá" e outra "ópracá", uma diagonal sem defesa para ser mais rápido, um minuto de "bate bola" e o árbitro apita para o sorteio.
"Se a equipa adversária concordar podem aquecer"-diz o árbitro... mas a equipa adversária, pela voz do seu treinador, não concordou.

E vai sorteio.

E esperávamos nós aquecer um bocadinho à rede depois, mas também não houve concordância.
E vai apito para começar o jogo às 18H10.
Batemos recordes pessoais e de equipa. Muito geladinhas pois claro, como convém.

As placas de publicidade do patrocinador, que no último jogo em Oeiras estavam ao pé das balizas, avançaram até 3 metros da linha final.

Somos os únicos culpados pela situação. Pedimos desculpa ao público e ao CVO pelo atraso.

Mas felizmente que o espirito dominante no Voleibol português não é este.
Sempre mostrámos e sempre encontrámos alguma tolerância e espirito desportivo nestas situações imprevistas e a prova disso é que concordámos, sem hesitações, que este jogo fosse alterado para as 18H00.

Prontos vamos lá ao jogo. Entrámos muito mal.
Mãos geladas mais o resto do corpo, nervosas, desconcentradas, a servir por baixo e a perdoar no ataque.
Muito mal no kill (21%), no ataque (8%) e no side-out (18%). Desvantagem no marcador desde o início do set e assim foi até aos 19-25.

Mas aquecemos um bocadinho.
No 2º set um bocadinho melhores, obrigado.
Passámos o kill para 35%, o side-out para 56% e o serviço para 55% e sem jogar bem lá deu para ganhar (25-19).

E aquecemos mais outro bocadinho.

No 3º set, um bocadinho melhores,obrigado.
O kill já foi para os 50%, o ataque para os 46%, o side-out continuou nos 56% e a recepção ao longo destes 3 sets foi também sempre subindo e lá deu para ganhar mais um set agora por 25-13.

Conseguimos dar a volta ao jogo.

Mas (no Voleibol há muitos mas) no 4º set, quando pensávamos que o jogo e a eliminatória estavam decididos, eis que o CVO, agora sim com todo o mérito, entra muito bem neste set e quando acordámos já tínhamos muitos pontos para anular.

A nossa recepção que tinha estado sempre a subir foi repentinamente abaixo e com ela lá foi o side-out, o kill e o ataque. 17-25 e jogo novamente empatado a 2-2.

Lotaria da negra pois claro.
Entrámos bem na negra. Explorámos bem a recepção adversária, estivémos melhores na recepção, no side-out, no ataque, no kill e no serviço e ganhámos uma vantagem de 4/5 pontos que conseguimos gerir até ao fim.
15-9. 3-2. Objectivo cumprido.

Passagem às meias finais onde também já estão Trofa (3-0 ao Ala), Clube K (3-0 ao Vitória) Câmara de Lobos (3-0 ao S. Tirso) e Braga. A final da Taça de Portugal está marcada para 25 de Abril.
É sempre bom jogar no dia da liberdade e de Portugal.
Continuamos a sonhar.

As meias finais estão marcadas para 13 de Março e o sorteio afinal é já no dia 18 de Fevereiro, próxima 5ª feira.

Se calhar nesta altura somos a equipa pretendida pelas outras 3.
Mas nós só queremos uma e queremos que seja em nossa casa.
Qual será o santo ou santa padroeira dos sorteios das meias finais da Taça de Portugal? Alguém sabe?

Urgente investigar. Temos 33% de hipóteses. Há que pôr muitas velinhas.
O sonho continua.
Vamos lá meninas!!!

5 comentários:

Ex-T.A. disse...

Mts Parabéns Prof. e restante equipa.
Nestas condições é sempre muito, muito difícil realizar uma exibição de qualidade, devido aos inúmeros factores e alguns deles referidos pelo Prof. Só mesmo uma equipa com muita vontade de vencer e unida consegue superar as diferentes adversidades colocadas pelo clima, espaço, e pela própria equipa adv...num jogo como este de "mata ou morre".
A minha velinha já está acesa e o prof já sabe... estou à espera para vos ver na SportTV, na final...quem sabe.O sonho continua, não é?!
Bjs e Abraços
João Pedro Silva

Anónimo disse...

Ainda bem que não é este o espirito dominante no voleibol, è pena que algumas equipas não saibam o que é o fair-play, é pena que hajam equipas que tentam por outros meios que não os meramente desportivos ganhar pontos, é pena que assim seja. Agora o Braga soube muito bem mostrar com atitude e com dignidade que joga limpo sempre, e que apenas a correcção e a seriedade nos leva a algum lado. Nâo é esta atitude mesquinha que o Oeiras demonstrou que pode estar numa A1 e pensar sequer que poderá ir a algum lado.....
Mas queremos acima de tudo dar os parabens ás atletas, ao Prof. Lucas e Tò por mais este feito. Estiveram á altura das dificuldades e chegaram onde nunca tinham chegado. Parabens e continuem.... FORÇA AÌ GUERREIRAS.

Anónimo disse...

Hi, as you may already noted I'm fresh here.
I will be happy to get any help at the beginning.
Thanks and good luck everyone! ;)

Anónimo disse...

OLÉ OLÉ, FORÇA BRAGA OLÉ..BRACARENSE EU SOU, E A BAIÃO EU VOU..

Parabéns a toda a equipa e vamos invadir Baião

Anónimo disse...

Olá!
Chamo-me Joana (poucos me conhecerão com este nome, o meu, mas também não serei propriamente conhecida).
Jogo voleibol há 14 anos, tendo jogado os primeiros doze anos num clube nortenho, o Gueifães. Aquele clube que chamamos do coração e nunca pensamos deixar.
Comecei tardiamente, já em júnior, mas pouco a pouco o voleibol foi-se "entranhando" e o bichinho não me deixou encostar as sapatilhas, já depois de ponderar várias vezes fazê-lo.
Por motivos pessoais, há 3 anos rumei mais a sul, um óptimo motivo para dar descanso às ditas sapatilhas e depois de uns meses parados, ainda fiz o final de época no Gueifães. Mais uma final da Taça de Portugal, mais uma manutenção nos primeiros 4 lugares da A1 e, pela primeira vez, premiada pela FPV como melhor recepção. Pensei com os meus botões: belo momento para acabar a “carreira”.
Mas a verdade é que isso não aconteceu. E depois de um convite ingressei no CVO, clube que já conhecia do ano anterior porque simpaticamente me deixavam treinar com eles durante a semana para depois ir jogar ao fim-de-semana pelo Gueifães. E posso-vos dizer que de mesquinha esta equipa não tem nada. Uma equipa simpática e acolhedora.
E hoje, sinto-me feliz por ter aceite o convite. Fui pela primeira vez campeã!
Campeã Nacional de Sénior Feminino da A2. E sem tecer grandes justificações, posso-vos dizer que fomos campeãs justamente. Com fair-play, com luta, com contratempos inimagináveis, com lesões e com muito amor pelo modalidade que praticamos. E só por isso, este ano nos apresentamos na A1, mesmo tendo noção das dificuldades que iríamos enfrentar. Seria mais fácil desistir, seria! Mas não seria a mesma coisa…
Ao ler o vosso post e ao ler um comentário anónimo tão descabido, não pude deixar de dar a minha opinião.
Tenho pena de não ter estado nesse jogo, mas pelo que sei as coisas não se passaram assim…
Mas mesmo assim só temos de dar os parabéns à equipa adversária porque para a história fica o resultado.
O que acho feio é tentar vangloriar os nossos feitos “pisando” nos outros. Os nossos feitos devem ser vangloriados por eles mesmos. Sem necessidade de se criar estas situações constrangedoras entre equipas que praticam uma modalidade que só por si tem tantas limitações no nosso país.
E, cá entre nós, a humildade continua a ser uma virtude… E um treinador tem um papel fundamental como formador e deveria dar o exemplo.
Desejo-vos felicidades para a final da Taça e até uma próxima.