terça-feira, novembro 03, 2009

NÃO CONSEGUIMOS...AINDA...

DERROTA NA TROFA POR 3-0

Na Trofa, a contar para a 3ª jornada do Campeonato Nacional, levámos no "pêlo", primeira derrota frente às campeãs nacionais em título e logo por 3 sêcos, com os parciais de 25-13; 25-20 e 25-16. O forte serviço da Trofa, logo no inicio do 1º set não teve a devida resposta da nossa parte. Não conseguimos atacar nas melhores condições fruto das dificuldades sentidas na recepção, limitámo-nos ou a colocar bolas fáceis do lado de lá ou a esbarrar ataques contra as torres da Trofa. Tinhamos combinado tentar colocar alguma pressão na equipa da Trofa nos momentos iniciais do jogo, instalar algum nervosismo e alguma intranquilidade para fazer relembrar a derrota sofrida na jornada anterior, mas essa estratégia foi imediatamente por água abaixo já que o Trofa conseguiu logo no inicio uma vantagem apreciável no marcador e não nos deu quaisquer hipóteses de recuperação. Com a derrota no 1º set, optámos por dar minutos preciosos de jogo às que tinham sido menos utilizadas nos jogos anteriores e elas responderam muito bem à chamada, conseguindo equilibrar o marcador nos 2º e 3º sets. A tarefa não era fácil, não foi por acaso que o Académico da Trofa foi Campeão Nacional, conseguiu praticamente manter a equipa da época passada, tem uma equipa muito mais experiente que a nossa e tem no seu plantel boas jogadoras nacionais e boas jogadoras brasileiras, que fazem a diferença, principalmente, quando as deixam jogar sem pressão, como nós deixámos. Ninguém gosta de perder, mas nós neste Campeonato vamos tendo consciência que estamos mais fortes relativamente à época passada, temos portanto mais equipas do chamado nosso campeonato e menos do outro e vamos tendo consciência que é possível ficarmos entre os seis primeiros nesta primeira fase. Temos consciência que as equipas do outro campeonato, do campeonato do título, investiram muito mais que nós, contam com atletas profissionais e como tal têm a responsabilidade e o dever de nos ganhar. Tudo bem. Nenhuma crise.
Mas também temos consciência que estes jogos, contra as melhores equipas, são muito importantes para a nossa evolução como equipa e em termos individuais, já que nestes jogos, os erros, as indecisões, as más opções se pagam muito mais caro.É principalmente por esta razão que vamos fazer tudo o que está ao nosso alcance para tentar ficar entre os seis primeiros da 1ª fase pois isso garante-nos não só a manutenção entre as melhores equipas portuguesas mas a possibilidade de repetirmos estes jogos na 2ª fase contra as melhores equipas. Jogámos aqui com todas as nossas meninas, jogámos com 2 juvenis, com 2 juniores e 8 seniores e tenho a certeza que cada uma delas retirará as devidas ilações e as devidas aprendizagens do que lhes falta, do que necessitam fazer para evoluir até aos níveis de jogo destas adversárias e destas equipas.
Sabemos que a evolução da nossa equipa tem que ser feita quase exclusivamente à custa do nosso trabalho, da nossa humildade, da nossa dedicação e da nossa evolução. Não contratámos nem contrataremos brasileiras ou cubanas milagrosas para reforço da equipa. Essa não é a nossa perspectiva de desenvolvimento para o voleibol do Sporting de Braga e orgulha-nos muitíssimo o facto de sermos a equipa mais jovem da A1 e de sermos a equipa com mais atletas oriundas da nossa formação: 11 das nossas 12 atletas são "made in Braga". Neste aspecto como noutros, somos um excelente exemplo.
Na próxima jornada, vamos receber outra das principais candidatas ao titulo, a equipa açoriana do Ribeirense, vencedora da Taça de Portugal de 2009 e que mais uma vez este ano se hiper reforçou, de modo a alcançar o titulo nacional que lhes vem fugindo há muitos anos. Parece que vêm cubanas e brasileiras. Vai ser um prazer defrontá-las.

5 comentários:

Ex-T.A. disse...

Muito Bem Meninas.
Mais uma vez, Parabéns a Todas!!!
Tenho a profunda convicção que se continuarem a desenvolver o bom trabalho que têm mostrado, continuarem com muita garra, atitude e vontade de fazer melhor a cada treino que passa...sem "desculpas" e com os sacrifícios habituais - vésperas de (testes/exames)sempre unidas e a "pensar no treino da colega"... e se cada uma fizer "o seu trabalho de casa" e estiver focada em torno do objectivo comum...ESTARÃO NOS 6 PRIMEIROS SEM SOMBRA DE DÚVIDA!

Se tal for possível e "nos deixarem sonhar", é com muita alegria que vejo mais uma vez o SCBraga a escrever uma página no Voleibol Nacional, uma vez que, com apenas 3 anos de "existência na A1", garantia não só desde logo a permanência na A1 como no Top 6 Nacional.

Muita Força e Bom Trabalho.
Bjs e Abraços.
João Pedro Silva

Anónimo disse...

Como jogadora desta equipa e amante do voleibol, apenas digo: precisamos muito de continuar a trabalhar tanto a nível técnico-táctico como a nível psicológico, sendo assim, todos os pequenos momentos que podermos aproveitar para melhorar temos que usufruir deles a 100%.
Sem medo, com vontade e determinação é o que precisamos para ficar nas 6 primeiras.

Eu acredito e sei que vocês também :) VAMOS A ISTO?!

Xana Fernandes #1

Anónimo disse...

Bem, ao principio ainda pensei que podiamos fazer ao Trofa o que fizemos ao Benfica...mas tal não foi possivel. Ainda têm uma margem grande de progressão, mas penso que se forem mais unidas, deixando de lado as pequenas quesilias, e lutarem pelo mesmo objectivo, com alegria, com vontade de fazerem sempre mais e melhor,têm todas as condições para darem o salto e subirem para as 6 melhores equipas do campeonato. Seria excelente e um grande prémio para todos os que gostam de voleibol e aconpanham esta equipa há muito tempo. Seria a consagração de todos estes anos de trabalho, de muitos sacrificios, de muitas tristezas, de muitas alegrias. E para o clube em si, seria a afirmação de um grande clube, tambem no voleibol. e porque o Nosso SCB está em grande....FORÇA AÌ GUERREIRAS.

Anónimo disse...

Bom dia

Em 1º lugar gostaria de dar os parabéns a todas as atletas e principalmente ao Prof. João Lucas pelo excelente trabalho que tem feito.
Em 2º lugar penso que o nível das equipas está mais fraco, tirando as 4 primeiras, todas as outras tem legítimas aspirações a ficar nas 6 primeiras.
Em 3º lugar não é correcto quando dizem que são a equipa mais jovem do campeonato, pois o Leixões tem na sua equipa 1 juvenil (16 anos), 7 juniores 1º ano (17 anos), 3 séniores(19 anos) e 1 sénior (34 anos). Quanto à formação, das 11 jogadoras do plantel do Leixões 10 foram formadas nos escalões de formação do Leixões.

Anónimo disse...

não estará na altura de dar um "pulo" competitivo?
ou vai -se ficar na mediania eterna do choradinho de quem já faz muito com o que tem.
inovar é preciso , uma corrente nova é necessaria , o risco também faz parte do progresso.
a alma bracarense é enorme , por isso... força braga