segunda-feira, março 16, 2009

CONSEGUIMOS

A DUAS JORNADAS DO FIM DO CAMPEONATO
GARANTIMOS A PERMANÊNCIA NA A1

Domingo, 15 de Março de 2009, mais um dia que ficará na história do voleibol do Sporting de Braga.

Intimamente ligadas a esta página brilhante da história do voleibol bracarense ficarão estes nomes:

ALEXIS, BRUNA, CATARINA, FILIPA, JOANA, JULIÃO, SARA BARATA, SARA BERNARDO, VÂNIA, XANA. Somos 10, (não conseguiram levar mais), apenas 10, mas não esquecemos aquelas e aqueles que gostam de nós e nos quiseram ajudar a ser 12 nos treinos e que não ficando na história, ficam na memória do nosso reconhecimento: Ana Pinto, Andreia, Meira, Alex, Malveiro, Xico Costa, equipa masculina da U.M.

Destas 10, oito são bracarenses de gema, nascidas para o voleibol em Braga. A nona é alentejana minhota de Giz e cumpriu a 5ª época no Sporting de Braga. A décima caiu do céu dos Carvalhos em hora bendita. E temos de tudo: temos passadora com pêlos nas pernas, temos uma joelheiras cor de rosa, temos a colega do step, temos a terapeuta da fala da Alexis e da Catarina, temos uma benjamim pré-arquitecta, temos a caloira teledependente, temos a outra caloira que se quer da Póvoa, temos a especialmente prá Vânia, temos uma cinta de colchetes século XIX, temos baratas (ah pois é) na equipa e nos Açores, temos dinamenes com jeitaço pró step e temos a sorte e o orgulho de as termos.

Vencemos em casa o Belenenses por 3-1 e carimbámos o passaporte para estarmos, pelo 3º ano consecutivo, entre as 10 melhores equipas do voleibol nacional.

Excelente jogo de voleibol, com grande emotividade, com o Belenenses a jogar o tudo ou nada e com o Sporting de Braga a assumir as responsabilidades de um jogo que não era decisivo mas que era muito importante. O Belenenses apresentou-se em Braga sabendo que uma derrota o atirava para a A2, preparou muito bem o jogo, introduziu muitas alterações à sua formação habitual com o objectivo de surpreender as bracarenses. Apesar disso, o Sporting de Braga, num 1º set muito equilibrado e disputado ponto a ponto conseguiu impor-se na parte final do set, vencendo nas vantagens por 26-24. No 2º set o Braga entrou muito mal, permitiu que o Belenenses ganhasse uma vantagem apreciável e terminasse o set com um inesperado 25-12, empatando a partida. No 3º e 4º sets o resultado também se manteve equilibrado até perto do final mas o Braga conseguiu sempre comandar o resultado, ganhar alguma vantagem e conseguiu fechar os 3º e 4º sets com 25-17 e 25-19, garantindo a vitória no jogo e os dois pontos que necessitava para garantir a duas jornadas do fim desta fase final, a concretização do objectivo traçado para esta época, isto é, a permanência na A1.
Grande alegria no final do encontro, nas bancadas e no terreno de jogo.

Estes são os momentos mais felizes que temos no desporto e aqueles que nos fazem esquecer todos os sacrifícios e privações que fazemos durante uma época. Tínhamos este objectivo para cumprir e conseguimos concretizá-lo. Foi mais um sonho que conseguimos realizar em equipa e estamos todos muito contentes e orgulhosos com isso.

Grande parte deste sucesso fica a dever-se às atletas, ao seu trabalho diário, à sua dedicação e amor pelo voleibol e por esta equipa e ao facto de sempre terem acreditado que têm valor e capacidade para continuarem a estar entre as melhores.

Fomos crescendo individualmente e colectivamente ao longo da época, somos hoje mais consistentes e mais eficazes em todas as componentes do jogo e fomos gradualmente conseguindo adaptar-nos às exigências impostas pelo nível competitivo da A1. Somos a equipa mais jovem desta A1, temos o orçamento mais pequeno da A1 e se calhar da A2 e estes factos apenas dão mais sabor àquilo que hoje conseguimos. Orgulhamo-nos de 9 das 10 atletas terem sido formadas nos nossos escalões de formação, orgulhamo-nos de elas serem alunas universitárias e do secundário, com sucesso nos seus estudos, orgulhamo-nos de sermos amadores e treinarmos como profissionais, orgulhamo-nos da nossa organização amadora (como alguns se permitem criticar) nos colocar entre os melhores e nos permitir conquistar títulos, orgulhamo-nos da nossa autonomia, orgulhamo-nos de ter mais uma vez desmentido os que nos atiravam para a A2 e os profetas da desgraça, orgulhamo-nos dos protocolos (também amadores) que mantemos com a escola de Lamaçães (obrigado Mina) e com a Universidade do Minho (obrigado Parente), orgulhamo-nos de termos um grupo de jovens responsáveis, unidas por fortes relações de camaradagem e amizade com quem dá gosto trabalhar e conviver e orgulhamo-nos que o muito suor, que deixámos no ginásio e nos pavilhões deste Portugal, tenha sido hoje totalmente compensado.


CONSEGUIMOS MENINAS. CONTINUAMOS POR CÁ.

6 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Meninas!
Mesmo ja n pertencendo á ekipa fiko orgulhosa da "minha ekipa"!!
Foi esta ekipa k m fzx crescer...foi nesta ekipa k ganhei mtx amizades...aprendi c vcx o k é o espirito de ekipa e de sacrificio!E aprendi acima de tdo a lutar contra tdo e contra tdx...e so kdo m dzm n dá mais..a i sim desisti!
Obrigado(as)ao grande treinador(prof.lucas),as grandes amigas k tenho nesta ekipa e mtx k ja nao estao.
Mais um ano fomos contra as criticas k envolviam a ekipa..mais 1a vzx demonstramx k SOMOS UMA GRANDE ENORMES!!
PARA KÊ TER UM ORÇAMENTO ENORME..SE N HÁ UMA GRANDE ESPIRITO DA EKIPA.
MAIS VALE TER UM ORÇAMENTO C O NOSSO E TER ESTE ESPIRITO E LUTAR CONTRA TDO E CONTRA TODOS!!
Obrigado por tdo ;)
Mesmo longe tou sempre atenta a tdo o k s passa em redor da ekipa!

Bjokas grandes pa tdos

Aninhas#11

Anónimo disse...

Já que há um reconhecimento com o meu nome, o mínimo que posso e devo fazer é retribui-lo, e cá estou eu. Enquanto andar por cá e conseguir, continuarei a ajudar com o que puder.

Mais uma vez, parabéns a todos e a todas!! Continuem com o espírito de família e a união que tiveram até aqui, os piores problemas são sempre os que vêm de dentro...

Abraço!
Meira

Anónimo disse...

PARABÈNS. È com imenso orgulho e satisfação que saboreamos este momento. Só com uma grande equipa como esta, com grandes pessoas como estas, com grandes treinadores como estes se consegue ter a grande alegria de viver esta fase. Não foi fácil, e as atletas e os treinadores mais que ninguem o sabem. Lutar contra os profetas da desgraça é sempre dificil, e principalmente quando vÊem de onde menos se espera.
A Alexis, quando decidiu voltar ao Braga depois de ter sido campeã nacional sènior pelo Trofa, não entendemos muito bem o porquê... Agora, entendemos muito melhor as razões dela. O ambiente,o espirito de entre-ajuda, a amizade, a dedicação,a humildade, a luta, o esforço, o respeito, são valores que não se compram. Não há dinheiro nenhum no mundo que pague uma grande e forte amizade. Estas atletas são o espelho desse querer, dessa amizade, dessa vontade de lutar e vencer. Esta luta que travaram para se manterem na A1 tem para nós o mesmo sabor que se tivessem ganho o campeonato. Todo o esforço foi delas, todo o mérito é delas. Mas tambem o mérito é de quem as acompanha e as treina todos os dias, faço sol faça chuva, com toda a dedicação, amizade e companheirismo: Prof. Lucas e Tó.Sem o seu savoir-faire nada disto seria possivel.A amizade que o Prof. Lucas nutre pelas suas atletas deveria servir de exemplo para muitos que se dizem treinadores, mas não sentem amizade por ninguem.Para a Mila tambem o nosso reconhecimento pelas infindaveis massagens e preocupações: sabemos que ela quer que as suas atletas estejam com as articulações ao melhor nivel.
E para o ano, se Deus quiser lá estaremos de novo, a apoiar, a marcar presença, a incentivar todos os dias para fazer mais e melhor, e porque sabemos que isso é possivel, tambem queremos mais.Parabens mais uma vez e força para a nova epoca. Bjs.Pais da Alexis.

Ex-T.A. disse...

Bem....Eu já estava um pouco preocupado com o facto de ser o único que ao longo da época desportiva lá fazia aqui e ali algum comentário!!!!

FINALMENTE....A1...AQUI FICAMOS NÓS....eheheehehe....

Já tinha saudades de "ouvir" os pais da Alexis...que com os seus comentários dão um colorido e um toque muito especial neste blog...pelo menos desde os "meus" tempos de SCB ao peito.

Queria felicitar TODOS e TODAS as meninas e apoiantes desta equipa, e dar os meus Parabéns ao Prof.João Lucas e ao Tó por nunca terem duvidado do valor das atletas e da equipa, e terem remado quase toda a época contra a maré...

Quanto ao resto, ao fim de semana o telemóvel na horinha certa lá toca para falar das novidades, relatar o fim de semana desportivo e ouvir sempre aquela voz de incentivo e apoio de quem nos é proximo.

Bjs e Abraços para TODOS.
Até.

Ex.T.A. João Pedro Silva

Anónimo disse...

A este clube, a esta equipa, a esta cidade...os meus parabéns!

Com todo o mérito, conseguimos cumprir o nosso objectivo.


Dos Carvalhos, (dessa bela terra!) vim eu...
vim encontrar (me) com o design, com família e amigos...
vim encontrar (me) novamente com o voleibol e com um grupo de pessoas maravilhoso...

vim encontrar (me) pela primeira vez como a mais velha de um grupo! (começa a dar que pensar... ;) )

vim encontrar (me) numa aventura inesperada de que estou grata...

vim encontrar (me) ...


Por tudo isto e mais:

Obrigada prof. Lucas e (quase) prof. Tó por me receberem na equipa.
Obrigada meninas (chavalas :P ) pela recepção, amizade e espírito de grupo
Obrigada Mila por tudo...(fui a cliente mais assídua!)
Obrigada aos directores por todo o incentivo
Obrigada a todos os que nos apoiaram e que gostam desta equipa.


PARABÉNS a todos pelo bom trabalho...

Filipa Castro

Anónimo disse...

Parabens meninas pela grande alegria de continuarem na A1.Nós sempre acreditamos na vossa dedicação e esforço mesmo obrigando-nos muitas vezes a roer as unhas.Parabens ao prof. Lucas e ao Tó que tanto lutaram para que fosse este o resultado final.Parabens à Mila porque esteve sempre lá na hora certa. Parabens a todos os que contribuiram para que tudo isto fosse possivel.Nós aqui estamos para estar sempre convosco. Bjos dos avos da Dina