terça-feira, janeiro 27, 2009

SPORTING DE BRAGA DERROTADO PELO CAMPEÃO NACIONAL



O Trofa, actual campeão em título e líder invicto da A1, deslocou-se ao terreno do SCBraga e fez jus ao seu favoritismo, tendo batido o conjunto arsenalistas por um contundente 0-3 (12-25; 20-25; 19-25).

Frente a frente neste duelo de David contra Golias, entre o menor orçamento da A1 e o maior, muito dificilmente poderiam haver surpresas. A equipa da Trofa confirmou isso mesmo.

Fazendo valer a sua superioridade, as actuais campeãs nacionais e venceram com todo o mérito por 0-3 ( 2-25, 20-25 e 19-25) num jogo em que fizeram valer a qualidade das suas atletas brasileiras e o seu forte ataque e bloco.

O 1º set foi o único em que as bracarenses não conseguiram equilibrar o resultado. É de realçar mais uma vez o espírito competitivo das bracarenses que nunca desistiram e nunca baixaram os braços perante um adversário que teve que se aplicar a fundo para vencer.

O SCBraga deixou nesta partida uma prova inequívoca que tem qualidade e ambição para se manter no escalão maior do voleibol nacional.

Com a arbitragem da dupla Manuel Santos (Porto) e Nuno Cunha (Braga), o Sporting de Braga frente ao Académico da Trofa alinhou com o seguinte sete inicial:

Xana Fernandes (libero), Bruna Rodrigues, Catarina Dias (distribuidora), Sara Barata e Alexis Rodrigues (centrais), Vânia Lages (oposta), Filipa Castro e Sara Bernardo (pontas). Alinharam ainda Bárbara Julião (oposta) e Joana Teixeira (ponta).


DECISÕES APROXIMAM-SE

Numa altura do Campeonato em que faltam apenas 2 jornadas para terminar esta 1ª fase, as classificações encontram-se já definidas. Na fase dos primeiros, lutando pelo titulo nacional irão estar Académico da Trofa, Ribeirense, Gueifães, Sports Madeira, Câmara de Lobos e Clube K.

Académico da Trofa e Ribeirense, na nossa opinião, são os principais candidatos ao titulo nacional. Tal como na época anterior, teremos nesta fase dos primeiros, 4 equipas das ilhas e 2 continentais o que vem demonstrar mais uma vez o poderio económico das equipas das ilhas que continuam a investir em atletas estrangeiras. Destas 6 equipas, apenas o Gueifães é constituído inteiramente por atletas nacionais.

O Sporting de Braga irá lutar na fase dos últimos pela permanência, juntamente com Belenenses, Ala de Gondomar e Leixões, repetindo-se também a fase dos últimos de 2007/2008. Estas 4 equipas são totalmente constituídas por atletas e equipas técnicas nacionais e são também as equipas naturalmente (?) com menores orçamentos.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

6 comentários:

Luis Melo disse...

O vosso esforço, dedicação e atitude valoriza a vitória do adversário.

Com equipas com a atitude do SC Braga, o voleibol português ganha muito.

Parabéns.

Ex-T.A. disse...

Olá Pessoal!!
Estão a ver como as coisas já estão a correr melhor?!...no final do campeonato é que se fazem as verdadeiras contas...

Eu tenho acompanhado, como sempre, as notícias do Blog e não queria deixar de fazer um pequeno comentário a esta notícia...

Como alguns sabem, eu este ano sou Treinador da equipa Sénior do Sports Madeira, e no ano anterior fui da equipa junior e por isso, tenho acompanhado por dentro toda a realidade de um dos clubes de referência nacional e com mais títulos conquistados.

Actualmente, não posso concordar com o que o Nuno diz, quando generaliza que as equipas das ILHAS apenas apostam na contratação de atletas estrangeiras devido ao seu elevado poder económico!!

O Sports Madeira (actual detentor na Taça de Portugal e 3º classificado na época anterior), tem no seu plantel de 13 atletas, apenas 3 estrangeiras!

Depois tem no seu 6 base, 4 jogadoras portuguesas, 2 delas jovens jogadoras e que fazem parte do quadro das jogadoras da Selecção Nacional Sénior Feminina.

Aliás, este ano, renovou completamente a equipa, introduzindo 4 jogadoras Ex-Juniores, 2 delas ainda com idade júnior...

Por isso, não posso concordar com estas afirmações...agora para o lado das equipas dos Açores (Ribeirense e Clube K)...a realidade é totalmente distinta....

Só por curiosidade...o Trofa, tem tantas atletas estrangeiras como o Sports Madeira...3....mas no entanto, não tem nenhuma atleta portuguesa no seu plantel, fruto da sua formação...

Tudo de Bom para o Pessoal! e Domingo lá estarei, desta vez do outro lado "da barricada"...

Abraço para Todos.

João Pedro Silva (Ex-T.A.)

Anónimo disse...

Como espectador atento de voleibol, e em especial do CA trofa, não posso deixar de corrigir o comentário anterior,o CA trofa tem no seu plantel 3 atletas de idade júnior formadas no clube,que já participaram em vários jogos este ano, sendo que o clube apenas tem 4 anos de existência não me parece assim tão mal.

Continuem com este blog e com o bom trabalho que tem vindo a realizar ao longo dos anos.

Anónimo disse...

Helaaaaaaaaaa! Ainda sou do CATrofa? Pensei que já tinha regressado a casa :p

Anónimo disse...

Excellent blog! I genuinely love how it' s easy on my eyes as well as the info are well written. I am wondering how I may be notified whenever a new post has been made. I have subscribed to your rss feed which should do the trick! Have a nice day!

Anónimo disse...

I just found scbragavs.blogspot.com by suddenly dropping by online, and found it is so sweet. Keep up the great work!

I have similar idea to this site.
You can also get a tutor to help you. My friend told me he was helped a lot by outstanding [URL=http://chinesetuition.blog.com ]chinese study [/URL]. Can you also share me with your comments in here?