terça-feira, janeiro 15, 2008

SCBraga volta a perder na “negra”

Num encontro marcado pelo equilíbrio o Leixões repetiu o resultado da 1ª volta em Matosinhos, vencendo no pavilhão da Universidade do Minho, o Sporting de Braga por 3-2 (27-25, 19-25, 25-23, 29-31 e 8-15). Tal como os parciais indicam, foi uma partida muito disputada e na qual só ao final de mais de 2 horas de jogo é que se conseguiu encontrar um vencedor. O Leixões acabou por ser mais feliz, aproveitando a maior experiência de algumas das suas atletas que se revelaram determinantes nos 4º e 5º sets.

O Sporting de Braga e Leixões protagonizaram aquela que foi porventura a mais electrizante partida de voleibol desta 13ª jornada da A1 feminina.

Entrando algo nervosas no jogo, as arsenalistas só a meio do 1º set conseguiram impor o seu voleibol. Com um bloco muito forte, em grande parte graças ao acerto evidenciado pela central Telma Nunes, o SCBraga acabou mesmo por virar o resultado e vencer este parcial por 27-25.
No 2º set o SCBraga esteve a vencer por 14-13, mas uma série consecutiva de erros na recepção e no ataque, permitiu ao Leixões destacar-se no marcador e fechar o set a seu favor por 19-25.

No 3º parcial, as arsenalistas comandaram sempre a marcha do marcador, tendo vencido por 25-23.

O 4º set foi sem dúvida alguma o mais emotivo das bracarenses esta época. O SCBraga teve “o pássaro na mão” por diversas vezes, mas deixou-o sempre fugir, tendo desperdiçado 3 bolas de set e de jogo. Como a este nível os erros se pagam caro, a maior experiência do Leixões veio ao de cima, e tendo tido na veterana Sandra Castro a sua mais-valia e tábua de salvação.



Na “negra”, as leixonenses entraram melhor e mais confiantes, gerindo até ao fim a vantagem de quatro pontos conquistada inicialmente. O resultado final de 15-8 é demonstrativo da quebra anímica sofrida pelas bracarenses no 4º e decisivo set.

Apesar desta derrota, as melhorias da equipa relativamente ao último jogo frente ao Ala de Gondomar são evidentes. O bloco conseguiu “arrancar” 16 pontos e o serviço esteve mais certeiro. No ataque, a equipa continua a “dar” demasiados pontos ao adversário.

Em termos individuais a central Telma Fernandes realizou a sua melhor exibição ao serviço das arsenalistas, com 18 pontos conquistados. A zona 4 Sara Bernardo, teve algumas dificuldades em ultrapassar o bloco leixonense, mas mesmo assim conseguiu pontuar por 24 vezes. Kariny Silva regressou às boas exibições e conseguiu 17 pontos. Sara Barata facturou 13 pontos. Mais apagada neste jogo esteve a oposta Vânia Lages (4 pontos), que foi substituída em determinados momentos da partida por Luísa Rocha (1 ponto), que vem de uma paragem mais prolongada devido a lesão.
Frente ao Leixões o Sporting de Braga alinhou com o seguinte “sete inicial”:
Xana Fernandes (libero); Sara Barata e Telma Nunes (centrais), Kariny Silva e Sara Bernardo (pontas), Vânia Lages (oposta) e Catarina Dias (distribuidora).

Jogaram ainda: Luísa Rocha, Alexandra Machado, Bárbara Julião e Marta Silva.

No próximo domingo, dia 20 de Janeiro, o Braga desloca-se à Maia, para defrontar a equipa do Gueifães.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

2 comentários:

BRACARA LEGION disse...

jogo tal e qual como o jogo de matosinhos...
de referir a estreia dos novos equipamentos, pelo que agora podem efectuar a promessa que nos foi efectuada no final do jogo de Gondomar, sendo que estamos a contar a camisola para a nossa sede. ;)
Continuem a lutar...


Abraço
Ricardo Fernandes
Bracara Legion
SCB 1921

Paulo disse...

Excelente análise do jogo que tive oportunidade de ver.