segunda-feira, janeiro 21, 2008

SCBraga na Fase dos Últimos


O SCBraga ao perder por 3-0 (25-22, 25-20 e 25-18) frente ao Gueifães no passado domingo viu confirmada a sua presença na Fase dos Últimos. Leixões e Ala de Gondomar vão ser as outras duas equipas que irão acompanhar a turma bracarense nesta recta final da A1 feminina.

Frente ao Gueifães, o Sporting de Braga, e apesar de ter repetido a derrota da 1ª volta por 3-0 com 25-23, 25-20 e 25-18, demonstrou ter andamento para a A1, tendo estado mesmo a um passado de vencer o 1º set (onde comandou até aos 20-22). Nos restantes parciais, as jovens arsenalistas tornaram porem a quebrar mentalmente em alturas chaves, fruto da sua inexperiência nestas andanças.

Nos diversos aspectos técnicos/tácticos do jogo as bracarenses estiveram muito bem no serviço, colocando grandes dificuldades na recepção e construção ofensiva do Gueifães. A recepção esteve igualmente em plano de destaque. Por sua vez, nos restantes gestos técnicos, os 20 ataques falhados ao longo dos 3 sets e a quase inexistência de pontos no bloco, falam por si.

Com a tabela classificativa praticamente definida e quando faltam 2 jogos para o final desta 1ª fase do Campeonato Nacional, sabe-se já que as equipas que irão disputar a fase final dos primeiros serão as equipas insulares do Sports Madeira, C.D. Ribeirense, Câmara de Lobos e Clube K e as equipas do continente C.A. Trofa e Gueifães. A luta pelo título estará reservada, na nossa opinião, às equipas do Sports Madeira, C.D. Ribeirense e C.A. Trofa (que em Dezembro se reforçou com mais duas atletas brasileiras, entrando assim na luta pela renovação do título). Como curiosidade, podemos dizer desde já, que independentemente do que se passar nesta fase final dos primeiros, o Gueifães ganha desde já o título de melhor equipa nacional, já que é aquela que juntamente com Sporting de Braga, Leixões e Ala de Gondomar, é constituída apenas por atletas portuguesas.

A fase final dos últimos será composta pelas equipas do Leixões, Sporting de Braga e Ala de Gondomar, sabendo-se de antemão que nenhuma destas equipas descerá de divisão, dado que a A1 esta época ficou apenas com 9 equipas, após a desistência, no inicio do campeonato, das lisboetas da Lusófona.

Ao Sporting de Braga, nesta sua estreia na A1, resta-lhe lutar pela melhor classificação possível na 2ª fase e procurar lutar pelo apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal, tendo que para isso eliminar em Matosinhos a equipa do Leixões, num jogo a contar para os quartos de final da prova e que se disputará a 9 de Fevereiro.

Frente ao Gueifães o Sporting de Braga alinhou com o seguinte “sete inicial”:
Xana Fernandes (libero); Sara Barata e Telma Nunes (centrais), Kariny Silva e Sara Bernardo (pontas), Vânia Lages (oposta) e Catarina Dias (distribuidora).
Jogaram ainda: Luísa Rocha, Alexandra Machado, Bárbara Julião e Marta Silva.

No próximo sábado, dia 26 de Janeiro, o Braga desloca-se aos Açores, mais precisamente à ilha do Pico, para defrontar a equipa do Ribeirense.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

7 comentários:

japsl disse...

Um abraço ao Sr. Delegado e ao Sr.Director pelo aniversário. Este ano vai ser um 31!!!
Um abraço ao homem da imagem, do Blog e das noticias da equipa sénior do voleibol do SC Braga pelos jornais regionais e nacionais e pelos diferentes sites: do Braga, Infordesporto, etc. Um trabalho apaixonado que semanalmente é realizado em prol do Voleibol, em prol do Sporting de Braga e sobretudo em prol das atletas e técnicos que constituem esta equipa.
Um último abraço ao Monta judoca, ao Pit do ferro, ao Nuno da U.M. e ao Amigo.
"O Voleibol está-nos no sangue."

japsl disse...

"SC Braga na Fase dos Últimos." Como principal responsável pelo insucesso,assumo-o com tristeza, com frontalidade e sem desculpas de mau perdedor.
Tristeza sobretudo pelas atletas que tudo fizeram para que isto não acontecesse. O seu nível de responsabilidade, de dedicação, de espirito de grupo e de profissionalismo (mesmo sendo amadoras)justificava a presença na "Fase dos Primeiros".
As outras equipas têm sem dúvida outros meios. Até poderão (?) ter melhores jogadoras... mas não têm de certeza melhores atletas.
Em 2007/2008 entrámos na A1 (com mérito) e por cá ficaremos.
Estamos nos quartos de final da Taça de Portugal (com mérito) e por cá ficaremos.
Abraço meninas.

Anónimo disse...

técnicos e atletas...
vamos encarar os jogos como um desafio, entrar em campo com ganas de vencer independentemente do adversário que esteja pela frente... só fracos desistem.. Os fortes resistem!

Anónimo disse...

N desanimm...será melhr da proxima vzx!!.
Força Scbragaaaaaaaaaaaaaaaaa.
bjhnx gandx da Aninhas#11

Anónimo disse...

N desanimm...será melhr da proxima vzx!!.
Força Scbragaaaaaaaaaaaaaaaaa.
bjhnx gandx da Aninhas#11

Anónimo disse...

Olá meninas...
Apesar de ultimamente não ter escrito nada no Blog, não quer dizer que não venha aqui diariamente e telefone a umas ou outras para saber como têm corrido as coisas...

Sei que apesar de todo o esforço e dedicação, os resultados não têm sido os pretendidos. Também sei, que a sorte naqueles momentos mais importantes dos sets não tem aparecido para dar aquele empurrão.

Mas agora já estão na recta final da A1, e o lugar a alcançar e com toda a justiça, é o 7º lugar!

Espero que as lesões e todos aqueles impedimentos que surgiram até agora, estejam completamene ultrapassados para que coloquem o S.C.Braga no lugar que merece.

E não se esqueçam que muita gente está de olho em vós...infelizmente nem todos pelos mesmos motivos e motivações...

;) Bjs para todas...Grande Abraço Prof.

Anónimo disse...

Nunca caminharão sozinhas.

BL
Ponte