segunda-feira, dezembro 31, 2007

SCBraga nos quartos-de-final da Taça de Portugal


O SCBraga assegurou no passado sábado a sua passagem aos quartos-de-final da Taça de Portugal, ao bater por 3-0 (25-12, 25-15 e 25-13) o Ginásio de S. Tirso. Esta partida marcou o regresso às vitórias numa altura em que uma onde de lesões tem assolado o conjunto arsenalista.

Para esta 2ª eliminatória da Taça de Portugal o técnico bracarense, João Lucas, apenas pode contar com o contributo de oito atletas para a deslocação a S. Tirso - Luísa Rocha, Kariny Silva e Alexandra Machado encontram-se lesionadas e em dúvida para o próximo encontro A1. O Ginásio, que milita na A2, por sua vez apresentou-se na sua máxima força.


Apesar das condicionantes, o SCBraga demonstrou que está noutro patamar competitivo e venceu com alguma facilidade a jovem e frágil equipa do Ginásio. O resultado final de 3-0 pelos parciais de 25-12, 25-15 e 25-13 confirmam essa superioridade e diferença de nível técnico/táctico.

Alguns indicadores da diferença entre ambos os conjuntos:

Em termos individuais Sara Bernardo voltou a ser a jogadora mais preponderante e eficaz (18 pontos), seguida de Telma Nunes e Vânia Lages (12 pontos). A central/oposta Sara Barata conseguiu 8 pontos e Bárbara Julião (central) actuando numa posição que não é a sua, na entrada, cumpriu muito bem a sua missão, marcando 7 pontos. Muito bem esteve também a libero Xana Fernandes com 87% de eficácia na recepção e a distribuidora e capitã de equipa Catarina Dias que retomou as boas exibições a que nos tem habituado. Uma palavra ainda para a boa arbitragem do árbitro bracarense Paulo Costa e do árbitro Francisco Ferreira.

Frente ao Ginásio de S. Tirso o Sporting de Braga alinhou com o seguinte “sete inicial”:
Xana Fernandes (libero); Sara Barata e Telma Nunes (centrais), Bárbara Julião e Sara Bernardo (pontas), Vânia Lages (oposta) e Catarina Dias (distribuidora).
Jogou ainda: Marta Silva.

No próximo domingo, dia 6 de Janeiro, o Braga começa o ano competitivo recebendo na Universidade do Minho, pelas 15H30, a equipa do Leixões. Lembramos que no jogo da 1ª volta, em casa do Leixões, o SCBraga sofreu uma tangencial derrota por 3-2.


Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

segunda-feira, dezembro 17, 2007

À nossa sempre Vice-Presidente

15/Dezembro de 2007

LEVAR UMA EQUIPA SÉNIOR FEMININA DO SPORTING CLUBE DE BRAGA, EM TRÊS ANOS, DESDE A SEGUNDA DIVISÃO, À A1, É TAREFA QUE QUALQUER DIRIGENTE DESPORTIVO TERIA ORGULHO EM CUMPRIR.

Maria do Céu, nossa Vice-Presidente, pode e deve orgulhar-se…

FAZER REGRESSAR, 25 ANOS DEPOIS, UMA EQUIPA SÉNIOR DO VOLEIBOL FEMININO DO SPORTING DE BRAGA AO TOP DO VOLEIBOL NACIONAL, FICARÁ NA HISTÓRIA DESPORTIVA DA CIDADE DE BRAGA E TAMBÉM É TAREFA QUE QUALQUER DIRIGENTE DESPORTIVO TERIA ORGULHO EM CUMPRIR.

Maria do Céu, nossa Vice-Presidente, mais uma vez, pode e deve orgulhar-se…

POSSO TESTEMUNHAR QUE TUDO ISTO FOI CUMPRIDO COM TOTAL AMADORISMO E COM O GRANDE OBJECTIVO DE BEM SERVIR O SPORTING CLUBE DE BRAGA E O NOSSO VOLEIBOL. POSSO IGUALMENTE TESTEMUNHAR QUE TUDO ISTO FOI CUMPRIDO COM GRANDE RESPONSABILIDADE E TOTAL HONESTIDADE E QUE TUDO ISTO, MAIS UMA VEZ, É TAREFA QUE QUALQUER DIRIGENTE DESPORTIVO TERIA ORGULHO EM CUMPRIR.

Maria do Céu, nossa Vice-Presidente, mais uma vez, pode e deve orgulhar-se…

POR ÚLTIMO, POSSO IGUALMENTE TESTEMUNHAR, QUE AO LONGO DESTES TRÊS ANOS, ESTA EQUIPA E ESTE TREINADOR SENTIRAM SEMPRE O SEU APOIO E O SEU INCENTIVO E SENTIRAM QUE MAIS QUE UMA VICE-PRESIDENTE A MARIA DO CÉU SE TORNOU NUMA NOSSA AMIGA E TUDO ISTO, MAIS UMA VEZ, É TAREFA QUE QUALQUER DIRIGENTE DESPORTIVO E QUE QUALQUER SER HUMANO TERIA ORGULHO EM CUMPRIR.

Maria do Céu, nossa Vice-Presidente, minha amiga, pela última vez, pode e deve orgulhar-se…

Um abraço reconhecido de todas as suas atletas seniores, das presentes nestes três anos, das presentes há menos anos e das ausentes.

Um abraço reconhecido da sua equipa técnica actual e da sua equipa técnica anterior.

Um abraço reconhecido do delegado, médico e fisioterapeuta da equipa sénior.

Um abraço reconhecido dos membros da direcção do Departamento de Voleibol, dos presentes e dos ausentes.

Um abraço caloroso e reconhecido do seu Sporting Clube de Braga.

Um abraço e uma saudação final do seu Voleibol. A sua mão estará sempre entre as nossas.


Por: João Lucas

SCBraga perde às mãos do Campeão

O SCBraga recebeu este domingo em sua casa o CATrofa, campeão em título, tendo sofrido mais uma derrota por 1-3 (15-25; 18-25; 25-22 e 13-25). Numa partida de fraco nível, venceu a equipa mais experiente e que melhor soube capitalizar os erros do adversário.

Após uma semana problemática para o SCBraga, na qual duas das suas jogadoras que actuam na Zona 4 se lesionaram (uma não recuperou a tempo), a tarefa de defrontar o campeão em título, CATrofa, apresentava-se como algo muito complicado.

O SCBraga entrou mal na partida, cometendo sempre muitos erros, quer na recepção, quer na rede. Com a bola a não chegar em boas condições à distribuidora, tornava-se muito complicado criar situações de ataque combinado capazes de furar o bloco do CATrofa.

Estas situações que se repetiram no 1º, 2º e 4º set, foram cruciais para o desfecho da partida a favor das forasteiras. No primeiro parcial, as trofenses abriram logo de inicio uma confortável vantagem, que lhes permitiu, mesmo sem jogar bem, fechar o set por 15-25.

O segundo set, foi quase tirado a papel químico e terminou com um 18-25. A fugir um pouco a esta cinzenta tarde de voleibol, foi o terceiro set. Com algumas jogadas espectaculares e uma boa sustentação de bola, as arsenalistas (e apesar de alguns erros cometidos) lá conseguiram fechar o set a seu favor por 25-22.


No quarto e último parcial, voltámos ao “pesadelo” dos dois primeiros sets. Mesmo sem jogar bem, o CATrofa venceu e encerrou, e diga-se, justamente, o set (13-25) e a partida a seu favor (1-3).

Em termos individuais há que destacar pelo atleta brasileira do CATrofa, Juliana Fernandes, que, quer na rede, quer de 2ª linha, chegou e sobrou para desequilibrar o encontro.

No final da partida, e visivelmente triste, o técnico arsenalista, Prof. João Lucas comentava: “A minha equipa não esteve bem durante todo o encontro. Costumamos actuar de forma mais alegre e com mais garra, somos habitualmente fortes na recepção e com excepção do 4º set entrámos sempre a perder e a dar grandes vantagens no marcador. Apesar de termos repetido o resultado da 1ª volta na Trofa, esse jogo foi melhor jogado por ambas as equipas que este.

Esta última semana foi muito má em termos de treinos. Tivemos várias lesões. A Luísa Rocha está com o pé engessado devido a uma fissura e vai parar durante algumas semanas. A Sara Bernardo teve uma entorse na 4ª feira e actuou diminuída, a distribuidora teve um problema nas costas e algumas atletas não treinaram praticamente. É claro que a equipa neste jogo se ressentiu desta semana terrível ainda por cima contra um adversário que luta pela renovação do título. A vitória do CATrofa é justa, mas mais uma vez ficamos com a sensação que somos capazes e já fizemos melhor.”

No próximo sábado, o SCBraga recebe o Ala de Gondomar pelas 15 horas no pavilhão da Universidade do Minho, podendo ser esta a oportunidade para as bracarenses se afastarem de vez do fundo da tabela classificativa.

Frente ao Académico da Trofa o Sporting de Braga alinhou com o seguinte “sete inicial”:
Xana Fernandes (libero); Sara Barata e Telma Nunes (centrais), Kariny Silva e Sara Bernardo (pontas), Vânia Lages (oposta) e Catarina Dias (distribuidora).
Jogaram ainda: Marta Silva e Bárbara Julião.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

SCBraga comprometeu-se no “bailinho da Madeira”


O SCBraga sofreu este fim-de-semana duas derrotas por 3-0 às mãos das equipas madeirenses do Câmara de Lobos (25-17; 25-22 e 25-14) e do Sports Madeira (25-17; 25-18 e 25-21). Frente aos fortes conjuntos insulares, a jovem equipa bracarense não conseguiu exibir-se ao mesmo nível das duas últimas jornadas, comprometendo desta forma a sua aspiração de qualificar-se para a fase dos primeiros.

Nesta jornada dupla, o SCBraga deslocou-se à ilha da Madeira, levando consigo na bagagem a esperança de causar alguma surpresa e derrotar a equipa do Câmara de Lobos, visto o Sports Madeira estar claramente num outro patamar competitivo.

No Sábado, e frente à formação de Câmara de Lobos, as arsenalistas entraram algo “sonolentas” na partida, o que lhes custou o 1º set (25-17). O segundo parcial foi o melhor da equipa bracarense. Lutando sempre ponto a ponto, as atletas do Prof. João Lucas deixaram no entanto escapar este set (25-22) para as insulares, fruto de alguns erros nos momentos decisivos. O terceiro e último set foi completamente dominado pelo Câmara de Lobos, que não deu qualquer hipótese ao conjunto da cidade dos Arcebispos. 25-14 foi o score final.

A performance menos conseguida ao nível do bloco (incapaz de parar as centrais e as entradas adversárias) e da recepção por parte das arsenalistas revelou-se preponderante neste desfecho final por 3-0.

No domingo, e frente ao actual líder invicto da A1, o Sports Madeira, as esperanças de vitória eram escassas ou, na realidade, nulas. Com um conjunto muito experiente e rotinado, as madeirenses venceram de forma fácil as suas adversárias bracarenses.

As centrais insulares (de origem brasileira), sempre muito bem municiadas pela sua distribuidora, fizeram autêntica miséria no bloco arsenalista. Com o resultado final a ser fixado em 3-0 (25-17; 25-18 e 25-21), o Sports Madeira mostrou nesta partida que é claramente o mais sério candidato à vitória final no campeonato nacional.

Em termos de classificação, as posições começam a ficar definidas, com as quatro equipas das ilhas, conjuntamente com o Trofa e o Gueifães, a colocarem-se em boas condições de seguirem para a fase final dos primeiros, relegando assim SCBraga, Ala e Leixões para a fase final dos últimos.

No próximo domingo, pelas 17h30, o SCBraga recebe o CATrofa e poderá aproveitar alguma falta de confiança devido às duas derrotas sofridas neste fim-de-semana na Madeira.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

terça-feira, dezembro 04, 2007

Voleibol UMinho Hi5


O SCBraga este ganhou mais uma fiel falange de apoio: "a malta" do voleibol de recreação da UMinho. Um grupo de alunos da Universidade do Minho com uma paixão pelo voleibol, tem vindo, jogo após jogo, a acompanhar a equipa nas suas deslocações e a apoia-la de uma forma entusiasmante, como foi o caso do jogo com o CATrofa.

Fica aqui o link no Hi5 para este grupo de adeptos do nosso clube e do voleibol.

segunda-feira, dezembro 03, 2007

SCBraga elimina VitóriaSC da Taça

O SCBraga derrotou por 3-1 (25-21; 23-25; 25-15 e 25-17) o Vitória de Guimarães, eliminando desta forma a equipa da Cidade Berço da Taça de Portugal. Apesar do set consentido, as arsenalistas não deram qualquer hipótese às suas adversárias neste dérbi minhoto, que fica marcado pela 1ª derrota do Vitória na presente temporada.

O 1º sorteio da Taça de Portugal ditou um sempre “apetecido” Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães, quer seja ele no futebol, basquetebol ou voleibol. Com uma enorme falange de apoio – as bancadas do Pavilhão da Universidade do Minho encheram-se de “vermelho” – e moralizadas pela recente vitória frente ao Ala de Gondomar, as arsenalistas partiam para este embate como a equipa favorita à vitória final.


Se à partida o Vitória se apresentava como uma equipa que poderia potencialmente causar alguma surpresa nesta eliminatória (a equipa de Guimarães possui um lote de atletas já veteranas e lidera a A2 sem derrotas), desde muito cedo as atletas comandadas pelo Prof. João Lucas deixaram bem vincado o contrário.

O 1º set foi um bom exemplo disso. Entrando muito bem, com um serviço agressivo e um bloco muito forte, as bracarenses fecharam rapidamente o parcial a seu favor com um score de 25-21.


O 2º set, o único “conquistado” pelo Vitória, tem mais demérito do SCBraga, do que propriamente mérito do adversário. Tendo estado a vencer por 7 pontos numa fase intermédia deste parcial, as bracarenses somaram erro (alguns infantis) atrás de erro. O Vitória soube aproveitar e fechou a contenda a seu favor com um 23-25.

Os restantes parciais, 3º e 4º, foram quase idênticos. Após a chamada de atenção dos técnicos do SCBraga, João Lucas e Tó Martins, as arsenalistas puseram em campo o seu voleibol de A1 e “cilindraram” o Vitória por 25-15 e 25-17, não deixando margem para dúvidas que em Braga mandam as de vermelho.


No final da partida, e visivelmente satisfeito, o Prof. João Lucas confidenciava-nos que “o Vitória nunca conseguiu receber em boas condições o nosso excelente serviço e nunca conseguiu que o seu ataque nos criasse grandes dificuldades ao bloco e à defesa. Foi uma vitória justa da melhor equipa em campo, uma equipa extremamente jovem mas que continua de jogo para jogo a subir de rendimento.”


Este duelo minhoto que decorreu sem qualquer tipo de incidente fica marcado pela excelente arbitragem da dupla internacional, Avelino Azevedo e Arnaldo Rocha, e pela boa afluência de público às bancadas do Pavilhão da Universidade do Minho. Aqui há a destacar o sempre e incondicional apoio da claque Bracara Legion, que ao longo destes últimos dois anos tem sempre acompanhado e apoiado a equipa de uma forma exemplar.

No próximo fim-de-semana as arsenalistas viajam até à Madeira onde as esperam dois jogos de grande dificuldade: no sábado frente ao Câmara de Lobos e no domingo frente ao Sports Madeira (actual líder da prova). Uma vitória do SCBraga no sábado relançaria esta equipa para a 2ª volta do Campeonato e poderá ser determinante para um ainda possível apuramento para a fase dos primeiros.

Frente ao Vitória de Guimarães o SCBraga alinhou com o seguinte “sete inicial”:
Xana Fernandes (libero); Sara Barata e Bárbara Julião (centrais), Kariny Silva e Sara Bernardo (pontas), Vânia Lages (oposta) e Catarina Dias (distribuidora).
Jogaram ainda: Marta Silva, Telma Nunes, Luísa Rocha e Xana Machado.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves