segunda-feira, novembro 26, 2007

SCBraga “fecha” e convence na primeira vitória


O SCBraga conseguiu a sua primeira vitória na A1 feminina ao derrotar o Ala de Gondomar no reduto deste, por uns convincentes 3-1 (16-25; 25-20; 25-20 e 25-21). Com esta vitória no fecho da 1ª volta do campeonato, as bracarenses deixaram em Gondomar uma prova inequívoca do seu potencial, praticando um voleibol rápido e com boas combinações atacantes.

Gondomar voltou a ser palco de mais um duelo entre duas das melhores, senão as melhores, escolas de formação do voleibol feminino nacional: a do SCBraga e a do Ala Nun’Alvares. Frente a frente estiveram duas equipas muito jovens e recheadas de promissoras atletas que regularmente são chamadas aos trabalhos das Selecções Nacionais A e Júnior.


Com o árbitro internacional Arnaldo Rocha a dar o apito inicial, o SCBraga foi a equipa que melhor entrou neste set inicial. Com um serviço muito forte e uma recepção precisa, as arsenalistas conseguiram uma vantagem inicial de 12-8. O Ala então ripostou, e com um acerto incrível do seu bloco e as centrais a fazer a diferença, reverteu por completo a marcha do marcador, acabando por justamente fechar este set (16-25) a seu favor.


Nos dois seguintes parciais, as arsenalistas conseguiram “desviar-se” do bloco gondomarense, e mantendo sempre a pressão através de um serviço agressivo, provocaram imensas dificuldades à algo débil recepção gondomarense. Na segunda metade de ambos os sets, o conjunto orientado pela dupla João Lucas e Tó Martins, conseguiu “cavar” uma diferença de 4 pontos que soube sempre gerir até ao final. 25-20 foi então o resultado com o qual o SCBraga fechou a seu favor os 2º e 3º sets.


O quarto e último set viria a ser o mais emocionante. Há semelhança do que havia sucedido nos parciais anteriores, o SCBraga entrou melhor, chegou aos 18-12, mas depois, e fruto de alguns erros, deixou o Ala apontar 6 pontos de uma só vez! Foi então que o desconto de tempo pedido pelo técnico arsenalista provou ser providencial. A equipa recuperou a tranquilidade, tornou a acelerar o ritmo e acabou por fechar este set (25-21) e a partida (3-1), a seu favor.



No SCBraga o destaque vai para as exibições da libero Xana Fernandes (a receber e a defender), para a distribuidora Catarina Dias, para a ponta Sara Bernardo, para a oposta Vânia Lages (boa estreia no sete inicial) e para a central Sara Barata. Por parte do Ala, temos a destacar a exibição da central Rita Matos.



O Sporting de Braga frente ao Ala de Gondomar alinhou com o seguinte “sete inicial”:
Xana Fernandes (libero); Sara Barata e Bárbara Julião (centrais), Kariny Silva e Sara Bernardo (pontas), Vânia Lages (oposta) e Catarina Dias (distribuidora).
Jogaram ainda: Marta Silva, Luísa Rocha e Xana Machado.

O Campeonato Nacional vai parar no próximo fim-de-semana para dar lugar à Taça de Portugal. O sorteio ditou um Sporting de Braga/Vitória de Guimarães a realizar no próximo sábado pelas 15H00 no pavilhão da Universidade do Minho.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

segunda-feira, novembro 12, 2007

SCBraga assusta campeão CATrofa


Em partida da 7ª jornada da A1 de voleibol feminino, SCBraga e CATrofa mediram forças num embate (teoricamente) de David contra Golias. A jogar em casa, as trofenses tiveram que suar para levar de vencida por 3-1 (25-16; 23-25; 25-16 e 25-19) as aguerridas atletas arsenalistas.

CATrofa e SCBraga proporcionaram aquele que foi provavelmente o mais emocionante e electrizante confronto da 7ª jornada da A1 feminina. Frente a frente estavam duas equipas de universos diferentes. De um lado, o experiente CATrofa, com o orçamento mais elevado da A1, diversos títulos nacionais e duas estrangeiras de elevada qualidade. Do outro, o jovem SCBraga com o orçamento mais baixo da A1, a realizar o ano de estreia na divisão maior do voleibol nacional, sem estrangeiras e com 10 atletas das 11 convocadas, a saírem das suas escolas de formação.

Com o inicio do 1º set a marcar-se por um taco a taco, enganaram-se aqueles que vaticinaram uma pesada derrota do SCBraga, e enganaram-se aqueles que diziam que as arsenalistas iriam ser “esmagadas”. Batendo-se de igual para igual, as bracarenses chegaram mesmo a meio do set a liderar por 14-12. No final, e apesar deste parcial ter sido fechado a favor das trofenses por 25-16, a sua recta final ficou marcada por pontos obtidos com muita sustentação de bola.


O 2º set foi uma réplica do 1º, salvo uma excepção: o bloco do SCBraga. Este confronto com o CATrofa fica marcado pelo “surgimento” do bloco arsenalista na A1. Finalmente as atletas comandadas pelo Prof. João Lucas conseguiram parar na rede grande parte do volume atacante das suas adversárias. Com o parcial a ser disputado no limite, o bloco arsenalista fez a diferença nos pontos cruciais deste set, que acabou fechado 25-23 a favor do SCBraga.

Os restantes parciais (3º e 4º) que ditaram a vitória da equipa da Trofa, ficaram marcados mais uma vez, não tanto pelo mérito ou superioridade das adversárias, mas sim pelos erros (algo naturais) das arsenalistas em momentos chave dos respectivos sets. 25-16 e 25-19 são os números que não espelham no entanto o equilíbrio que sempre pautou estes dois parciais.



No final, e visivelmente agradado com o desempenho das suas atletas, João Lucas comentava que “apesar do Sporting de Braga não poder contar, mais uma vez, com a sua “ponta” Luísa Rocha (a recuperar de uma lesão) e de a sua distribuidora (Catarina Dias) não ter jogado nas melhores condições físicas, podemos afirmar que esta foi a partida em que conseguimos manter durante mais tempo um elevado ritmo de jogo. Finalmente conseguimos “fazer aparecer” o nosso bloco e só não conseguimos equilibrar ainda mais o resultado nos sets que perdemos - mais por demérito nosso do que mérito do adversário - pois continuamos a cometer alguns erros infantis nas partes finais dos sets.”



Em jeito de conclusão o técnico arsenalista afirmou que “apesar de ainda não termos vencido qualquer encontro nesta nossa estreia na A1, é evidente, que de jogo para jogo, temos continuamente vindo a crescer. É também evidente o maior entrosamento da distribuidora com as suas atacantes. Sei que apesar da juventude e inexperiência das minhas jogadoras, elas são efectivamente jogadoras de A1, com grande capacidade, com um futuro risonho à sua frente e sobretudo são atletas que dá gosto ver jogar! Nunca baixam os braços, não desistem, lutam até ao fim e que podem, e devem, sentir-se orgulhosas no final de cada encontro.”



O Sporting de Braga frente ao Académico da Trofa alinhou com o seguinte “sete inicial”:
Xana Fernandes (libero); Telma Fernandes e Bárbara Julião (centrais), Kariny Silva e Sara Bernardo (pontas), Sara Barata (oposta) e Catarina Dias (distribuidora).
Jogaram ainda: Vânia Lages, Marta Silva, Xana Silva e Xana Machado.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

quarta-feira, novembro 07, 2007


Em fim-de-semana de jornada dupla, o SCBraga recebeu em sua casa no sábado o Ribeirense, e no domingo o Câmara de Lobos. Se frente às açorianas do Ribeirense (vice-campeãs nacionais) a derrota por 3-0 (13-25, 21-25 e 12-25) não sofre contestação, já frente às madeirenses do Câmara de Lobos, a derrota por 3-0 (19-25, 20-25 e 22-25) não espelha a realidade daquilo que se passou em campo.

O SCBraga apesar da série de derrotas que tem sofrido nesta sua época de estreia na A1, tem vindo a crescer de jogo para jogo, colocando cada vez mais dificuldades às equipas rivais mais experientes, conseguindo bater-se de igual para igual em longos períodos de jogo.

Na Universidade do Minho, no sábado, frente ao Ribeirense, o público deu por bem empregue o seu tempo, pois assistiu a um bom espectáculo de voleibol. As atletas comandadas pelo Prof. João Lucas entraram bem na partida, a equilibrar os sets na sua parte inicial, contra uma equipa candidata ao titulo nacional, recheada de estrangeiras e que na época passada foi vice-campeã nacional. Os parciais do jogo mostram que o Ribeirense obteve uma vitória justíssima por 3-0 com os parciais a ficarem em 13-25, 21-25 e 12-25. Apenas no 2º parcial o Braga conseguiu o equilíbrio no marcador até ao final do set, mas mais uma vez a juventude da equipa custou-lhe este parcial, fruto de erros nos momentos chave.

No Domingo, o SCBraga recebeu o Câmara de Lobos, equipa que possui 4 estrangeiras no seu plantel, mas que mesmo assim é um conjunto de um nível muito semelhante ao do SCBraga. No final da partida, e apesar de uma derrota por 3-0 (19-25, 20-25 e 22-25), quem presenciou este encontro ficou com a sensação que a vitória esteve ao alcance das arsenalistas.

Estando sempre em vantagem no marcador até sensivelmente aos 17/18 pontos, as arsenalistas porém nunca conseguiram cavar nestas alturas a tão importante vantagem de 3 a 4 pontos que daria uma tranquilidade mental extra à equipa.

Nestes momentos, o Câmara de Lobos foi mais forte mentalmente, cometeu menos erros, surgindo aqui também a sua experiente e desequilibradora oposta a fazer a diferença. O bloco que na época transacta era uma das armas do SCBraga, neste jogo não existiu.

O Sporting de Braga nestes dois jogos alinhou com o seguinte “sete inicial”:

Xana Fernandes (libero); Telma Fernandes e Bárbara Julião (centrais), Luísa Rocha e Sara Bernardo (pontas), Sara Barata (oposta) e Catarina Dias (distribuidora).
Jogaram ainda: Kariny Silva, Vânia Lages, Marta Silva, Xana Silva e Xana Machado.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

sexta-feira, novembro 02, 2007

SCBraga deixa fugir 1ª vitória na A1



No arranque da 4ª jornada da A1 feminina, o Leixões venceu o SCBraga por 3-2 (25-17, 21-25, 19-25, 25-21 e 15-9) numa espectacular partida de voleibol em que as forasteiras tiveram tudo para ganhar. Frente a uma veterana equipa leixonense, as jovens arsenalistas voltaram a cometer alguns erros nos momentos capitais da partida, deixando assim fugir a oportunidade de alcançar o primeiro triunfo nesta prova.

O SCBraga fez-se descolar a Matosinhos na passada quinta-feira, 1 de Novembro, para defrontar a equipa local, o Leixões. Entrando melhor na partida, as leixonenses averbaram o 1º set por 25-17. As arsenalistas mostraram-se muito nervosas neste parcial. Os seguintes dois sets foram totalmente dominados pelo SCBraga (21-25 e 19-25), o que não faria esperar a reviravolta que se veio a suceder. Estando em vantagem no 4º set, as atletas do SCBraga não conseguiram capitalizar a seu favor essa diferença, deixando o Leixões vencer este parcial (25-21) e empatar a contenda.

No 5º e decisivo set, as leixonenses aproveitaram os erros das suas adversárias para abrir logo no inicio do parcial uma vantagem de quatro pontos. No final, o Leixões fechou o set (15-9) e a partida (3-2) a seu favor, “roubando” assim aquele que poderia ter sido o primeiro triunfo na A1 do SCBraga.

Em destaque esteve mais uma vez a “júnior” Sara Bernardo, melhor pontuadora da equipa nos últimos jogos e uma das jovens promessas bracarenses e do voleibol nacional. Destaque ainda para a progressiva subida de forma da ponta, Luísa Rocha e da central, Bárbara Julião.

O Sporting de Braga frente ao Leixões alinhou com o seguinte “sete inicial”:

Xana Fernandes (libero); Telma Fernandes e Bárbara Julião (centrais), Luísa Rocha e Sara Bernardo (pontas), Sara Barata (oposta) e Catarina Dias (distribuidora).
Jogaram ainda: Kariny Silva, Vânia Lages, Marta Silva, Xana Silva e Xana Machado.

Este fim-de-semana o SCBraga disputada uma jornada dupla, recebendo no sábado pelas 17h00 o Ribeirense (Vice-Campeão Nacional) dos Açores e no domingo pelas 17h00, o Câmara de Lobos da Madeira.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves.