segunda-feira, outubro 29, 2007

SCBraga sofre derrota por 3-0 às mãos do Sports Madeira


O SCBraga recebeu este domingo em sua casa o Sports Madeira, um dos mais fortes candidatos à conquista do título da A1 feminina. Numa partida marcada por momentos de grande espectacularidade, o Sports Madeira como seria de esperar demonstrou a sua superioridade e levou de vencida a aguerrida equipa bracarense por 3-0 (25-12; 25-19; 25-14).

À 3ª jornada da A1 feminina, o SCBraga defrontou um dos mais sérios candidatos à vitória final nesta competição: o Sports Madeira. Com um lote de atletas muito experientes, das quais se destacam cinco estrangeiras de elevado nível técnico (fazem a diferença), a equipa insular demonstrou em Braga ter as armas necessárias para atacar o tão ambicionado ceptro.

No início de cada um dos parciais disputados, o SCBraga jogou “taco a taco” com a equipa madeirense, mas após este equilíbrio inicial, inexplicavelmente, as arsenalistas como que “entregavam” o set, fruto de erros de recepção e de ataque, permitindo que as madeirenses ganhassem uma vantagem confortável no resultado e jogassem sem pressão, à vontade.

Com o score final a ficar num esclarecedor 3-0 favorável à equipa forasteira, ficou-se com a sensação que o desequilíbrio no marcador, principalmente nos 1º (25-12) e 3º (25-14) sets, aconteceu mais por demérito do SCBraga, que por mérito do adversário. O 2º set foi muito equilibrado, e houve momentos em que quem estava a assistir poderia pensar que as arsenalistas poderiam causar sensação. No final este parcial foi encerrado pelas madeirenses com um 25-19.

A justiça da vitória do Sports Madeira é inquestionável. Possui um conjunto muito equilibrado, com 2 centrais fortes no jogo rápido, uma distribuidora que municia e acelera muito bem o jogo e uma ponta fortíssima e completa, quer a atacar (fez miséria com os seus ataques de 2ª linha) quer a defender, quer a servir, quer a receber.

Foi uma partida de um recorte técnico elevado, com excelentes momentos de parte a parte, e que apesar da derrota bracarense, foi certamente do agrado do público que acorreu ao excelente pavilhão da Universidade do Minho.

No final do encontro ouvimos o técnico da equipa bracarense, Prof. João Lucas, que nos disse que “os jogos são sempre momentos de avaliação do nosso trabalho e que apesar da derrota por números, que penso que serem exagerados, digo-lhe que de uma forma global avalio positivamente o trabalho da minha equipa neste jogo: em todos os 3 sets, tivemos momentos muito bons, em que conseguimos acelerar o jogo, jogar de igual para igual e equilibrar o resultado. Relativamente ao jogo anterior com o Gueifães, estivemos bem melhores. Mas o Sports Madeira, para além de ser uma equipa muito experiente, mostrou aqui, que é uma grande equipa, pois capitalizou a seu favor alguns momentos nossos menos bons. É claro que estou preocupado com esses momentos menos bons, mas também registo com satisfação esses momentos muito bons do Braga. Tenho a certeza que a equipa, com o acumular dos treinos e dos jogos, continuará o seu processo normal de entrosamento e de crescimento, pois acredito que esses tais momentos bons, serão cada vez mais estáveis, mais duradouros e mais consistentes. Já sabíamos que o Sports Madeira não fazia parte do nosso campeonato. É uma equipa com responsabilidades, com orçamento e objectivos muito diferentes dos nossos. E portanto esta derrota tem que ser rapidamente ultrapassada pois já na próxima 5ª feira, teremos um jogo em Matosinhos do nosso Campeonato e que naturalmente queremos ganhar.”

O Sporting de Braga frente ao Sports Madeira alinhou com o seguinte “sete inicial”:

Xana Fernandes (libero); Telma Fernandes e Bárbara Julião (centrais), Kariny Silva e Sara Bernardo (pontas), Sara Barata (oposta) e Catarina Dias (distribuidora).
Jogaram ainda: Luísa Rocha, Vânia Lages, Marta Silva, Xana Silva e Xana Machado.

Na próxima semana, o SCBraga desloca-se dia 1 (5ª feira) a Matosinhos para defrontar o Leixões e no fim-de-semana terá jornada dupla, recebendo sábado pelas 17H00 na Universidade do Minho a equipa açoriana do Ribeirense e no Domingo, também pelas 17H00, a equipa madeirense do Câmara de Lobos. Enquanto as equipas portuguesas de futebol se vão queixando de terem que fazer 2 jogos numa semana, no Voleibol, as equipas são obrigadas a realizarem 4 jogos numa semana. É apenas e só, o dobro.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

1 comentário:

Anónimo disse...

boas...
antes de mais fica o meu agrado pela melhoria no jogo jogado da nossa equipa em relação ao jogo contra o Gueifães, pois esta equipa começa a mostrar o seu verdadeiro valor que todos conhecemos, a espaços é verdade, contudo temos uma equipa muito jovem e é natural que acuse alguma inesperiência em determinados momentos fruto dessa juventude. Treino após treino, jogo após jogo esta equipa tem que ter espirito e pensamento positivo de modo a encarar o adversário com confiança, seja ele quem for. Apesar de já ter defrontado equipas mais fortes, nunca deitaram a toalha ao chão e nem o devem fazer, pois o espirito e o pensamento positivo com que devem encaram os jogos deve permanecer desde o primeiro ao último ponto do jogo, independentemente do resultado que esteja a acontecer.

FORÇA SCBRAGA!!!
FORÇA MENINAS!!!

Quinta-feira vamos lá vencer o Leixões!!!


Ricardo
SCB 1921