sábado, outubro 06, 2007

SCBraga de novo entre os melhores!


O SCBraga escreveu esta sexta-feira no Porto mais uma página na história do voleibol nacional ao bater por 3-1 (25-15; 21-25; 25-22 e 25-23) o Boavista na 2ª mão do Play-Off. Com este triunfo, o emblema arsenalista garantiu 25 anos depois da sua última presença na A1, um lugar entre as melhores equipas do voleibol nacional feminino.

Na Invicta, e com a bancada do Pavilhão Fontes Pereira de Melo completamente cheia, o Boavista ainda acalentava a esperança de causar surpresa e levar de vencida o jovem e compacto conjunto arsenalista.

Ao SCBraga, após ter derrotado por 3-0 as axadrezadas na 1ª mão do Play-Off, bastava-lhe apenas vencer um set nesta 2ª mão para assegurar desde logo a sua subida ao escalão maior do voleibol feminino nacional: a A1.

Entrando no 1º set com o propósito de arrumar logo ali com a contenda, as atletas bracarenses impuseram o seu voleibol mais rápido e técnico. Com Catarina Dias (distribuidora) a canalizar muito do jogo de ataque para a Zona 4, as entradas Kariny Silva e Luísa Rocha “bombardearam” autenticamente o conjunto axadrezado. Foi então que com alguma naturalidade o SCBraga venceu este parcial por 15-25, e assegurou logo ali a sua tão almejada subida à elite do voleibol nacional.

A partir daqui, o conjunto orientado pelo Prof. João Lucas limitou-se a gerir o esforço e o resultado. O técnico arsenalista aproveitou os sets seguintes para dar minutos de jogo às atletas menos utilizadas neste início de época. O Boavista por sua vez nunca baixou os braços, e mantendo sempre uma atitude aguerrida, ainda conseguiu vencer o 2º set por 25-21, mas não teve “pedalada” para o SCBraga quando este acelerou outra vez o ritmo de jogo e fechou os 3º e 4º sets por 22-25 e 23-25.

25 anos depois das equipas femininas do Sporting de Braga terem andado durante muitos anos entre as melhores equipas do voleibol português, e seis anos após o clube ter reeditado o voleibol em Braga com uma equipa de Juvenis provinda da escola de Lamaçães, elas aí estão de novo entre as melhores. É o culminar de uma longa marcha que torna a colocar o emblema arsenalista e as suas atletas no patamar mais alto do voleibol de competição nacional.

Ficam agora aqui para a história do clube e da cidade, os nomes dos grandes responsáveis por este regresso do voleibol bracarense ao palco principal do voleibol português:
Xana Fernandes e Marta Silva (liberos), Bárbara Julião, Telma Fernandes e Sara Bernardo (centrais), Kariny Silva, Luísa Rocha e Xana Silva (pontas), Sara Barata e Vânia Lages (opostas), Catarina Dias e Xana Machado (distribuidoras), João Lucas e Tó Martins (treinadores), Mila Soares (fisioterapeuta), Nuno Gonçalves (delegado e assessor de imprensa), Céu Faria (Vice-Presidente), Mina Rodrigues e Daniel Caridade (directores).

É importante assinalar que esta equipa é essencialmente um produto das escolas de formação do Sporting de Braga, constituída por atletas muito jovens, habituadas ao sucesso desportivo, todas campeãs nacionais nos vários escalões de formação e com três atletas de Selecção Nacional A. Mas não se pense que o sucesso deste grupo só se vê dentro das quatro linhas. De um lote de 12 atletas, 11 são estudantes universitárias, todas elas com aproveitamento escolar positivo, fruto de uma gestão adequada entre o trabalho que se exige para o sucesso académico, e o trabalho que se exige para o sucesso desportivo.

E agora? Que futuro para esta equipa?

Confidenciava-nos o treinador desta equipa, Prof. João Lucas, “que a aposta esta época e a partir do momento que estamos na A1, é claramente na manutenção. Dada a recente desistência da Lusófona, o Campeonato da A1 irá ficar apenas com 9 equipas o que quer dizer que pelos actuais regulamentos federativos, na próxima época nenhuma das equipas descerá de divisão. Assim sendo, penso que o nosso objectivo para esta época deverá ser o apuramento na 1ª fase, para a série dos primeiros, o que equivale a dizer que teremos que classificar-nos nos seis primeiros lugares. Não será fácil mas é absolutamente possível. Na minha opinião e não tendo neste momento muitas indicações sobre a maioria das equipas adversárias penso que Ribeirense, Câmara de Lobos, Trofa e Sport Madeira lutarão mais uma vez pelo titulo nacional e depois pelos dois lugares que ficarão em aberto para a série dos primeiros teremos certamente uma luta entre Gueifães, Clube K, Leixões, Ala de Gondomar e Braga.

Sei que tenho uma equipa muito jovem, apenas 2 atletas já têm experiência de A1 e necessitaremos de algum tempo para nos adaptarmos ao nível e ritmo de jogo das melhores equipas. Ao contrário das principais candidatas ao titulo, só temos atletas nacionais e o nosso orçamento será certamente o mais baixo da A1 e será certamente mais baixo que o de muitas equipas da A2.

As nossas ambições são e serão sempre realistas e não poderemos colocar em causa ou sequer em risco a continuidade do voleibol nos vários escalões do clube, mesmo que isso nos custe a perda de algumas atletas para clubes que pagam ou prometem pagar ordenados significativos. Bastará estar atento à longa lista de clubes que têm acabado nestes últimos anos, fruto muitas vezes da ambição irrealista de directores e treinadores. Tenho consciência que o grande capital do Sporting de Braga é o muito trabalho e a grande dedicação de todos os directores, treinadores e atletas do clube e os nossos grandes investimentos terão sempre de ser feitos na formação de qualidade que fazemos e por outro lado teremos de continuar a cultivar activamente, sentimentos e valores que parecem arredados da competição desportiva como a amizade, o “amor à camisola” e a solidariedade.

O Campeonato começa já no próximo dia 13 com uma deslocação aos Açores para defrontar o Clube K e parece-nos que esta pode ser uma das equipas do “nosso” campeonato. Sabemos apenas que possuem algumas atletas brasileiras, que já têm alguma experiência da A1 mas como equipa estreante que somos vamos naturalmente tentar surpreender e vencer este 1º encontro o que nos daria uma forte motivação para o longo campeonato que se aproxima.”

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

4 comentários:

Luis Caldas disse...

Tal como disse a alguns de vós no fim da época passada, conseguimos atingir o objectivo...

Parabéns a todos...

Finalmente também Braga está no topo do Voleibol Nacional.

Anónimo disse...

finalmente fez-se justiça...
parabéns a todos...



SCB1921

Anónimo disse...

Mto justa a vitoria...mto justa a subia!!.Fz-x justiça!!!.
Uma vzx eu xeguei a dzr,"...a esperança é a ultima a morrer...".
Tenho pena de nao poder estar tambem na equipa :(.Mas nao se pode fzr nada para contrariar...mas eatrei sp lá no kantinho da bancada a torcer!!.

bjhnx gandx pa tdx
Aninhas #11

Anónimo disse...

Os meus PARABÉNS a toda equipa de Braga pela passagem A1...tenho acompanhado a voça temporada pela Sara Barata...é complicado ir do Alentejo até aí...

Parabéns...