segunda-feira, outubro 01, 2007

SCBraga a caminho da A1


Sporting de Braga e Boavista disputaram este domingo em Braga, o primeiro jogo do Play-Off que vai determinar qual destas equipas disputará o Campeonato Nacional Feminino da A1, temporada 2007/08. Ao vencer sem grandes dificuldades por 3-0 (25-19, 25-14 e 25-15) as axadrezadas, as arsenalistas orientadas pelo Prof. João Lucas deram um passo de gigante em direcção à A1.

SCBraga e Boavista reeditaram no passado domingo um dos maiores duelos do desporto nacional, que desta vez não teve como palco o relvado no Municipal de Braga, mas sim as bem emolduradas bancadas do pavilhão da Universidade do Minho.

Com uma vaga por preencher na divisão maior do voleibol português, arsenalistas e axadrezadas, disputam entre si um Play-Off a duas mãos que irá determinar então qual destes dois históricos emblemas vai ocupar a tão ambicionada vaga na A1.

Para esta primeira mão do Play-Off, o SCBraga apresentou-se com um 7 inicial bastante renovado relativamente ao que actuou na época anterior. Kariny Silva, Sara Bernardo (ex-juniores), Luísa Rocha e Telma Nunes (ex-atletas do AVC) foram as caras novas que alinharam ao lado das “veteranas” arsenalistas, Catarina Dias (capitã), Sara Barata e Xana Fernandes.

Com a dupla de arbitragem a dar o apito inicial, o 1º Set viria a ser o único em que o Boavista incomodou o SCBraga, chegando mesmo a dispor de uma vantagem de 5 pontos (11-16). Nesta altura, um desconto de tempo pedido pelo técnico bracarense João Lucas, serviu para corrigir alguns erros e fazer alguns acertos. No reinício do Set, as arsenalistas viraram a marcha do marcador, acabando por vencer pelo parcial de 25-19. A partir dai, o SCBraga comandou de uma forma imperial, jogando sempre em vantagem no marcador. Era por demais evidente a superioridade física, técnica e táctica das arsenalistas face às boavisteiras. Estas nunca conseguiram contrariar o bom desempenho do serviço bracarense ao longo de toda a partida, bem a maior eficácia de ataque e de bloco. Os parciais de 25-14 e 25-15 evidenciam bem esta superioridade. O Boavista no jogo da 2ª volta terá que produzir muito mais se ainda sonha com o apuramento para a A1.

Pelo SCBraga há a destacar as boas estreias de Kariny Silva e Sara Bernardo que estiveram em excelente nível, quer na rede quer no fundo do campo, confirmando os créditos com que vinham rotuladas. Quem também esteve em plano de destaque foi a oposta Sara Barata, que mais uma vez demonstrou ser um muro de betão no que toca ao bloco.

Após este importante triunfo, tudo aponta pois para que a cidade de Braga possa voltar a ter uma equipa feminina no escalão mais alto do voleibol português, seguindo o que já acontece ao nível do masculino com outras modalidades, como o andebol do ABC ou o futebol do SCBraga. Tudo se encaminha então para que o departamento de voleibol do SC Braga se possa sentir de alguma forma recompensado por todo o trabalho que tem desenvolvido nos últimos seis anos, quando decidiu reactivar a modalidade no clube com uma equipa de Juvenis.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

8 comentários:

Anónimo disse...

Ora aí está....3-0!

Sabiamos que iria ser "sem espinhas"...e praticamente acertamos nos valores dos parciais...hihihih..

Agora só falta mais difícil! O último jogo.

Mais uma semana excelente de treinos, para todas.

Bjs e Abraços meus e da Irina para todos.

Anónimo disse...

É assim mesmo, garra e atitude como demonstraram neste jogo, só assim conseguirão alcançar este objectivo (A1).

Parabéns meninas!
Sexta há mais!

Paulo disse...

Parabéns pela vitória.
Tive oportunidade de ver grande parte do jogo e fiquei impressionado com o apoio à volta do Braga. Ainda bem que assim é.
Notei que a equipa do Braga entrou demasiado nervosa e isso podia ter-lhe custado o 1.º set, se o Boavista fosse uma equipa mais equilibrada e concentrada. No 2.º set, o Braga entrou mais confiante e conseguiu logo uma boa vantagem pontual que tranquilizou a equipa.

Anónimo disse...

Caros Amigos,

Tenho vindo, ao longo destes 3 anos, a acompanhar esta magnífica equipa (atletas e treinadores) que, fruto do seu sacrifício e dedicação extremas, conseguiram fazer com que o Voleibol em Braga tenha crescido de uma forma exponencial, em tão curto prazo...
Tenho de igual modo, acompanhado a evolução do vosso Blog e Site Oficial do Voleibol (http://voleibol.planetaclix.pt/scb/scbraga.html)que, por muito estranho que pareça, NÃO FEZ QUALQUER ANÚNCIO AO JOGO FUNDAMENTAL QUE SE REALIZOU NO DOMINGO, frente à equipa do Boavista!
Caros amigos, como é que é possível nem sequer uma referência até ao momento, acerca da magnífica exibição deste domingo, nem do resultado obtido?
Boa sorte para 6ªfeira! Mais uma vez, espero ficar a festejar o vosso triunfo, e o "renascer" do Voleibol ao mais alto nível na nossa cidade.

Anónimo disse...

entao a vossa ex atleta espanhola traio vos....
esta no vsc, novamente...é uma traidora

Anónimo disse...

Este tipo de comentarios sobre as outras atletas n deviam ser aceites pois todas contribuiram para q a equipa neste momento tivesse a oportunidade de subir à A1. Ela fez a sua opçao e tem q ser respeitada!! abraço para esta equipa fantastica

Anónimo disse...

ora bem....

posso dizer que acompanhei esta equipa desde o tempo do 1º braga juniores, aquando jogadores juvenis. Surpreenderam-me sempre, pois cada vez ia ganhando mais, jogos dificeis contra grandes equipas etc... Agora já estao num ponto que superou as minhas expectativas.
Fico triste por ver que algumas amigas minhas que jogavam nesse tempo ja nao estejam presentes, mas faz parte do processo de evoluçao de qualquer equipa.
Desejo-vos a maior das sortes e felicidades a todas e todos. Honrem o SCB.

Anónimo disse...

Ora nem mais...tb sou da opniao que nao deveriam de aceitar tais comentarios sobre atletas dedicadas,e que deixaram o clube por opçao.FORAM ESSAS ATLETAS QUE CONTRIBUIRAM PARA SE XEGAR A ONDE SE XEGOU.