segunda-feira, março 19, 2007

SCBraga acaba com as esperanças Azuis


Na última jornada desta 2ª fase da A2, o SCBraga bateu por 3-2 o Belenenses, deitando por terra qualquer esperanças que a equipa da Cruz de Cristo ainda tivesse de passar à Fase Final. Na outra partida desta 6ª jornada, o Ala de Gondomar bateu como seria de esperar o CDPóvoa por 3-0.

Decorreu sem surpresas, esta última jornada da 2ª fase, com o Sporting de Braga a bater o Belenenses por 3-2 e com a equipa do Ala de Gondomar a garantir a presença na fase final, após vencer em casa por 3-0, a equipa da Póvoa. Saem pois, do palco das decisões do título nacional, mais duas equipas (Belenenses e Póvoa) e continuam em cena as 2 primeiras classificadas desta 2ª fase continental (Sporting de Braga e Ala de Gondomar). O lote final de equipas que irão disputar o titulo e a subida à A1 na Fase Final só ficará completo quando terminar a série dos Açores e se finalmente souber quem será o representante das ilhas.

Relativamente ao jogo com o Belenenses, que era apontado no inicio da época como grande candidato ao título nacional, o SCBraga fez alinhar o seu 7 habitual com Catarina Dias na distribuição, Cátia Faria e Alexis Rodrigues na Zona 3, Bárbara Julião e Raquel Costa na Zona 4, Sara Barata na Zona 2, e finalmente, Xana Fernandes como libero.

Iniciando muito bem esta partida, as arsenalistas venceram o 1º set por 25-22. O Belenenses ripostou, e ao vencer o 2º set por 20-25 empatou a partida.

Pedindo mais concentração às suas atletas, a dupla João Lucas/João Silva, pediu mais colocação no serviço (agora já sem placas a 3 metros, o serviço do vermelho tornou a causar estragos) e foi com alguma naturalidade que o set ficou fechado em 25-15 favorável à equipa da casa.

Quando tudo apontava para que o resultado final fosse 3-1 para o SCBraga (19-16 no marcador), o cansaço de uma semana intensa de treinos (já a pensar na Fase Final) e de aulas (todas as atletas arsenalistas ou estão no ensino superior ou prestes a entrar neste) fez-se sentir. A desconcentração provocada pelo cansaço revelou-se nefasta, e as de azul aproveitaram de bom modo esta, levando a partida para a negra (22-25 foi o resultado deste 4º set).

Se na primeira parte da parte a arsenalista Raquel Costa (15 pontos) foi a figura em destaque, nesta recta final, Alexis Rodrigues (12 pontos) assumiu as despesas do ataque. Sempre na liderança do marcador, as jovens atletas bracarenses demonstraram uma enorme capacidade de sacrifício e no final bateram as suas rivais por 15-10. 3-2 favorável ao SCBraga, foi o resultado mais que justo deste duelo norte/sul.

De registar que o Braga termina esta 2ª fase, tal como a iniciou, isto é, na situação de líder, provando inequivocamente que foi a equipa mais regular, mais equilibrada e mais forte, ao longo dos 22 jogos já efectuados. Fica igualmente provada a validade e a qualidade do projecto de formação do Sporting de Braga, que consegue no seu sexto ano de vida, colocar a sua 1ª equipa a lutar pela subida à A1. Estamos em presença de um conjunto muito jovem, com atletas oriundas na sua maioria do clube de voleibol da Escola de Lamaçães (7), atletas formadas já no Sporting de Braga (2) e com atletas vindas de outros clubes (3) e que têm ainda uma grande margem de progressão.

4 comentários:

japsl disse...

As minhas meninas estavam muito cansadas no sábado e algumas tinham razão para o estar, mas foi visível que umas estavam muito mais cansadas que outras… Valeu-nos neste jogo, Santa Raquel e Santa Alexis mas para a fase final precisamos de mais 10 Santas. Faltou-nos a Catarina e a Xana, que não puderam jogar...eu pelo menos não as vi… As substitutas Dina e Alexandra não as fizeram esquecer... E mais duas equipas estão fora do barco. Glória aos vencedores, honra aos vencidos. E lá começámos e acabámos em 1º. E lá entrámos na fase em que só as boas equipas não falham. Com orgulho e vaidade pelo que já fizemos de bom. Com humildade e ambição pelo que falta fazer.
A Europa Ar-Lindo e a Universidade do Minho entraram com o pé direito e com uma vitória. Vão ser os nossos amuletos da sorte.
O 1º árbitro era da Associação de Voleibol do Porto e esteve bem, na minha opinião. O 2º árbitro, na minha opinião esteve mais uma vez mal e era da nossa Associação de Voleibol de Braga, MAS... nado e crescido em Guimarães. E prontos... está tudo dito. Nós fomos, somos e seremos sempre os "marroquinos"... Continuo a dizer que isto em algumas pessoas, é um problema congénito. Nasce-se assim…com a rivalidade no sangue… e morre-se da mesma maneira.
Em faltas na rede, batemos o recorde esta época: ganhámos 7-1 ao Belenenses...e ainda pagámos...e adiantado.
E…minhas irmãs e… meus irmãos “marroquinos”… oremos … para que na fase final não nos apareça nenhum soldado da legião “portuguesa” a fazer guarda de honra aos adversários do Sporting de Braga. É que isto de pagar adiantado, toda a gente me diz, só traz desvantagens. E sem dúvida, que 7-1 em faltas na rede é e será sempre uma grande desvantagem.
Oremos pois. Com convicção.

Luis Caldas disse...

Atrevo-me a comentar o comentário do professor pela expressão do seu desagrado para com a arbitragem.

Como apreciador de voleibol e como ex-praticante sempre gostei de vencer e perder limpo. Aliás, acho que é aquilo que se deve valorizar sempre e muito. Assisti ao jogo e concordo na marcação de faltas na rede ridículas. Quanto ao primeiro arbitro, notei-lhe dois erros, um para cada lado.

Gostava de salientar o jogo da Alexis porque realizou um jogo muito bom, quer no bloco e no ataque e também. Bem me parecia que a exibição menos conseguída em Gondomar era passado.

Agora vem a fase final, que como o professor diz as boas equipas não falham. E como tal, vocês não vão falhar. Força e muita atenção às quebras de jogo em alturas que não se esperam... :P

Do de que depender de mim, estaremos sempre na frente.

Força Braga...

Anónimo disse...

Mxm cansadas csgmx dar a volta.
Esperemos bem k nao,nos apareca nenhum "soldado..."...mas espero ainda mais,k nao nos prejudike nos momentos mais importante.
O k interressa agora é k passamos á fase final,mxm c os soldados(markarm 7faltas).

Tenho certeza k vamos muito longe.
Fase final ai vamos nos!!..loll

sc...braga
Ana#11

Anónimo disse...

Parabens.Nesta onda de entusiasmo por tudo o que já conseguiram comungamos da vossa alegria.O facto de estarem desde o principio do campeonato em 1º lugar mostra a regularidade e o bom trabalho efectuado. A fase final vai ser dura e voces sabem. Mas tambem sabem que tem potencial para discutir mano-a-mano com as outras equipas o 1º lugar, o titulo de campeão nacional A2 e subirem á tão desejada A1. Para todos nós que acompanhamos o vosso trabalho achamos que é sem duvida o prémio merecido por toda uma epoca de esforço, muitos treinos, muitas horas dispensadas ao voleibol. O facto de jogarem sempre limpo,com correção dá ainda mais valor á vossa jovem equipa. A partir de agora o que se vos pede é concentração máxima, bom entrosamente e como disse o Sr. Luis que nas quebras de jogo mantenham a coesão, a vontade, o querer e a certeza de que estaremos todos, mas mesmo todos a torcer por voces, por esta equipa tão jovem, mas com provas de grande maturidade. Bjs. Pais da Alexis.