segunda-feira, fevereiro 26, 2007

SCBraga a um passo da Fase Final


Na 2ª jornada desta 2ª Fase da A2 feminina, o SCBraga deslocou-se ao reduto do CDPóvoa, tendo derrotado sem grande esforço a equipa local pela margem máxima: 3-0 (25-18, 25-16 e 25-13). Com mais esta vitória, a equipa arsenalista consolida o seu estatuto de lider da A2 (a 3 pontos dos seus mais directos perseguidores) e fica a apenas um triunfo de distância da Fase Final.

Após a boa performance da equipa na jornada anterior face ao Ala de Gondomar (vitória por 3-0), a dupla técnica João Lucas/João Silva, apresentou na Póvoa uma formação inicial semelhante à da ronda anterior, com Catarina Dias na distribuição, Xana Fernandes a libero, Raquel Costa e Bárbara Julião na entrada, Alexis Rodrigues e Cátia Faria a centrais e a esquerdina Sara Barata, na saida.

Com a dupla de arbitragem vinda do Porto (Pedro Pinto e Rui Carvalho estiveram em bom plano) a dar inicio à partida, desde cedo deu para perceber que a equipa Poveira não tinha “andamento” para a sua congénere Bracarense.

Com mais soluções de ataque, a equipa arsenalista variou muito o seu jogo de ataque entre a Zona 3 e a Zona 2, onde as atacantes Alexis Rodrigues (especialmente esta com os seus 14 pontos e um excelente entendimento com a distribuidora, Catarina Dias) e Sara Barata destroçaram por completo o bloco/defesa das poveiras.

Os 3 sets desta partida foram quase idênticos, como também o indicam os números (25-18, 25-16 e 25-13). O SCBraga esteve sempre no comando das operações e nunca permitiu que o Desportivo da Póvoa discutisse o resultado final. Foi sempre melhor a receber e a defender. Foi sempre bastante melhor a atacar e a blocar, e mesmo com o serviço condicionado artificialmente, o Braga obteve eficácias de serviço superiores.

Esta partida ficaria marcada pela colocação desses mesmos placards de publicidade junto às linhas finais do campo, numa tentativa clara (e conseguida) de perturbar o serviço longo de algumas jogadoras bracarenses.

Esta violação do “Fair-Play” é uma situação que, felizmente, não é frequente no voleibol português, mas que deverá merecer a preocupação e nova regulamentação por parte da Federação Portuguesa de Voleibol. Na verdade, já não se compreende que no Portugal do século XXI a Federação, permita zonas livres ou zonas de segurança de 3 metros, enquanto que nas competições internacionais a Federação Internacional obrigue a zonas livres de 8 metros.

Enquanto a actual regulamentação se mantiver, haverão sempre uns “Zés Espertos”, que não olham a meios para atingir os fins, mesmo que isso possa pôr em causa a segurança e integridade física das atletas de ambas as equipas.

Para terminar, é de realçar o facto das bracarenses terem jogado “praticamente em casa”, já que puderam contar com a presença de muitos bracarenses nas bancadas e com o forte apoio da claque dos “Bracara Legion”, que as têm acompanhado para todo o lado.

Na próxima jornada, o Sporting de Braga desloca-se a Lisboa, para defrontar a equipa do Belenenses (derrotado em Gondomar, por 3-1, este fim de semana) sabendo que uma possível vitória garantirá o passaporte das bracarenses para a fase final da prova.

7 Inicial: Xana Fernandes (libero); Bárbara Julião; Cátia Faria; Raquel Costa, Sara Barata; Catarina Dias e Alexis Rodrigues.
Jogaram ainda: Filipa Costa e Vera Silva.

11 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma vitória importante.
Estamos kase "lá"...mas esse kase é o mais dificil.
Vamx continuar a trabalhar.
Bjx Ana#11

BRACARA LEGION disse...

mais um jogo... mais uma vitória... mais uma demonstração da grande confiança que esta equipa atravessa, que com grande personalidade e categoria despachou facilmente o CD Povoa.
Temos que continuar com o mesmo empenho e atitude até agora demonstrados, porque só assim o objectivo traçado será alcançado... eu/nós ACREDITAMOS que será conseguido!!!

Sobre o apoio dado, podemos dizer que foi a meio gás, contudo sem que em qualquer momento as atletas se sentissem "abondonadas". Aproveito para salientar o esforço de alguns elementos da claque que após 4600km efectuados a meio da semana, chegando na sexta-feira à noite a Braga provenientes de Itália, mesmo cansados, fizeram questão de estar presentes neste jogo da Póvoa... uma palavra especial para eles!!!

Por último queriamos dar os parabéns à menina Vera (n º 9), que domingo completou mais um aniversário (no proprio dia já o tinhamos referido esse facto no nosso blog)... muitas felicidades!!!


Ricardo
SCB 1921

japsl disse...

Permitam a descriminação. Hoje só falo de duas meninas. Falo 1º da minha atleta, minha amiga Ana Pinto, a contas com uma lesão que a tirou para fora daquilo que ela mais gosta de fazer na vida:jogar voleibol.
Esta vitória é também dela, é também fruto do seu suor nos treinos, da sua dedicação de muitos anos ao voleibol e ao SCB. Com ela aprendemos, todos os dias, o significado da palavra humildade; aprendemos a reconhecer o espirito de equipa, a disciplina e a educação. Nunca me esquecerei do teu jogo em Esmoriz contra o Ala, quando fomos Campeãs Nacionais. Esta vitória é tua.

Em 2º lugar, falo da minha Alexis. Foi, de longe, a tua melhor exibição nas Seniores e arrisco mesmo a dizer que foi a tua melhor exibição de sempre...Este jogo ficará gravado na minha memória como o jogo em que a minha Alexis jogou a 100. Gostaria também que a minha memória lembrasse este jogo como o momento de viragem na brilhante carreira da minha Alexis.

Ex-T.A. disse...

Apesar de todos os condicionalismos "artificiais" demos uma grande resposta dentro e fora do campo!
Neste espaço, vou apenas dar uma palavra de Parabéns às Claques presentes, que souberam estar ao maior nível tanto no apoio como na postura.
Isto porque, estiveram sempre a ser observados e "policiados" fossem eles ao Bar ou ao WC... e acataram sempre de forma positiva as "probições" dos agentes de autoridade ali presentes.
"Chamem a Polícia...Chamem a..."

Um Abraço a todos e até ao proximo jogo.

Anónimo disse...

Foi um jogo de voleibol jogado de uma forma bonita e correcta por parte das nossas "miudas".Apesar do aparato da policia e dos condicionalismos postos ás atletas, mostraram que não são esses os meios para chegar aos fins. Toda a sua postura foi de uma enorme correção, encararam o jogo como mais um para a concretização do sonho, estiveram unidas, entrosaram-se muito bem e mostraram o bom voleibol e toda a tecnica que se treina a 100% no SCB.
Gostariamos de deixar uma palavra de apreço á claque, que tambem ela soube estar á altura dos acontecimentos e que com a sua alegria e saber estar transmitiu ás atletas confiança e vontade de vencer.
Para todas as atletas: as que jogaram estiveram muito bem e jogaram o voleibol que todos nós gostamos. Para as que jogaram menos: o vosso contributo é sempre necessário e ao vibrarem com os pontos das vossas colegas tambem lhes transmitem confiança e apreço pelo trabalho delas. Para as que não jogaram: o vosso companheirismo, a vossa atitude, a vossa humildade são tambem a pedra base para todo o sucesso e exibições alcançados. Não são só as que jogam que são a equipa: TODAS são a equipa, com uma só vontade unidas num esforço comum. A todas voces bjs de muito carinho.
Aos Profs. Lucas e João Pedro não poderiamos de mais uma vez dar os parabens por todo o trabalho realizado em prol de uma modalidade que cada vez mais se tem afirmado no SCB
e os votos de que o sonho se torne realidade. Estaremos a torcer por voces.

Anónimo disse...

Ainda em continuação ao comentário anterior (e porque o computador foi-se abaixo) e sendo nós suspeitos, tambem acreditamos que foi o melhor jogo da Alexis. O entrosamento com a Dina foi muito bom e os resultados apareceram. Esperamos tambem que tenha sido o momento de viragem, o tal "clik", que sabiamos que iria acontecer. Oxala assim seja e que a partir de agora jogue sempre com esta garra, determinação, ambição e vontade de vencer, e que ajude a equipa a realizar o SONHO.Bjs. Pais da Alexis

Anónimo disse...

Gostava realmente de dar os parabens à Alexis, pois fez um jogaço!!!E eu k o diga, não apanhava um...E gostva de deixar um abraço à Ana Pinto pois o k ela esta a passar comecei a passa-lo eu esta semana!!!Esta época já nao jogo, pois os muitos anos de voleibol deram cabo do meu joelho...Mesmo assim boa sorte Braga e claro,mas mais dificil, boa sorte à minha Grande ekipa CDP...Raquel #4 CDP

Ricardo Fernandes disse...

T.a. já que falaste nesse aspecto (presença da policia), deixa-me que te diga não gostei, não é que tenha algo contra eles, mas atendendo a que na 1ª fase não se tinha passado nada de anormal, penso que era escusado a presença deles no pavilhão... mas eles é que sabem e se pensavam que iriamos criar problemas, tiveram uma grande resposta no sabado!!!

Por último um agradecimento a todos os comentários que elogiam a nossa claque... quem nos conhece sabe a nossa forma de estar no desporto!!!


Abraço


SCB 1921

Anónimo disse...

Ora bem por onde hei de começar ..

Em primeiro lugar qero agradecer a todos estes elogios :,)

Agradecer tb a qem teve a bela da ideia de por as placas de publicidade a 3 metros da linha final, pois teve um gosto especial passar o jogo todo a tocar nelas :P


Agradecer à mãozinhas por me ter 'posto' em jogo , metade do meu mérito é teu e de toda a eqipa !


E por fim relembrar ao Prof q a promessa foi feita, e vai ser feito de tudo para q seja cmprida :)



Beijinho

Anónimo disse...

Pois é Maria Alexandra!!! parece q temos q lanchar sp antes dos jogos!!! ahahah e dos treinos tambem!! continua assim rapariga!!! precisamos mt d ti assim... :) Bjinhos pa todas...Dina #13

Anónimo disse...

Obrigado Prof.Lucas.
Foi consigo que aprendi a nunca desistir dos meus objectivos...lutar sempre até ao fim.
Tenho pena de nao poder dar mais á ekipa como atleta.
Mas tento compensar noutras coisas.

Infelizmente as lesoes aparecem kdo menos uma pessoa espera.
Se estivesse numa equipa kalker já teria desistido...mas como a MINHA EQUIPA nao é "kalker",nunca pensei desistir logo á primeira.
Por vários factores:o grande apoio que tive por parte de toda a gente...incentivos...força...AMIZADE...UNIAO.
Tudo isto faz com que a MINHA EQUIPA seja especial...diferente das outras.

Tambem nunca esquecerei esse jogo(Ala...no esmoriz),a fazer uma posiçao que nunca tinha feito!!,de certa forma tb consegui dar o meu contributo á ekipa para sermos campeas nacionais.
Nunca esquecerei esse momento.

Durante estes anos aprendi c/ todas(os)o que é fazer parte de uma ekipa cheia de qualidades( AMIZADE,dedicaçao,uniao...).

Obrigado ekipa,treinadores,Pit,fisio. por m terem ensinado tudo isto.

SC...BRAGA
Ana#11