terça-feira, abril 11, 2006

SCBraga vence Ala NunÁlvares e fecha Fase 1ºB com nota 10


No último jogo da Fase 1ºB do Campeonato Nacional da II Divisão, o SCBraga recebeu a equipa do Ala NunÁlvares e obteve a sua 10ª vitória consecutiva, ao derrotar por 3-0 (25-19, 25-15 e 25-21) a equipa de Gondomar. Num jogo que ficou marcado pela superioridade das bracarenses em todos os capítulos do jogo, o SCBraga parte para Fase Final com um “capital moral“ de 6-1 sob o seu rival directo, o Ala NunÁlvares.

O Ala de Gondomar, que esta época apenas tinha perdido um encontro, precisamente aquele que disputou em casa com o Sporting de Braga, apresentou-se neste jogo já com os seus reforços juniores, numa clara intenção de o vencer e partir para a fase final com alguma vantagem psicológica sobre as bracarenses. Não o conseguiu. Digamos que essa vantagem psicológica ficou inteirinha em Braga, já que nos dois jogos efectuados entre as duas principais candidatas à subida de divisão e ao título nacional, a equipa arsenalista obteve duas contundentes vitórias por 3-1 e 3-0.

Fazendo do serviço arma de arremesso, as atletas bracarenses estiveram com a “mão quente” ao longo dos três sets. Sempre com um serviço muito tenso e flutuante, a bola “queimava” ao tocar as mãos das adversárias, que durante o decorrer da partida nunca conseguiram efectuar a recepção em condições, o que deste modo provocou debilidades na distribuição, e consequentemente, no ataque. Do outro lado da “barricada” estava um “pelotão” de recepção sempre, e como de costume, comandado pela libero, Xana Fernandes, que colocava com grande precisão a bola nas mãos da distribuidora.

O 1º set ficou marcado pela lesão da central de Gondomar que teve de abandonar o jogo e ainda pela lesão da distribuidora e capitã do SCBraga, Catarina Dias que após o 1º set, ganho por 25-19, também não conseguiu prosseguir no jogo.

No 2ºset e com a entrada da 2ª distribuidora do Braga, Mariana Águas, a superioridade bracarense manifestada no 1º parcial ainda se intensificou, tendo vencido facilmente por 25-15.

No 3º e último set, a equipa arsenalista conseguiu uma vantagem inicial apreciável graças a uma série impressionante de serviços de Mariana Águas e conseguiu suster a natural reacção final do Ala, acabando o set com mais uma vitória por 25-21.

Esta partida que ficou marcada pela exibição de gala do SCBraga, ficou marcado também pela demonstração do que é e deve ser um exemplo para todos os nós. Dois dias após o falecimento da sua mãe, Kariny Silva, capitã da equipa júnior e já a representar a equipa sénior, demonstrou o que é coração e garra, marcando 13 pontos (2º melhor marcadora em campo) e tendo sempre aquele sorriso e palavra de incentivo para as colegas de equipa. É de exemplos como o desta jovem atleta que o desporto precisa, para que os seus valores não se subvertam aos dos cifrões.

E foi assim que o Sporting de Braga carimbou de forma brilhante o seu passaporte para a Fase Final, vencendo ambas as fases de apuramento e conseguindo nesta última, uma série intocável de 10 vitórias nos 10 jogos disputados. Terminada que está esta Fase, e face a estes resultados, o conjunto liderado pela dupla Lucas/Silva, perfila-se como o principal candidato à subida de divisão.

A Fase Final a disputar nos dias 21,22 e 23 de Abril irá decorrer no Pavilhão do Ala NunÁlvares, em Gondomar, algo que apesar de ser permitido pelos regulamentos da Federação Portuguesa de Voleibol, não deixa de ser lamentável do ponto de vista ético. Federações como a de Andebol e Basquetebol, por exemplo, proíbem determinantemente esta ocorrência, e obrigam a que os jogos se disputem em terreno neutro.

7 Inicial: Alexandra Fernandes (Libero); Bárbara Julião (3 pontos); Kariny Silva (13 pontos); Cátia Faria (10 pontos); Raquel Costa (14 pontos); Sara Barata (11 pontos); Catarina Dias (0 pontos).
Jogaram ainda: Filipa Costa (0 pontos), Mariana Águas (4 pontos); Alexandra Rodrigues (1 ponto).

5 comentários:

japsl disse...

Não há duas sem três... diz o povo, diz o Nuno e é verdade...

japsl disse...

Não há duas sem três... diz o povo, diz o Nuno e é verdade...

Anónimo disse...

Mesmo jogando em casa do Ala d Gondomar isso ñ nos assusta...Vamos ser Campeas Nacionais na mesma!!...e a onde nos dara mais "gozo" festejar o titulo :).Bjx da Aninhas.

Anónimo disse...

Força Braga!!.6f,sabado e domingo lá estaremos..acreditem que por falta de apoio voces nao vao perder.
Espero bem que voces consigam ser outra vez CAMPEAS NACIONAIS...o pessoal da claque desejavos MUITO SORTE...AH é verdade!!Ñ poderiamos deixar de dar os parabens aos GRANDES TREINADORES(Prof.Lucas/Joao P.).FORÇA BRAGA.

Anónimo disse...

em 1º- quero vos felicitar pelo exelente blog. em 2º dar os parabens a toda a equipa pelo desepenho e as boas prestacoes que tem vindo a realizar. em 3º- e ultimo comentario vai para a melhor jogadora do mundo SARA BARATA que se tem vindo a revelar como uma grande jogadora e que com a sua forca coragem determinacao e ambiçao sera um nome a registar na historia do voleibol, fica aqui o apoio da familia que esta ca para tudo e um beijo de coraçao do piminho que te adora forca piolha sem nunca baixar os braços.***** :)