terça-feira, fevereiro 08, 2011

QUASE A FECHAR A 1ª FASE

Gueifães na penúltima jornada desta 1ª fase. Em casa. Sem apanha-bolas... mais uma vez... sem D. Gilda... sempre... mas com Mila e com João a horas. 8 de vermelho mais uma de branco. Dois (uma mais um) de azul celeste. Elas de branco e preto: umas, veteranas do voleibol português, outras não. Juliana Antunes faz falta ao Gueifães e ao voleibol português.

Com a madeirense da Calheta a matar saudades. E a Xana. Na melhor casa desportiva da cidade: aquecimento, estacionamento, cadeiras individuais. Na bancada... metade esquerda poucos bracarenses (que isto não é futebol), metade direita maiatos (que isto é voleibol), mesmo com cartazes..."caríssimos"... pela cidade.

Jogo transmitido em directo na "televisão" da Federação ou a maneira que a direcção da FPV arranjou de poder dizer que o voleibol feminino também tem transmissões televisivas. Já não temos argumentos para poder dizer que a federação não apoia o feminino. É verdade que não temos estatisticas de quantas pessoas seguiram o jogo pela net...mas isso é irrelevante. A época passada tivémos 1 (uma) transmissão "à séria" de jogos femininos, final da Taça de Portugal, Braga/Trofa, contra "527" transmissões de jogos masculinos. Esta época tudo será diferente até porque está provado que os patrocinadores das equipas femininas não gostam nem permitem que as suas imagens, as suas empresas, possam ser divulgadas televisamente. São assim...envergonhados...timidos.

O jogo?
Perdemos 3-0, 19, 18, 19, mas...
Incomparavelmente melhor que o do Leixões. Outra atitude. Passámos do maior número de erros cometidos no jogo com o Leixões para o menor. Assim mesmo. Do dia para a noite. Em 7 dias. Já está. Porquê?
As boas equipas, as boas jogadoras são e serão sempre aquelas que falham pouco ou muito pouco e falhando pouco, como falhámos, torna-se menos dificil ficar na A1.

O serviço delas não era nada fácil não senhor: meteram-nos 12 ases, nós só 5. O ataque também não era fácil: meteram-nos 45, nós só 28. E como equipa que aspira ao título tem mais jogadoras (+3) e mais opções no banco. Nós nem por isso. Mas temos outras coisas...que fazemos por ter... que gostamos de ter... e que nos fazem andar por cá...

Temos SCB's... temos boa gente... bom ambiente... ar puro... temos juventude... temos ambição e vontade de crescer e de ser melhores... temos os tempos de rir... os tempos de suar e de trabalhar... os tempos de festejar as vitórias desportivas e as outras e os 19's e 18's e até menos... e até temos os tempos de chorar... temos amantes explicitas do voleibol... temos aquelas que constroem dia a dia, treino a treino, jogo a jogo, a história bonita do SCB.
Para a semana há mais.

Madeira, em casa, obrigada a ganhar para ficar nos 4 primeiros. Tem orçamento, obrigação e equipa para isso. Jogam sábado com o Leixões em jogo em atraso.
Para nós será a confirmação em crescendo do bom jogo de Gueifães, porque agora não pode haver retrocessos nem voltas atrás, agora e até ao fim terá que ser sempre todas bem. E cá estaremos a trabalhar e à espera da 2ª fase. Para já deitamos ao lixo (os outros também) 11 pontos do nosso suor. Por ideia iluminada federativa, o Campeonato Nacional deixou de ser prova de regularidade. Agora joga-se o título e a descida de divisão em 3 meses. O Campeão Nacional pode não ser a equipa que menos perdeu ao longo da época; a equipa que desce de divisão pode não ser a que mais perdeu.
VAMOS LÁ SCB'S.

1 comentário:

Ex-T.A. disse...

É mesmo isso...Prof!
E assim vai a vida e a saúde do Voleibol Feminino em Portugal...se calhar o que faz falta é mais orçamentos como o Ribeirense! É que nos Açores, mas precisamente no PICO, o pessoal vê mais televisão e os jogos do fim de semana são todos transmitidos na TV...
Por isso é que têm mais patrocinadores...."mas dos que não são de cá"!!ehehehihi.
Grande Abraço para Todos.