sábado, março 27, 2010

OS PONTOS DA VITÓRIA NA MEIA FINAL

Título: Os pontos da vitória na meia final

Ano: 2010 - 13 Março -16H00

Cenário: Pavilhão do Câmara de Lobos - Ilha da Madeira

Argumento: Taça de Portugal - 2009/2010 - Meia Final

Câmara e Som: Catarina Dias;

Produção: Filipa Castro;

Realização: SC Braga Voleibol Sénior

Actores (por ordem alfabética) : Alexis, Bruna, Catarina, Falcão, Filas, Filipa, Joana, Julião, Lucas, Marina, Sara, Tó e Vânia.

E amanhã lá jogamos outra vez na Madeira e outra vez com o Câmara de Lobos. Agora que ambas as equipas já asseguraram a manutenção, não jogamos a "feijões" porque está em jogo o lugar que queremos na classificação. Vamos poucas (8)? Pois vamos... mas as suficientes para lutarmos pelos 2 pontos.

Vamos lá meninas...

segunda-feira, março 22, 2010

FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL

Pode ler-se no site da FPV:

FINAL realiza-se no dia 25 de Abril

«Baião acolhe Final de Femininos»

"A Final da Taça de Portugal de Seniores Femininos, a realizar no dia 25 de Abril (domingo), a hora a designar, será disputada pelo Clube Atlético da Trofa e pelo Sporting Clube de Braga, no Pavilhão Multiusos de Baião.
Nos jogos das meias-finais, as trofenses venceram, por 3-1 (25/16, 25/19, 10/25 e 25/13), as açorianas do Clube Kairós, enquanto as bracarenses derrotaram, pela margem mínima (25/23, 23/25, 11/25, 25/22 e 15/9), as madeirenses do Centro Social e Desportivo da Câmara de Lobos.
Nos quartos-de-final, o CA Trofa venceu, em Gondomar, a Ala Nun’Álvares por 3-0 (25/23, 25/18 e 25/16), enquanto o SC Braga derrotou, no recinto do seu adversário, o Clube de Voleibol de Oeiras por 3-2 (19/25, 25/19, 25/13, 17/25 e 15/9).
Na época passada, igualmente no Multiusos de Baião, o Clube Desportivo Ribeirense inscreveu o seu nome, pela primeira vez, no historial dos vencedores da prova-rainha do Voleibol nacional, ao vencer, por 3-1 (25/14, 18/25, 25/17 e 25/16), o GDC Gueifães.
No total das 37 edições da Taça de Portugal, os títulos estão assim distribuídos: Castelo da Maia GC e Leixões SC (8); Boavista FC (7); AC Portugal e CA Trofa (3); Sporting CP e SL Benfica (2), CD Ribeirense, CS Madeira, CDUP e E. Avenida (1)."

É mesmo verdade. Estamos na Final da Taça.
Lá estaremos em Baião. O ano passado a televisão mandou que fosse de manhã. Veremos as horas este ano. A sobrevivência do voleibol feminino em Portugal passa muito pelo maior equilibrio no número de transmissões televisivas entre o voleibol masculino e feminino e neste aspecto cabe à Federação equilibrar muito a balança. Uma transmissão televisiva por ano para o feminino face às dezenas do masculino é francamente pouco. Os clubes, os dirigentes, os treinadores e as atletas do voleibol feminino não merecem tanta descriminação e desconsideração da direcção da Federação.
Com equipamentos novos (espero eu) para que o nosso patrocinador oficial possa estar bonitinho e actual na televisão. A Damadeira no nosso peito há muitos anos, passou a Tecniwood e de nós o nosso patrocinador merece tudo. Pelos anos que está connosco, pela simpatia do Engenheiro Vítor. Esta presença na final, escusado será dizer, tem muito de Tecniwood.

Brevemente, em conferência de imprensa, renovaremos o contrato de patrocínio, que pela primeira vez esta época terá a clausula de renovação automática, tal a confiança e a consideração que a Tecniwood tem por nós.
Não festejámos na Madeira a passagem à final, festejámos em Braga, a passagem e a manutenção que a vitória sobre o Oeiras garantiu.
Espreitem lá o jantar...

LiBruna+Tó

Uma central, uma ponta direita e uma ponta esquerda
Rodrigues, A. + Julião, B.
Filas + Teixeira
7+7=14
Dina+Mene+Lucas
Marina+Teixeira+Alexis
3 gerações=1 SCB
Parabéns meninas.
Vamos lá equipa.

segunda-feira, março 15, 2010

ESTAMOS NA FINAL DA TAÇA

Cumpriu-se o sonho. De qualquer atleta, de qualquer treinador, em qualquer modalidade. Vamos ao "JAMOR". Estamos lá.
As dedicatórias desta vitória vão inteirinhas para:

1º - NÓS GRUPO

2º - NÓS EQUIPA

3º - NÓS SC BRAGA

E não esquecemos aqueles que gostam de NÓS. Aqueles que nos apoiam. Aqueles que nos acompanham. Aqueles que vão ao pavilhão. Aqueles que se alegram com as nossas vitórias e se entristecem com as nossas derrotas. Aqueles que dão mais força ao nosso ataque, mais precisão ao nosso passe e à nossa recepção, mais agressividade ao nosso bloco, mais "olho" nas nossa defesa e na orientação da equipa, mais atitude e ambição nos nossos treinos e jogos.

NÃO ESQUECEMOS.

Estivemos bem em Câmara de Lobos. Resultou a estratégia de bloco e de defesa. Arriscámos no serviço (mesmo com placards de publicidade) e petiscámos. 18 pontos de bloco foi muito importante na vitória. O último ponto do último set foi um bloco.

Mas determinante na vitória, mesmo... mesmo... determinante, foi a nossa atitude excepcional durante todo o jogo: das que jogaram, das que jogaram pouco e das que não jogaram. Funcionámos como equipa. Todas foram importantes. O que nos une é MUITO, o que nos separa é NADA.


Queríamos muito vencer? Mostrámos que sim? Ficámos na história?



SIM QUERÍAMOS, SIM MOSTRÁMOS, SIM FICÁMOS, SIM VENCEMOS.
E a história do voleibol bracarense poderá rezar assim:

"Aos treze dias do mês de Março, do ano de dois mil e dez, a equipa de voleibol feminino do Sporting Clube de Braga, venceu a meia final da Taça de Portugal por 3-2, na localidade de Câmara de Lobos na ilha da Madeira num encontro que teve a duração de duas horas e quinze minutos, arbitrado por cinco árbitros madeirenses e que determinou o apuramento da equipa continental para a final da referida prova a disputar no dia vinte e cinco de Abril do corrente ano.

Por ser verdade e para que conste dos livros de registos do Clube e da cidade de Braga, aqui ficam os nomes, números, épocas no clube, nacionalidade, idade e fotos dos protagonistas:

Nº2 - Filipa Castro; Épocas SCB: 2; Nacionalidade: POR; Formação: S.C.Espinho; Idade: 26

Nº3 -Bárbara Julião; Épocas SCB: 9; Nacionalidade:POR; Formação:SCB; Idade:25

Nº4 -Bruna Rodrigues; Épocas SCB: 5 Nacionalidade:POR; Formação:SCB; Idade:18


Nº5 -Vânia Lages; Épocas SCB: 7; Nacionalidade:POR; Formação:SCB; Idade:20

Nº7 -Mariana Filipe; Épocas SCB: 3; Nacionalidade:POR; Formação:SCB; Idade:17

Nº9 -Marina Costa; Épocas SCB: 3; Nacionalidade:POR Formação:SCB; Idade:16


Nº10 - Sara Barata; Épocas SCB: 5 Nacionalidade:POR; Formação: SCB; Idade:20

Nº13 - Catarina Dias; Épocas SCB: 9; Nacionalidade:POR; Formação: SCB; Idade:23

Nº14 - Joana Teixeira; Épocas SCB:5; Nacionalidade:POR; Formação:SCB; Idade:19

Nº15-Mariana Falcão; Épocas SCB:3; Nacionalidade:POR; Formação:SCB; Idade:17

Nº17-Alexis Rodrigues;Épocas SCB:6;Nacionalidade:POR; Formação:SCB;Idade:21


António Martins; Épocas SCB: 2; Nacionalidade: POR; Idade: 23
João Lucas; Épocas SCB: 9; Nacionalidade: POR; Idade: 56


E são estes breves momentos que pagam os sacrificios: o 15º ponto da negra, a melodia do apito final, a explosão da alegria colectiva, a rouquidão das vozes, o abraço apertado e sentido no final do jogo, a lágrima alegre a bailar nos olhos de muitas e de outros e os sorrisos inesquecíveis nas caras daquelas que tudo fizeram para merecer este prémio. É golo é golo do Braga... e salta Braga e salta Braga OLÉ.

E nem tempo para festejar, (mas vamos ter) nem banho tomámos, nem champanhe, nem jantar, porque a TAP não espera e porque Domingo tínhamos o Oeiras em casa.

Final contra o Trofa (que eliminou o K) no dia 25 de Abril em local ainda a definir pela FPV. Lá estaremos. Que o sonho continue... agora que a manutenção está já garantida...e que a televisão mostre, também pela primeira vez na NOSSA história, a atitude e ambição da NOSSA equipa.

Que o sonho continue.

VAMOS LÁ EQUIPA.

segunda-feira, março 01, 2010

ENTRÁMOS BEM

Tal como no inicio do jogo, o SCBraga Voleibol Senior presta a sua homenagem às vitimas dos temporais na Madeira e cumpre simbolicamente e respeitosamente o seu minuto de silêncio.

Entrámos na 2ª fase a ganhar: 3-1 ao Câmara de Lobos foi muito bom e não nos esquecemos que queremos ser primeiros desta 2ª fase e já estamos em 1º, mas a procissão ainda vai no adro.
Este é o Câmara que vamos encontrar na Madeira nas meias-finais da Taça?
Todos sabemos que não. Mas uma coisa é certa: demos mais um passo na manutenção, demos mais um passo para cumprirmos o nosso grande objectivo.
Inicio de jogo algo atribulado.
Dizem os peritos que as aves de rapina em época de acasalamento perdem o seu normal sentido de orientação. É assim com a águia vitória que não vai sequer ao estádio da Luz nos meses de Fevereiro/Março já que a atenção e a concentração destas aves ficam perturbadas naquela época critica.
Primeiro set muito fácil. A libero jogou a ponta, o que foi bom para nós. A ucraniana não apareceu o que também foi bom para nós e o treinador está castigado por 4 meses o que também foi bom para nós. 25-15.
No 2º set o caldo entornou-se, vá-se lá saber porquê, mas quando tudo fazia crer que iríamos perder o set (22-14 para elas) eis que a Castro vai para o serviço, eis que as "guerreiras" se revoltam e eis uma vitória feliz e inesperada por 28-26.
A equipa ganhou mais uma servidora temível: valeu a pena mudar Filipa. O 3º set esteve quase a cair para o nosso lado, a pontinha de sorte caiu para o Câmara que venceu por 27-25. 2-1 a nosso favor e mais um 4º set equilibrado com o 25º ponto a ser dado por um serviço adversário falhado (25-23).

Excepto o 1º, foram 3 sets equilibrados, decididos nas vantagens, mas os números mostram que merecemos a vitória: muito melhores no serviço, na recepção e no side-out. Melhores no ataque e no bloco.
Fica na memória:
- a recuperação e a vitória no 2º set;
- o inicio de uma nova era do serviço Castro;

- a libero Falcão.

No deve e haver dos pontos: Filipa 10+; Falcão 9+; Alexis 7+; Vânia 4+; Filas 3+; Julião 1+ e Catarina 1+. Na próxima jornada: Ala que se faz tarde. Com todas bem ou muito bem.

Vamos lá meninas...