
Uma final de uma Taça de Portugal, uma primeira vez e por isso um marco na história de cada uma das atletas, de cada um dos treinadores, de cada um dos directores, de um Clube com quase 90 anos de vida e de um Departamento de Voleibol com apenas nove.
Um prémio colectivo para as ATLETAS, sobretudo do presente mas também do passado, para TREINADORES sobretudo do presente e do passado, para DIRECTORES também do presente e do passado e para os pais, mães, avós das atletas do presente e do passado.
O reconhecimento pelo trabalho dedicado de muitas ATLETAS do presente e do passado, DAQUELAS que desde tenra idade se apaixonaram pelo Voleibol e que vivem ou viveram para o Voleibol. São sobretudo ELAS as grandes obreiras desta final. São sobretudo ELAS a razão de ser e o futuro deste Departamento. Começaram meninas...são hoje mulheres...
E para que conste da história, ELAS (as do presente) são: Catarina Dias (distribuidora e capitã), Bárbara Julião (central); Vânia Lages (oposta); Alexis Rodrigues (central); Sara Barata (central); Bruna Rodrigues (libero); Joana Teixeira (ponta); Filipa Castro (ponta); Mariana Falcão (ponta); Mariana Filipe (oposta) e Marina Costa (distribuidora). Rita Matos (do futuro). E não esquecemos muitas do passado. O Voleibol corre-nos no sangue".
Um prémio colectivo para os TREINADORES, o reconhecimento pelo trabalho dedicado dos treinadores, dos “setores” e das “setoras”, dos “profes” e “profas”: sobretudo da Mina, do Dias e do Lucas. Três vidas dedicadas ao Voleibol, com funções, preocupações e responsabilidades que vão muito para além do treino desportivo. Principais responsáveis pela propagação na juventude feminina bracarense da epidemia “amor ao voleibol”, que se alastrou já a quatro gerações de jogadoras. Grandes responsáveis por esta final e pelos títulos já conquistados e por aqueles que ainda vamos conquistar.
Um prémio colectivo para os TREINADORES mais jovens que nos acompanham ou acompanharam no dia a dia destas nove épocas: António Martins e João Pedro. Sempre leais. Sempre connosco nos bons e nos maus momentos. Que nos aturam nas derrotas e nos maus treinos e nos silêncios. Especialistas em estatísticas e scoutings e filmagens e conselhos e serviços e mais serviços e bolas mortas e ataques e passes e...em ler os olhos das atletas...
Para a nossa amiga, talentosa, paciente, fisioterapeuta, Emília Soares e para os do passado: Vera e Luís. Que nos tratam as tendinites, as entorses, as contracturas e as outras coisas todas... E para os assessores de imprensa: Nuno Gonçalves (o melhor fotógrafo de Voleibol) e para a Filipa e para o pequenino (que não me lembro do nome) e para o Filipe que nos trata do blog e agora do site e que nos faz a mesa. E para as "gajas" com pêlos nas pernas que treinam connosco: Meira, Pedro, Luís, Malveiro e outros... e para os nossos patrocinadores...e para os que nos aturam na U.Minho (Parente, Pedro, Alexandre, Pinto, Luís e outros...
E para os DIRECTORES do Voleibol, Nádia, Mina e Nuno (do presente) e para os do passado que deixaram saudade, Maria do Céu.
COM UM BOCADINHO DE NÓS TODOS...