terça-feira, fevereiro 09, 2010

A MELHOR PRIMEIRA FASE

A melhor 1ª fase nestes 3 anos de A1, a melhor entre as melhores equipas e entre as melhores jogadoras.
No 1º ano, só com nove equipas, tivémos 2 vitórias na 1ª e zero na 2ª fase. Na Taça fomos até à 2ª eliminatória onde já tínhamos ido quando estávamos na A2 (Académica, lembram-se?).
No 2º ano já foi melhorzinho: com 10 equipas, 3 vitórias na 1ª fase+4 na 2ª. Foram 7. Ficámos em 8º lugar à frente do Leixões e do Belenenses. Na Taça fomos logo à vida com o Trofa na 1ª eliminatória. Não foi?
No 3º ano já temos 6 vitórias na 1ª fase e mais algumas conseguiremos na 2ª. Vamos procurar a melhor classificação de sempre do SC Braga? 7º lugar? Na Taça chegámos aos quartos, onde nunca tínhamos chegado e temos hipóteses de chegar às meias ganhando Sábado em Oeiras. E sonhamos com a final da Taça. "O sonho comanda a vida". Porque não? Sem tirar o pé do acelerador nos treinos para que o sonho possa durar. E do Trofa? Não falamos no jogo? Um bocadinho vá lá...
1º set: serviço delas, 4 ataques nossos, 4 blocos delas, 4-0 para elas. Começou mal mas foi melhorando. Jogámos de igual para igual. Serviço 5 estrelas, recepção com 4, ataque com 11 kills, fomos equilibrando, perdendo a "vergonha" e o "respeito" por que afinal elas são as campeãs nacionais e por que afinal elas já vão à frente esta época e fomos equilibrando até aos 25-19.
No 2º set continuámos sem vergonha e sem respeito. 5 estrelas no serviço, 3 na recepção, ataque com 6 kills (menos 5 que no 1º) e fomos equilibrando até aos 25-19 mais uma vez. O jogo valeu por estes dois sets. Depois, no 3º, quando acordámos já estava 10-0 e como já era tão tarde... voltámo-nos para o outro lado e adormecemos outra vez até aos 25-11. E foi assim o jogo.

Parabéns ao Trofa que fez (como sempre) um jogo sério e não facilitou. Ainda bem que no site da FPV apareceu o aviso ao Trofa (eles poderiam não saber...) "Embora seja claramente favorito a vencer esta primeira fase do Campeonato, o CA Trofa não pode ceder diante do SC Braga (domingo), pois corre riscos de ser apanhado pelo CD Ribeirense. Curiosamente, se as trofenses perdessem por 2-3 e as açorianas vencessem os dois jogos que lhes falta disputar (Ala Nun’Álvares, no sábado, e GDC Gueifães, no domingo) pela margem máxima, as duas equipas ficariam igualadas em pontos e em sets ganhos e perdidos, respectivamente, 34 pontos e 50/11 em sets, havendo, nesse caso, necessidade de desempatarem (*) pelo rácio entre pontos ganhos e pontos perdidos…"
A FPV também nos podia ter avisado (caso não soubéssemos) que ganhando ao Trofa estaríamos na fase final dos primeiros...mas...esqueceu-se...não vinha a propósito...
Não se esqueceu foi de avisar o Ala de Gondomar: "Por outro lado, e com hipóteses matemáticas, o SC Braga ainda corre o risco de perder o 6.º lugar (último de acesso à Série dos Primeiros) para a Ala Nun’Álvares de Gondomar.Caso as gondomarenses vençam os dois jogos (CD Ribeirense, no sábado, e Clube K, no domingo), independentemente do resultado do jogo SC Braga-CA Trofa, ou caso vençam apenas um jogo e as bracarenses percam com o CA Trofa."
Afinal o sexto classificado foi o surpreendente Leixões que deu 3-0 às 2 equipas da Madeira e passou à frente da concorrência no set-average.
Vamos lá meninas...

9 comentários:

Ex-T.A. disse...

Não deixa de ser impressionante e surpreendente como o Leixões nesta recta final "meteu o turbo" e acabou a 1ª fase com estas duas vitórias surpreendentes por 3-0. Pelo menos no jogo contra o Sports Madeira que certamente ninguém estava à espera. Acreditaram até ao fim e lá conseguiram!
Agora é lutar pelo 7º lugar...na minha opinião não sei o que seria melhor em termos desportivos e de evolução individual das atletas! Se ficar em 6 classificado com reduzidas hipóteses de ganhar algum jogo e/ou sets(reduzida motivação competitiva nos treinos e jogos), ou se jogar a 2ª volta contra equipas competitivas e resultados incertos e que exigem muito trabalho, preparação e concentração nos treinos...na minha opinião "optava" pelo 7º Lugar, e pela luta "ombro a ombro" contra estas equipas.
Boa sorte para esta 2ªfase!! Grande Prof., Tó, meninas, e restante equipa!!
E pelos vistos, não escapam nova visitinha à Madeira...ihih...como sempre cá estarei à espera! Os donuts estão prometidos!!!
João Pedro Silva

Anónimo disse...

mais uma vez tive a oportunidade de ver o jogo de domingo, e foi pena o braga não ter passado para a fase dos primeiros ,seria uma excelente E MERECIDA prenda para esta equipa jovem e com atletas repletas de talento e serviria concerteza para cimentar aspectos competitivos tão necessarios para o crescimento da equipa.relativamente ao jogo o 2º set foi determinante, na minha opinião a equipa do braga poderia ter arriscado mais em termos de ataque principalmente na fase trminal do set, por outro lado não é facil contrariar argumentos de uma equipa campeã nacional...

JOÃO PAULO
ADEPTO E TREINADOR DE VOLEIBOL

Anónimo disse...

Realmente, ele á coisas do diabo....já desisti de tentar entender certas coisas que acontecem no desporto, mas pergunto-me a mim próprio que raio de milagre é que aconteceu á equipa do Leixões (uma equipa que apesar de ter ou ter tido algumas veteranas nunca ocupou lugares de destaque)par de uma rajada só subir do 9º lugar(em cima da linha vermelha) para o 6º deixando para trás o Ala e o Braga???? Será que ainda existem milagres???Bem.. só se for para alguns.
Agora, vi o jogo com o Trofa, gostamos de certeza todos do que vimos. O Braga dentro das suas limitações esteve muito bem, com muita garra no 1º e 2º sets, e foi talvez um dos melhores jogos disputados.... por isso fica-nos um amargo de boca e a sensação de que o 6ª lugar estava perfeitamente ao nosso alcance, se todas as jogadoras tivessem jogados os outros jogos como jogaram este. Mas o ser humano é um "bicho" complicado e por vezes é o deixa andar tão tipico dos portugueses. Foi pena....

Anónimo disse...

Aliciante no desporto e na competição é contrariar o favoritismo dos mais fortes.motivar e aperfeiçoar os atletas para competir ao nivel dos melhores é a base de qualquer estrutura que está inserida em qualquer tipo de competição.
o desenvolvimento de uma equipa e dos respectivos atletas com caracteristicas e indicadores positivos(como a maioria das atletas do braga apresenta) faz se sempre em patamares superiores , nunca no limbo e estagnação dos inferiores essa é a mentalidade dos perdedores. discordo completa e absolutamente com o EX TA .

JOÃO PAULO
(TREINADOR E ADEPTO DE VOLEIBOL)

Anónimo disse...

Gostaria de dar os parabéns ao Prof. João Lucas, "Tó" Martins e a todas as atletas do SCB pela excelente 1ª fase que fizeram. Tenho pena que o SCB não esteja juntamente com o LSC na série das primeiras. Porque 2 equipas jovens, formadas com atletas quase exclusivamente da sua formação nas 6 primeiras seria bom para o voleibol e se calhar era a altura de mexer e mudar alguma coisa no voleibol nacional feminino.
Agora, temos que ser honestos nas apreciações e comentários que fazemos. Apartir do momento que o SCB perde com o ALA, para apurar tem que ganhar ao LSC e ao CAT e todos sabemos que não é fácil ganhar ao Trofa, andar em 6º com um jogo a mais do que a concorrência é uma ilusão, como se viu. No último fim de semana havia 4 equipas (LSC,SCB, ALA e CL) com hipóteses de ficar nas 6 primeiras. O SCB jogava com o CAT, o ALA com CDR e CK jogos dificeis para ambas, o C.Lobos, ninguém falou, com o CVO e LSC ganhando os dois jogos ficaria apurado, o LSC com CSM e CL, difícil o CSM, servir muito bem nas jogadoras certas (lembram-se deste comentário?), no fim 15 pontos no serviço, 8 bloco e 41 ataque, esta a razão da vitória do LSC sobre o CSM, no domingo era o tudo ou nada o CL se ganhasse apurava, o LSC tinha que ganhar e esperar que o SCB perdesse e o ALA (3-0 ou 3-1)também perdesse. Final feliz para nós, com sorte, com felicidade, mas com muito trabalho, ambição, querer e principalmente com o sonho de ficar nas 6 primeiras. Se calhar a ambição que faltou ao SCB, como diz o Ex-TA que optava pelo 7º lugar em detrimento do 6º, são opiniões.
Mais uma vez parabéns e boa sorte para o resto do Campeonato e sonhem que podem chegar à final da Taça.

Fernando Silva - TA-Leixões

Anónimo disse...

Bom, como os 2 anteriores comentadores tambem nós tivemos oportunidade de ver este jogo, que para mim foi um dos melhores até agora. Foi notório que havia uma grande motivação das jogadoras, estiveram muito bem no 1º e 2º sets, não acusaram a pressão da luta para o 6º lugar e muito menos o facto de estarem a jogar com o campeaão nacional em titulo e com 4 jogadoras brasileiras muito experientes. Houve atletas que deram uma grande luta e mostraram que para elas o voleibol não é apenas um hobbie ou passatempo. A elas o nosso obrigado . È claro que o Trofa é de outro campeonato e com outros argumentos que o Braga não tem, mas deu para mostrar e provocar nas pessoas que assistiam emoção e boas jogadas que sempre fazem vibrar quem assiste. Não concordo muito com o João, pois penso que tendo ficado no 6º haveria uma motivação acrescida e há equipas como que poderiam estar ao alcance do Braga como o Madeira ou o Clube K. Mas isso não aconteceu e agora é aproveitar esta fase para se classificarem o melhor possivel. Fica realmente um amargo de boca e a sensação de que poderiam ter alcançado a fase dos primeiros. Mas estas miudas merecem o nosso aplauso, a nossa estima, o nosso carinho, pois todo o seu trabalho , todo o seu esforço foi feito com grande dedicação á modalidade, á camisola e á amizade. Às atletas, ao Prof. Lucas e Tó e a todos os que gostam de voleibol a promessa de que estaremos sempre lá, no pavilhão aonde tudo acontece....Rodrigues

Anónimo disse...

Não sei porquê que há tantas duvidas sobre a classificação na serie das primeiras da jovem equipa do Leixões S C, se repararem com alguma atenção para tabela classificativa, esta equipa é a 6ª com mais vitórias (7 vitórias) enquanto a concorrência (SCB e ALA) só têm 6. Logo deveria estar a frente, Não?

Anónimo disse...

Quem conhece o João(Ex-TA) há tanto tempo como eu, percebe o que quis dizer, com que intenção e facilmente compreende as suas palavras. Não afirmou que o 7ºlugar era melhor que o 6º, mas deixou no ar um pouco essa sensação apesar de de na minha opinião não ter essa intenção nem ser essa a sua filosofia. Nada tem a ver com a ambição e a qualidade da equipa do Braga e restantes equipas. Mas a verdade é que desportivamente este campeonato tem sido muito rico e competitivo. Parabéns a Todos e ao Leixões pelo apuramento na série dos primeiros.

A. Fernandes
Treinador de Voleibol

Anónimo disse...

Antes demais quero prestar a minha homenagem pública ao professor Lucas por conseguir fazer com que uma equipa com jogadoras quase todas elas formadas no clube,lute pelos lugares cimeiros da classificação.
Em relação á qualidade da equipa, eu que regra geral assisto aos jogos em casa no pavilhão da universidade do minho, tenho visto que a equipa de ano para ano tem evoluido bastante, entraram algumas juniores na equipa com inegavel valor com a "filipe e a falcão" com mais evidencia, e fez com que a qualidade da equipa subisse em relação ao ano passado.

Pese embora a equipa demonstre um bom nivel de jogo e um equilibrio mt parecido entre todas as jogdoras penso que falta uma jogadora que faça realmente a diferença para que nos jogos mais equilibrados faça a balança pender para o lado do braga.No ultimo jogo com a trofa senti que com uma jogadora experiente e com inegavel valor o braga poderia ter ganho, pois nos primeiros sets jogou muitissimo bem, faltando apenas uma jogadora que matasse o jogo, pq mts vezes estiveram na frente do jogo.

Para terminar uma palavra para os Avós da capitã de equipa do braga, que vivem os jogos de uma forma muito intensa, eu que costumo assitir com eles os jogos em casa.
Boa sorte para o proximo sorteio e que o braga continue a jogarbem e se possivel aumente o seu nivel/qualidade de jogo, sempre a subir.

Carlos Miranda.. licenciado