segunda-feira, março 30, 2009

Mais uma vitória

A contar para a 5ª e penúltima jornada desta fase final do Campeonato Nacional Feminino da I Divisão – A1 fomos (com estreia ao volante do sr. Jorge com GPS e MP3) no último domingo a Matosinhos, para defrontar o Leixões, um dos históricos do voleibol português e conseguimos a nossa 4ª vitória nesta fase final, ao batermos a equipa da casa por 3-0, com os parciais de 25-17, 25-16 e 25-13.
Foi um jogo mais fácil do que esperávamos. Foi a vitória mais fácil que tivémos esta época. No último encontro em Braga entre as duas equipas, o Leixões já tinha sido batido por 3-1 e esperávamos... (agora que o problema da permanência está resolvido) que o Leixões tentasse vingar a última derrota. Assim não aconteceu. O Leixões tem uma equipa constituída por atletas ainda jovens e por atletas já veteranas, mas sentiu-se que neste momento é uma equipa nervosa, descrente das suas capacidades e uma equipa sem o espírito lutador e guerreiro que evidenciou nos jogos da 1ª fase. Comandámos sempre o resultado em todos os sets e o Leixões não conseguiu lidar com o nosso serviço durante todo o jogo, não conseguindo, consequentemente, desenvolver com normalidade o seu jogo atacante. Basta dizer que conseguimos 15 “ases” durante o encontro, tendo falhado apenas 3 serviços. Neste sector do jogo realce para a "esquerda" Barata que serviu 21 vezes, não falhou nenhum e conseguiu 4 “ases”.
Para além de ter estado muito bem no serviço, as nossas recebedoras (Barata, Bernardo e Filipa)estiveram em excelente nível na recepção, com a libero e Tigre Xana Fernandes em grande plano e sempre a subir nas eficácias, o que permitiu que a Catarina, pudesse muitas vezes “alimentar” as nossas atacantes nas melhores condições e em situações de 1 contra 1 e permitiu que as nossas centrais (Alexis, Barata) estivessem muitas vezes no momento e local certos de 1º tempo. Em termos de ataque, não nos fizemos rogadas, especialmente as duas pontas (Bernardo e Filipa) que só à sua conta conquistaram 27 dos 40 pontos de ataque do Sporting de Braga. Uma última palavra para o bloco bracarense que conseguiu 7 pontos neste jogo e para a oposta Vânia Lages (com uma bola de bilhar nas costas), uma jogadora que tem evoluído ao longo desta época de jogo para jogo e que em termos de ataque já conseguiu um entendimento perfeito com a "mãozinhas"e que em termos de bloco se vai cada vez mais afirmando como uma mais valia desta equipa. Em termos de equipa, o Braga mostrou um conjunto coeso, com grande determinação e empenho no jogo. Talvez por já estarmos livres da despromoção, sem a pressão de termos de ganhar e nos encontrarmos, neste momento, em águas calmas da classificação, cometemos muito poucos erros em todos os sectores do jogo e jogámos alegres, confiantes e desinibidas, explorando as facilidades que o adversário concedia.
O SC Braga Voleibol Senior orgulha-se de poder dedicar esta vitória ao zedovolei, (re)conhecido recentemente, (os IP's não enganam) o homem que mais sabe de Voleibol em Portugal e em Braga e cujas criticas técnico-tacticas à equipa nos comentários deste blog, foram fundamentais para garantir esta vitória e a nossa continuidade na A1. Para ti, zedovolei. A nossa bancada e o nosso blog são teus.
Aqui ficam (tardiamente) alguns desses comentários: (Não liguem aos erros de português)
"nao se pode permanentemente enverdar pelo discurso do "coitado nao batam mais no ceguinho" , se estamos neste nivel é necessario que se apresentem argumentos que o justifiquem.se existe no plantel uma distribuidora de selecção, se as pontas são promissoras , se a oposta tem margem de progressao e se as centrais estão adaptadas e têm condições e se a libero é voluntoriosa e tem caracteristicas para a posição,tudo isto cozinhado ...é preciso rapidamente aumentar os niveis de recepççao prioritaria, tornar o serviço mais agressivo e dirigido, aumentar os aspectos defensivos nas diagonais ( fundamentalmente na longa zona 5 6 ) a ligação do bloco com a linha defensiva terá que ser trabalhada e fundamentalmente os niveis de reacção defensiva terá que aumentar significativamente. a equipa nos aspectos ofensivos tem que melhorar ( inteligencia efeciencia e confiança ) nos aspectos defensivos tem que acreditar que o sistema é o mais fiavel e o mais eficaz para a equipa. no bloco é necessario estabelecer uma estrategia mais de contenção do que activo ( bloco kill). parece-me que esta equipa precisa de treinar um modelo de jogo mais eficaz , acente numa excelente recepção prioritaria e num ataque mais variado e em velocidade, obrigar as equipas contrarias a começarem a errar no primeiro toque.relativamente às equipas contrarias é necessario explorar até á exaustao as suas deficiencias e acreditem que sao muitas.incentivar é necessario e apoiar ainda mais mas.... ganhar e jogar bonito é fundamental. "
(zedovolei)
"axo muito bem que se motive e se desculpe e que tudo seja muito cor de rosa ... mas deviam analisar mais um pouco outro tipo de situações... por exemplos alguns erros a nivel tecnico e tactico de alguns jogos .. as construções de jogo a nivel primario ( fundamentalmente do "side out") e os momentos criticos nas fases psicologicas( terminais dos set's)estão muito aquem do nivel da A1. as construções criticas desta naturesa são importantes ... publiquem não tenham medo .. "
(zedovolei)
27-01-2008
O Sporting de Braga frente ao Leixões alinhou com o seguinte sete inicial: Xana Fernandes (libero), Catarina Dias (distribuidora), Sara Barata e Alexis Rodrigues (centrais), Vânia Lages (oposta), Filipa Castro e Sara Bernardo (pontas). Alinharam ainda Bruna Rodrigues, Bárbara Julião e Joana Teixeira.
No próximo domingo, pelas 16 horas, vamos realizar o último jogo oficial da época em Gondomar, defrontando o Ala de Gondomar, outra das equipas, que nesta fase final também já garantiu a permanência e que tal como nós apenas sofreu uma derrota nos 5 jogos já realizados.

sexta-feira, março 27, 2009

PARABÉNS A VOCÊ - Xana

02-Mar-86

XANA FERNANDES
Nº1
23 Anos
Signo: Tigre
1ª Geração do SC Braga
8 Anos de SCB ao peito
De central a libero
Clubes representados: Lamaçães/Sporting de Braga
5º Ano – Universidade do Porto – Faculdade de Desporto

















Personalidade do Tigre
Os tigres são criaturas charmosas com muito talento, beleza, inteligentes, divertidos e confiantes. São líderes naturais. Energéticos, cheios de determinação e de energia, tendem a pular antes de olhar. O tigre é uma pessoa afortunada. É bom ter um tigre ao redor desde que você esteja preparado para toda a actividade que vem junto com a sua personalidade dinâmica. O impulso e a vivacidade da pessoa do tigre são contagiantes. O seu vigor e amor pela vida estão estimulados. Os amores do tigre são o centro da atenção.
Agitado por natureza, o tigre geralmente é levado pela impaciência à acção. Entretanto, por causa da sua natureza desconfiada, é instável nas decisões. É difícil para ele confiar nos outros ou expor as suas emoções. É igualmente sincero, afectivo e generoso. Tem um sentido de humor maravilhoso.
Cada tigre tem o toque humanitário nele. Ama bebés, animais ou qualquer coisa que possa travar a sua imaginação e atenção para o preciso momento. Quando se envolve, as suas participações são totais. No seu melhor, é meigo, sensível e simpático. No seu pior, é obstinado, pouco razoável e egoísta. Odeia ser ignorado.
Paradoxalmente, as suas duas características principais na vida serão a sua precipitação por um lado e indecisão por outro. Se puder aprender a manter o equilíbrio entre as duas, o tigre terá um estrondoso sucesso.
No amor, o Tigre é um romântico. É brincalhão, apaixonado e sentimental tudo ao mesmo tempo, e será uma experiência gratificante para com quem casar ou a quem amar. São também muito possessivos e ciumentos. Ao todo, a vida do Tigre será variada. Será cheia de risos, dor, alegria, desespero e por toda a emoção concebível no dicionário. Se existe algo que nunca deve fazer é ter pena de um Tigre. O Tigre é o optimista final que saltará sempre para a frente de novos e frescos desafios.
Para ele, tudo o que faz é de valor e imperativo, por isso não tentem dizer-lhe o contrário. Brilhante no comando, impondo, o tigre do fogo é sensual e é difícil para ele ou ela ser impessoal sobre qualquer coisa na sua vida.














Parabéns Xaninha
Abraço SC Braga

segunda-feira, março 16, 2009

CONSEGUIMOS

A DUAS JORNADAS DO FIM DO CAMPEONATO
GARANTIMOS A PERMANÊNCIA NA A1

Domingo, 15 de Março de 2009, mais um dia que ficará na história do voleibol do Sporting de Braga.

Intimamente ligadas a esta página brilhante da história do voleibol bracarense ficarão estes nomes:

ALEXIS, BRUNA, CATARINA, FILIPA, JOANA, JULIÃO, SARA BARATA, SARA BERNARDO, VÂNIA, XANA. Somos 10, (não conseguiram levar mais), apenas 10, mas não esquecemos aquelas e aqueles que gostam de nós e nos quiseram ajudar a ser 12 nos treinos e que não ficando na história, ficam na memória do nosso reconhecimento: Ana Pinto, Andreia, Meira, Alex, Malveiro, Xico Costa, equipa masculina da U.M.

Destas 10, oito são bracarenses de gema, nascidas para o voleibol em Braga. A nona é alentejana minhota de Giz e cumpriu a 5ª época no Sporting de Braga. A décima caiu do céu dos Carvalhos em hora bendita. E temos de tudo: temos passadora com pêlos nas pernas, temos uma joelheiras cor de rosa, temos a colega do step, temos a terapeuta da fala da Alexis e da Catarina, temos uma benjamim pré-arquitecta, temos a caloira teledependente, temos a outra caloira que se quer da Póvoa, temos a especialmente prá Vânia, temos uma cinta de colchetes século XIX, temos baratas (ah pois é) na equipa e nos Açores, temos dinamenes com jeitaço pró step e temos a sorte e o orgulho de as termos.

Vencemos em casa o Belenenses por 3-1 e carimbámos o passaporte para estarmos, pelo 3º ano consecutivo, entre as 10 melhores equipas do voleibol nacional.

Excelente jogo de voleibol, com grande emotividade, com o Belenenses a jogar o tudo ou nada e com o Sporting de Braga a assumir as responsabilidades de um jogo que não era decisivo mas que era muito importante. O Belenenses apresentou-se em Braga sabendo que uma derrota o atirava para a A2, preparou muito bem o jogo, introduziu muitas alterações à sua formação habitual com o objectivo de surpreender as bracarenses. Apesar disso, o Sporting de Braga, num 1º set muito equilibrado e disputado ponto a ponto conseguiu impor-se na parte final do set, vencendo nas vantagens por 26-24. No 2º set o Braga entrou muito mal, permitiu que o Belenenses ganhasse uma vantagem apreciável e terminasse o set com um inesperado 25-12, empatando a partida. No 3º e 4º sets o resultado também se manteve equilibrado até perto do final mas o Braga conseguiu sempre comandar o resultado, ganhar alguma vantagem e conseguiu fechar os 3º e 4º sets com 25-17 e 25-19, garantindo a vitória no jogo e os dois pontos que necessitava para garantir a duas jornadas do fim desta fase final, a concretização do objectivo traçado para esta época, isto é, a permanência na A1.
Grande alegria no final do encontro, nas bancadas e no terreno de jogo.

Estes são os momentos mais felizes que temos no desporto e aqueles que nos fazem esquecer todos os sacrifícios e privações que fazemos durante uma época. Tínhamos este objectivo para cumprir e conseguimos concretizá-lo. Foi mais um sonho que conseguimos realizar em equipa e estamos todos muito contentes e orgulhosos com isso.

Grande parte deste sucesso fica a dever-se às atletas, ao seu trabalho diário, à sua dedicação e amor pelo voleibol e por esta equipa e ao facto de sempre terem acreditado que têm valor e capacidade para continuarem a estar entre as melhores.

Fomos crescendo individualmente e colectivamente ao longo da época, somos hoje mais consistentes e mais eficazes em todas as componentes do jogo e fomos gradualmente conseguindo adaptar-nos às exigências impostas pelo nível competitivo da A1. Somos a equipa mais jovem desta A1, temos o orçamento mais pequeno da A1 e se calhar da A2 e estes factos apenas dão mais sabor àquilo que hoje conseguimos. Orgulhamo-nos de 9 das 10 atletas terem sido formadas nos nossos escalões de formação, orgulhamo-nos de elas serem alunas universitárias e do secundário, com sucesso nos seus estudos, orgulhamo-nos de sermos amadores e treinarmos como profissionais, orgulhamo-nos da nossa organização amadora (como alguns se permitem criticar) nos colocar entre os melhores e nos permitir conquistar títulos, orgulhamo-nos da nossa autonomia, orgulhamo-nos de ter mais uma vez desmentido os que nos atiravam para a A2 e os profetas da desgraça, orgulhamo-nos dos protocolos (também amadores) que mantemos com a escola de Lamaçães (obrigado Mina) e com a Universidade do Minho (obrigado Parente), orgulhamo-nos de termos um grupo de jovens responsáveis, unidas por fortes relações de camaradagem e amizade com quem dá gosto trabalhar e conviver e orgulhamo-nos que o muito suor, que deixámos no ginásio e nos pavilhões deste Portugal, tenha sido hoje totalmente compensado.


CONSEGUIMOS MENINAS. CONTINUAMOS POR CÁ.

quinta-feira, março 12, 2009

Primeira derrota na Fase Final

8 de Março de 2009
Depois de 2 vitórias, contra Belenenses e Leixões, nos 2 primeiros jogos da fase final, não conseguimos continuar na senda das vitórias e sofremos a primeira derrota frente ao Ala de Gondomar por 3-1 com os parciais de 25-21; 17-25; 13-25 e 21-25.

Depois de uma semana difícil de treinos, com várias atletas engripadas e lesionadas não conseguimos travar o Ala, constituído por atletas nacionais altas e jovens que nos colocaram muitas dificuldades no ataque e no bloco. Nem entrámos mal no jogo, conseguimos com o nosso serviço colocar muitas dificuldades na recepção e no ataque adversário mas esta vantagem só se sentiu num 1º set equilibrado em que vencemos por 25-21. O Ala a partir do 2ºset conseguiu receber melhor e a partir daqui nunca conseguimos nem impor o nosso bloco nem apresentar uma recepção que

pudesse favorecer o nosso jogo rápido. Apenas no 4º set conseguimos pôr alguma pressão nas adversárias, equilibrámos o set e usufruímos de alguma vantagem (21-20) mas uma parte final do set com 5 erros consecutivos de recepção e de ataque, ditaram a derrota no set e no jogo. O Ala foi um justo vencedor, já que foi mais forte durante mais tempo do jogo e soube ter a cabeça fria necessária para não cometer erros em momentos decisivos dos sets o que lhe permitiu arrecadar os 2 pontos da vitória.

No outro jogo desta fase final, o Leixões tal como se previa, venceu tranquilamente o Belenenses por 3-0, atirando ainda mais as azuis para a cauda da classificação, numa altura em que entramos na 2ª volta e já só faltam disputar 3 jornadas.

Relativamente à nossa equipa, esta derrota não compromete, continuamos a depender unicamente de nós para nos mantermos na A1.

No próximo domingo poderemos dar mais um passo positivo, se vencermos, no pavilhão da Universidade do Minho, pelas 16 horas, a equipa do Belenenses, no último jogo em casa que vamos realizar esta época. Esperamos que os que gostam de nós estejam mais uma vez todos connosco. Tudo faremos para lhes dar uma alegria e tudo faremos para sermos muito...muito...felizes.

domingo, março 01, 2009

Vitória sobre o Leixões


Depois da vitória na passada semana frente ao Belenenses por 3-2, esperava-se que em casa, as nossas meninas pudessem repetir a boa exibição e o bom resultado frente ao Leixões.
Nada se consegue por acaso... e esta época ainda não tinhamos ganho ao Leixões... mas assim aconteceu.
Alcançámos uma vitória clara por 3-1, com parciais que não deixam qualquer dúvida sobre a superioridade que manifestámos neste jogo: 25-19; 25-14; 22-25 e 25-11.
Entrámos muito bem neste encontro, concentradas e com a lição bem estudada relativamente ao jogo do adversário. Cedo garantimos uma vantagem confortável, o que nos permitiu tanto no 1º set como no 2º, gerir o resultado e jogar confiantes durante os 2 primeiros parciais. No 3º set assistiu-se a uma reacção das leixonenses que conseguiram neste set pontuar mais vezes no ataque fruto de uma recepção e distribuição mais eficazes. Mas o nosso ataque neste set, também facilitou, já que não conseguimos atingir as mesmas eficácias dos sets anteriores. No 4º set, o mais desequilibrado, aproveitámos da melhor maneira mais um desacerto da recepção leixonense, que não conseguia nem receber, nem distribuir nem atacar nas melhores condições e ponto a ponto fomos construindo uma vantagem expressiva e uma vitória claríssima.
Sabemos que as vitórias nunca caiem do céu. São produto bem terreno, nunca celestial. São produto do trabalho anterior, diário, de um grupo, de uma equipa e não consta que os deuses saibam jogar voleibol. São produto da demonstração anterior e diária do "querer muito" de um grupo, de uma equipa.

Tal como no jogo anterior, realizámos globalmente uma boa exibição, com poucos erros, estivemos excelentes a receber (74%), soberbas a defender e foi a partir daqui que construímos esta vitória saborosa (como todas) que poderá ser importante nas contas finais do nosso campeonato. No ataque, apenas no 3ºset não estivémos ao nosso melhor nível, mas nos 2º e 4º

sets principalmente, as nossas atacantes estiveram imparáveis com destaque mais uma vez para a Sara Barata (que continua a mandar bilhetes) e para a Filipa (com João na bancada). Uma palavra para a capitã que distribui Catarina, que técnica e tacticamente esteve perto da perfeição, numa altura em que é notório que a sua maturidade competitiva vai crescendo de jogo

para jogo.
Com duas vitórias em 2 jogos, igualamos o Leixões na liderança desta 2ª fase e quando faltam apenas 4 jornadas para o final do campeonato, as diferenças pontuais continuam mínimas entre as 4 equipas e todos sabemos que nada está ainda decidido sobre qual a equipa que irá ser despromovida à A2.

Na próxima jornada, a terceira, a realizar no próximo domingo, dia 8 de Março, o Belenenses recebe o Leixões e nós vamos receber, no pavilhão da Universidade do Minho, pelas 16H00, a equipa do Ala de Gondomar, em mais uma final. Esperamos continuar na rota das vitórias.

Com Pinto na portaria, luzes e som; com a bancada Norte bem composta (só) dos que gostam de nós e com Alcaide, que também gosta, na bancada Sul; com filmagem de Andreia, fotografia de Filipa, secretariado de Meira e João, música (e barulho) de Joana, com grupo 2 na logistica, com Mila nos gémeos e não só, Tó na estatistica e não só e com a arbitragem do internacional Arnaldo Rocha (1º) do Porto e de Elísio Abreu (2º) de Viana do Castelo, (não fomos beneficiados: e assim é que deve ser), alinhámos frente ao Leixões com o seguinte sete inicial:
Xana (libero), Catarina (distribuidora), Sara Barata (11 pontos), Alexis (8 pontos), Vânia (6 pontos), Filipa (6 pontos) e Sara Bernardo (3 pontos). Alinharam ainda: Bruna, Julião e Joana .

"Prá" semana há mais.