segunda-feira, novembro 23, 2009

DUPLA NA MADEIRA

A contar para as 6ª e 7ª jornadas do Campeonato Nacional da I Divisão A1 lá fomos até à Madeira para disputar a nossa primeira dupla desta época.
Treininho às 17H00 na 6ª feira, Mac depois e avião TP cujas tremuras passaram para a Filipa e para a Vânia (ou terá sido delas para o avião?), Catarina e Julião ao Cockpit, sem Xana (já estás boa?), sem Mila (já estás boa?) e sem farmácia (ai ai ai), acompanhados pelo Trofa e pelos homens do Vitória.

Funchal sem luzes de Natal (se calhar não sabiam que nós íamos), sem sol (quase sempre), sem as carrinhas do Câmara de Lobos (valeu-nos a simpatia do Sports Madeira) com chuva (devia ser proíbido) com ingleses, espanhóis, sem-abrigo e bananas em abundância, tal como as frutas exóticas no mercado, mas a ilha mesmo assim continua linda e mais linda vai ficar com o "tesouro" da Irina e do João Pedro.
No sábado, em Câmara de Lobos, perdemos 3-0 com os parciais de 25-22; 27-25 e 25-22 e no Domingo, frente ao Sports Madeira, perdemos 3-1 com os parciais de 27-25; 25-20; 19-25 e 25-19.
No sábado, equilibrámos cada um 3 dos sets, como se pode ver pelos resultados, mas na parte decisiva dos sets, a partir dos 20 pontos, o Câmara de Lobos mostrou ser uma equipa mais madura, mais experiente (será que podemos dizer?) e as suas 2 pontas, uma brasileira e sobretudo a ucraniana, conseguiram decidir os sets a seu favor. A nossa recepção oscilou mais uma vez e disso se ressentiu a distribuição e o ataque, mas no geral, não estivemos bem, cometemos demasiados erros. Ficou no entanto provado que o Câmara de Lobos é um conjunto do nosso campeonato e com quem poderemos e teremos de competir pelo tal 6º lugar.
No Domingo estivemos melhor que no jogo anterior, mas mais uma vez trememos na decisão dos sets a partir dos 20 pontos. No 1º set tivemos uma vantagem de 21-13 mas uma série de erros de recepção e ataque fizeram com que o Sports Madeira conseguisse fechar o set aos 27-25 (mais um). A história do jogo poderia ter sido bem diferente se tivessemos conseguido gerir a vantagem confortável de 8 pontos.

Sentimos a derrota do 1ºset e entrámos muito mal no 2º, reagimos lá para o meio e recuperámos até aos 21-19, mas mais uma vez uma série de erros de recepção e de ataque deitaram a perder a recuperação realizada. O 3º set era o nosso tudo ou nada. Conseguimos novamente uma vantagem confortável aos 20-12 e desta vez conseguimos fechar o set com 25-19. O último set também era o nosso tudo ou nada e foi sempre equilibrado, no 2º tempo técnico até tinhamos uma vantagem de 16-14 mas mais uma vez uma série de erros de recepção e ataque comprometeram a possibilidade de podermos empatar o jogo e discutir a vitória. Ficou igualmente provado que temos equipa para discutir o resultado com este Sports Madeira. Mas...é importante reflectir nos nossos erros e mais importante ainda é aprender com eles...mas... tem que ser hoje...porque amanhã...as decisões da classificação já foram... Tanto o Câmara de Lobos como o Sports Madeira têm mérito nas respectivas vitórias, são conjuntos mais altos com alguma superioridade em termos de ataque e de bloco e nestes jogos equilibrados as equipas vitoriosas são sempre aquelas que cometem menos erros nas fases decisivas dos sets. Nós, se quisermos chegar aos primeiros 6 lugares da 1ª fase teremos necessariamente que cuidar deste aspecto, teremos que ter a capacidade de suportar e ultrapassar a pressão imposta pelos finais de sets.Treinemos pois... O 10/6 serve para isto...

E desta vez para não ferir as susceptibilidades dos leitores, não falaremos em Juvenis e Juniores, nem em atletas amadoras, nem em brasileiras e ucranianas, até por que isso não tem importância nenhuma nos resultados dos jogos. E fica o aviso que o blog das tácticas do SC Braga é mais ao lado, basta clicar mais ao lado e está lá tudo. Aqui é o blog das e para as atletas e adeptos da equipa sénior do SC Braga.

E cá chegámos a casa às 3 e meia da manhã, com as malas todas e com as nossas meninas a terem aulas ou a trabalharem às nove da manhã, algumas com frequências outras com entrega de trabalhos e no Domingo lá vamos para a bela cidade de Oeiras e porque vamos gostar muito da viagem, fazemos questão de regressar a Lisboa logo na 3ª feira seguinte para a festa da Taça com a Lusófona.

7 comentários:

Anónimo disse...

clicar ao lado "onde"

Anónimo disse...

Pois bem, o facto deste blog ser para as atletas e adeptos da equipa,não quer dizer que não se apontem os erros e não se digam as verdades. E a verdade é que a equipa não está a conseguir resultados, não só porque está a jogar num nivel mais fraco que as outras mas tambem porque o ambiente está a ficar muito mau com atletas a terem um comportamento que em nada abona quer a equipa no seu todo quer nos resultados.Sei por conhecimento que há um grande descontentamento em algumas atletas que são as fundamentais e as mais experientes nesta equipa, e que ponderam inclusive sair em Janeiro. Por isso na minha modesta opinião, deveriam estar mais atentos e tentar resolver o que está mal, porque se sair uma ou duas atletas o campeonto acaba para o nosso Braga, e eu como atento fã desta equipa não gostaria que isso acontecesse de maneira nenhuma. Fica aqui feito o alerta

Ex-T.A. disse...

Bem..todos os anos após 2 ou 3 derrotas consecutivas aparecem sempre os "bruxos(as)" e "videntes" do costume...
Ora vamos lá às "Verdades" do Sr.(a) Anónimo(a):

Caro comentador, ou comentadora anónimo(a), uma vez que já constatamos que acha que está assim tão por dentro dos assuntos, como gosta e tenta mostrar...também está na hora de assinar e assumir todas as sugestões e insinuações que tanto gosta de fazer.

Aliás, como toda a gente que por norma comenta, assina!!!

Bjs e Abraços
João Pedro Silva

japsl disse...

Informamos o anónimo das 11:10 que poderá clicar mais ao lado esquerdo se pretender táctica individual e mais ao lado direito se pretender táctica colectiva.
Quanto ao grande descontentamento das atletas mais experientes e que poderão sair em Janeiro agradeço-lhe a informação e tudo faremos para que a porta se mantenha sempre aberta, seja em Setembro seja em Janeiro. Podemos contudo assegurar ao "atento fã desta equipa" que o campeonato para o Braga só acabará em Abril/Maio e poderá dormir tranquilo pois isso não acontecerá de maneira nenhuma.

Anónimo disse...

Em primeiro lugar OLÁ a todas as atletas e treinadores. À já algum tempo que não fazemos comentários neste blog, mas desta vez não poderiamos deixar de o fazer, pois temos constatado que tem havido uma grande intervenção de comentadores anónimos(é pena não se identificarem)que presumindo estarem a dar sugestões e tecnicas-tacticas ( a quem não precisa concerteza)servem apenas para nada esclarecer e em nada ajudarem este conjunto de atletas. Como em todo o aglomerado de pessoas, há sempre desentendimentos, comportamentos menos correctos, atitudes menos boas,mas que fazem parte da vida em sociedade. Estas miudas ainda são muito jovens e têm muito para aprender, e é com provas dificeis, e os pequenos problemas do dia a dia que se vão fazendo adultas. Agora tambem pensamos ser necessário por parte de algumas uma maior atitude e mais humildade para estarem num nivel de competição como este. Quanto ao descontentamento de algumas das mais experientes e a sua saída do clube já em Janeiro, pensamos ser apenas um bluff, pois acreditamos que todas elas são jovens de caracter e que levarão até ao fim o compromisso firmado com o clube, e como tal o campeonato vai continuar. Se gostariamos de ver melhores resultados...concerteza que sim. Se esperamos que o Braga consiga atingir a meta a que se propôs....concerteza que sim, pois acompanhamos á alguns anos o voleibol praticado, conhecemos a sua dinamica, confiamos no trabalho realizado. Como sócios pedimos mais...como adeptos da equipa pedimos mais... como pais pedimos mais....
Vamos seguir em frente, com força, com atitude, com alegria e deixar os profetas da desgraça a falar sozinhos. È assim que falamos e incentivamos todas.
Abraço ao Prof. Lucas e Tó, Bjs para todas. Pais da Alexis.

Anónimo disse...

oh joão pedro ex TA ,qualquer coisa que saia do elogio directo , vens logo atacar e difamar. tens que perceber que as coisas não são como tu as pintas e o fanatismo (interesseiro) que denotas não é positivo para a discussão. o que se passa de negativo pode e deve ser construtivo para a evolução.
esta equipa consegue competir com as fraquinhas e ponto.denota grandes dificuldades a vários niveis sempre que defronta conjuntos superiores.

Anónimo disse...

Atençao prof, com todo o respeito,não me admiraria nada que um dia destes viesse um dos grandes e levasse a melhor jogadora de todos os tempos que o Braga já teve (e que está a ser mal e pouco utilizada) como já aconteceu uma vez (o Prof sabe muito bem a quem me estou a referir).Cuidado, porque muitas vezes a razão tem que forçosmente soprepor-se ao coração. Luciano.