segunda-feira, abril 07, 2008

SCBraga perde em Leixões no campeonato dos últimos



SCBraga e Leixões, ambos a disputarem a série dos últimos da A1 feminina, defrontaram-se no passado domingo em Matosinhos, tendo a equipa da casa saído vencedora por um justo 3-1 (25-23, 25-13, 18-25 e 25-18). Mais uma vez as arsenalistas, e há semelhança do que se havia passado frente ao Ala, apresentaram-se muito debilitadas, com apenas sete atletas, fruto de uma onda de lesões e da aposta da direcção na equipa júnior.

Com ambas as equipas fora do risco de despromoção e longe do rendimento habitual, o jogo foi nitidamente de fim de época. O Sporting de Braga a apresentou-se com apenas 7 atletas, sendo que uma delas, Sara Bernardo, alinhou a partida toda apesar da lesão que tem no seu ombro esquerdo.


A partida foi rápida, tendo o Leixões sabido aproveitar da melhor forma as limitações físico/tácticas do SCBraga. O primeiro parcial foi muito equilibrado (25-23), algo que não se veio a verificar no segundo (25-13), onde devido a um mau inicio, as arsenalistas comprometeram logo ali as aspirações à vitória final.


No terceiro set, as bracarenses demonstrando muito garra e querer, venceram por 25-18, partindo muito motivadas para o quarto. Neste parcial, o SCBraga esteve a vencer por 18-16, mas mais uma vez, e há semelhança do que se passou ao longo da época, a imaturidade comprometeu o desfecho final. As Leixonenses mais experientes estiveram há altura da ocasião, metendo nove pontos (!) sem resposta, fechando assim o set (25-18) e a partida (3-1) a seu favor.


Atendendo ao facto das lesões que tem fustigado o plantel arsenalistas, e a que duas das suas pedras mais influentes na manobra ofensiva – Sara Bernardo e Vânia Lages – tinham efectuado uma partida de cinco sets no dia anterior pela equipa júnior, a prestação do SCBraga em Matosinhos foi muito positiva.


No final do encontro, o técnico da equipa, João Lucas, alinhava pelo mesmo diapasão, afirmando que “o Braga, atendendo às circunstâncias, apenas falhou no 2º set e penso que poderíamos ter feito melhor no 4º set, poderíamos mesmo ter empatado a partida, já que dispusemos de uma vantagem de 18-16 e depois, mais por demérito nosso, consentimos que o Leixões pontuasse nove vezes seguidas com muitos erros nossos no side-out. De qualquer maneira e face às condições com que preparámos e realizámos este jogo, gostaria de saudar as minhas “7 magnificas” pela maneira como conseguiram manter a dignidade competitiva da nossa equipa e do Sporting de Braga.”

Frente ao Leixões, o Sporting de Braga alinhou com o seguinte “sete inicial”:
Xana Fernandes (libero); Sara Barata e Sara Bernardo (centrais), Kariny Silva e Luísa Rocha (pontas), Vânia Lages (oposta) e Catarina Dias (distribuidora).

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

1 comentário:

Anónimo disse...

"Leva tempo para alguém ser bem sucedido porque o êxito não é mais do que a recompensa natural pelo tempo gasto em fazer algo direito."
FORÇA MENINX!
DOMING É PA GANHAR
Aninhas#11