segunda-feira, fevereiro 11, 2008

SCBraga diz adeus à Taça


O SCBraga disse adeus à Taça de Portugal ao perde por 3-1 (25-18, 25-14, 17-25 e 25-21) frente ao Leixões nos quartos-de-final da competição. Numa partida entre duas equipas de nível muito semelhante, o Leixões acabou por ser um justo vencedor.

Frente ao Leixões, e sem poder contar com o contributo de Kariny Silva e Alexandra Machado, as arsenalistas entraram muito mal na partida, entregando de bandeja ao Leixões os dois primeiros sets (25-18 e 25-14).

Foi um SCBraga adormecido e sem chama aquele que se viu nestes dois primeiros parciais, cometendo muitos erros na recepção e nunca conseguindo impor um serviço agressivo capaz de dificultar as manobras ofensivas do seu adversário. O Leixões por sua vez deixou bem claro que queria muito estar nas meias-finais da Taça de Portugal. Jogando sempre com muita segurança e garra, aliou a isto uma excelente atitude defensiva, explorando sempre o erro adversário.


No 3º set, a apatia de algumas das bracarenses desapareceu, a equipa como que acordou para o jogo. O SCBraga pôs em finalmente em campo o “seu” voleibol, colocando alguma pressão nas adversárias e “obrigando” as leixonenses a cometerem erros. O ataque e bloco bracarenses, neste 3º set ganho por 25-17, estiveram em excelente nível.

O 4º e último set foi o mais equilibrado e disputado desta eliminatória. Esperava-se que as bracarenses pudessem levar o jogo para a “negra”, mas mais uma vez, na parte final do set, uma série de serviços tácticos das experientes jogadoras leixonenses fizeram com que o Braga perdesse alguns pontos preciosos na recepção ou não conseguisse atacar nas melhores condições. Deste modo, e com o contra-ataque adversário facilitado, o Leixões acabou por vencer o parcial (25-21) e a partida (3-1).




Nos restantes encontros disputados no sábado não houve surpresas, com os favoritos (Sports Madeira, Ribeirense e Gueifães) a carimbarem o passaporte para as meias-finais da Taça de Portugal. A este grupo de equipas junta-se agora o Leixões.

Frente ao Leixões, o Sporting de Braga alinhou com o seguinte “sete inicial”:
Xana Fernandes (libero); Sara Barata e Telma Nunes (centrais), Luísa Rocha e Sara Bernardo (pontas), Vânia Lages (oposta) e Catarina Dias (distribuidora).
Jogaram ainda: Marta Silva e Bárbara Julião.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

Sem comentários: