segunda-feira, abril 16, 2007

SCBraga soma e segue na Fase Final da A2


Após ter vencido na 1ª jornada o Praiense por 3-0, o SCBraga deslocou-se nesta 2ª jornada a Gondomar, onde defrontou o Ala Nun’Alvares. Em mais uma emotiva partida de voleibol, a equipa arsenalista mostrou que se encontra num bom momento de forma, batendo a equipa local por 1-3 (21-25; 25-21; 17-25 e 14-25).

Num jogo que poderia ser decisivo na classificação final deste campeonato, o SCBraga e Ala Nun’Alvares mediram forças pela 5ª vez esta época. Com algumas caras novas em ambos os lados (Sara Bernardo, uma promessa do voleibol nacional, pelas bracarenses, e Filipa Duarte, que foi durante muitos anos considerada a melhor jogadora nacional, pelas gondomarenses), e com a disputa pelo titulo e consequente subida à A1, esta partida prometia ser mais um grande espectáculo de voleibol.

Entrando melhor neste embate de titãs, o SCBraga mostrou desde muito cedo uma maior assertividade no ataque, fruto das mexidas que a dupla técnica João Lucas/João Silva introduziu no sete base. Ao colocar Sara Bernardo na entrada, e fazendo deslocar a central Cátia Faria para a saída em troca com a oposta Sara Barata, a equipa arsenalista não só ficou com mais opções de ataque, como também consolidou o seu bloco.

Estas mexidas trouxeram proveitos quase imediatos, com as bracarenses a mostrarem-se imparáveis no ataque e a conquistarem a seu favor o 1º set por 21-25.

No 2º set, o conjunto arsenalista entrou algo mal, cometendo erros que o Ala soube capitalizar de forma muito inteligente. Apesar da boa recuperação no final do set, este haveria de ser conquistado pela equipa da casa (25-21), que deste modo colocava o marcador em pé de igualdade: 1-1.

O 3º e o 4º set revelaram uma equipa do SCBraga, táctica e mentalmente, muito forte. Ambos os sets foram dominados por completo pelas arsenalista que quase não cometeram erros, e nos momentos decisivos, mostraram muita atitude competitiva. Com 17-25 no 3º set e 14-25 no 4º set, a equipa de vermelho fechou a contabilidade em 1-3 a seu favor, e deu assim mais um passo em direcção à A1.

Esta foi provavelmente a melhor exibição do Sporting de Braga 2006/2007, com uma recepção de altíssima qualidade, uma distribuição de grande regularidade e eficácia, um serviço que colocou sempre dificuldades e um ataque que soube quase sempre ultrapassar o alto bloco e a aguerrida defesa gondomarenses.

O destaque vai pois em 1º lugar para o colectivo do Sporting de Braga, que se mostrou uma equipa muita equilibrada em todas as rotações, quer em termos de ataque quer em termos de defesa e com a lição bem estudada.

Os destaques individuais vão para a grande exibição, em todos os capítulos do jogo, da jovem Sara Bernardo (15 pontos), plena de confiança e de à vontade no seio de uma equipa em que alinhava pela 1ª vez esta época. Com grandes recursos técnicos e tácticos mostrou em Gondomar o porquê de estar na Selecção Nacional e de ser uma das mais sérias promessas do voleibol português. Destaque para a distribuidora Catarina Dias que mais uma vez funcionou como um autêntico relógio suíço, explorando quer os pontos fortes do ataque do Braga quer as debilidades do bloco adversário. Destaque igualmente para os muitos pontos de ataque de Alexis Rodrigues, outra das promessas do voleibol nacional, que juntamente com a oposta Cátia Faria intimidaram e muitas vezes anularam os potentes ataques das entradas adversárias. Destaque também para o braço esquerdo de Sara Barata que “pôs a cabeça em água” às blocadoras adversárias e ainda para as boas exibições no fundo do campo da libero Xana Fernandes, de Raquel Costa e Vera Silva.

No próximo fim-de-semana o Sporting de Braga vai folgar, mas no dia 28 deste mês retomará a competição nos Açores, esperando-se que as bracarenses iniciem a 2ª volta desta Fase Final com nova vitória sobre o Praiense.

Pelo SCBraga alinharam de início:
Cátia Faria, Raquel Costa, Sara Barata, Catarina Dias (C), Alexis Rodrigues, Sara Bernardo e Xana Fernandes (libero)
Jogaram ainda: Filipa Costa, Bárbara Julião e Vera Silva.

13 comentários:

Ex-T.A. disse...

Pois é meninas! Foi de facto um Grande Jogo aquele que fizemos ontem...Como disse o Prof. era o jogo que todos nós estávamos à espera, aquele que tão afincadamente trabalhamos estas últimas 2/3 semanas! Muito suor e sacrificio temos nós deixado ao longo desta época, e só quem vive e respira ao pé de nós sabe bem, o quanto trabalhamos e lutámos treino após treino, e jogo após jogo, para chegar aqui com este nível de Jogo, Mentalidade e Postura Competitiva...
Demos sem dúvida um passo muito importante, mas que só tem valor, se de facto encararmos os próximos jogos de igual forma! Como sendo Todos uma Final!!
Praiense que se faz tarde...
3ª feira lá nos vemos, a dar o litro!
Ps: Os meus sinceros PARABÉNS a todos os Apoiantes/Claque que estiveram em Gondomar...tiveram uma postura excepcional e foram incansáveis no apoio à equipa...esta vitória também tem um pouco de todos vós.

Anónimo disse...

Foi sem duvida um grande jogo de voleibol. Para mim um dos melhores que o SCB fez esta época. Com um pavilhão quase cheio de adeptos do Ala as nossas atletas não se intimidaram e fizeram um jogo a todos os niveis excepcional. Só é pena que da parte do Braga, e tirando a incansavel claque só estivessem meia duzia de apoiantes. Porquê? Não consigo entender.Penso que numa fase destas deveria de haver mais apoio, quer dos pais das atletas, quer dos amigos e familiares.Elas mereciam e merecem muito mais. O placar que o Ala colocou á entrada do pavilhão a apelar ao apoio á equipa, como se viu resultou. Porque é que aqui não se apela tambem a um maior apoio a esta equipa que tão bem tem defendido as cores do nosso SCB e da própria cidade? Fica aqui o meu apelo. Pais, familiares, amigios, amantes da modalidade,no proximo jogo em casa vamos dar mais colorido ás bancadas da Universidade do Minho e vamos fazer a festa, pois os de Gondomar vão cair cá todos. Bjs deste fã braguista.

BRACARA LEGION disse...

"Deixem-nos sonhar
ver-te campeão
este é o vosso sonho
e da nossa legião
FORÇA BRAGA ALLEZ
FORÇA BRAGA ALLEZ
posso não ser rico
nem ter um tostão
mas levo-te sempre
no meu coração
FORÇA BRAGA ALLEZ"

Sporting Clube de Braga 1921

Ricardo Fernandes disse...

boas...
Antes de mais parabéns pela excelente vitória obtida ontem em Gondomar.
Depois de contra equipa açoriana termos dado um passo importante, ontem demos mais um passo muito importante rumo à divisão A1, contudo ainda faltam dois jogos, e como ainda não ganhamos nada, temos que manter a mesma atitude e a mesma determinação que demonstramos até agora, pois só assim o SONHO se tornará realidade.
Não tenho por hábito fazer referência a actuações individuais da nossa equipa, contudo neste jogo acho que é merecido e justificado faze-lo, sem estar a querer tirar mérito às outras atletas que também tiveram muito bem, mas a atleta júnior Sara Bernardo (que jogou 1ª vez na equipa sénior) fez um jogo simplesmente impecável, para não dizer que esteve completamente endiabrada, bem a defender e fortíssima a atacar.
O que dizer do último set?
Simplesmente arrasadoras e demolidoras, não dando qualquer hipótese à equipa gondomarense.

Tem sido um gozo enorme acompanhar-vos regularmente... espero que continuem porque a instituição Sporting Clube de Braga agradece a vossa entrega e o amor à camisola.

Enquanto uns preferem investir em contratações "sonantes", outros preferem apostar na formação (e bem... se há bons valores na formação com grande margem de progressão, porque não apostar no escalão formação?), onde há muito valor e assim demonstrar que a equipa sénior não se esquece da sua formação, o que serve como uma grande motivação para estas jovens.

P.S - espero não ter maçado ninguém com o que escrevi!!! lol


Um grande abraço
Ricardo
Sporting Clube de Braga 1921

Anónimo disse...

Foi um jogo mto disputado.
Grande jogo...Grande vitoria...Grande claque.
Scbraga voleibol em GRANDE!!!
Acredito k vamos conseguir atingir o nosso objectivo.
Mas n podemos pensar k já tá tdo ganho...agora é k veem a parte mais dificil!!!.
Temos k continuar a jogar c jogamos ontem,e tdo sera possivel.

Grande orgulho de pertencer a esta ekipa.
As vzx n posso estar presente nos treinos,mas podem querer k estarei sp na bancada a torcer por voces!!!.

´
SC..BRAGA
aNA#11

luis teixeira disse...

tenho pena de nao poder estar assistir aos jogos desta grande equipa, como fazia antes.E do brasil mando os parabens a todas jogadoras, em especial à catia, por tudo o que ela lutou.
quero dizer que tenho sempre acompanhado a equipa, e dizer-vos para continuarem com essa garra que tem, parabens a todas e lembrem-se meninas falta muito pouco para o sonho se concretizar.
Um abraço para o professor Lucas e para o joao, principalmente por acreditarem num projecto como poucos, tem provado que com garra e luta tudo é possivel, acreditem.E continuem acreditar na formaçao, mostrem ao país como é feito um projecto com bases solidas.
Por tudo o que conseguiram parabens.
Continuem com essa força.

Luis Caldas disse...

Dá gosto o grande esforço que se faz para ver estas meninas...

Não ganharam nada de material, mas para mim já ganharam muito...

Força SCBraga - O melhor clube do mundo...

Anónimo disse...

Pois é...Pela primeira vez faço um comentário, mas é quando se está longe que se dá a verdadeira importância a coisas que, por vezes, nos parecem um simples acréscimo à nossa vida.
Mesmo estando no meio do Atlântico, a muitos quilómetros de distância, estava a torcer pela vossa vitória e toda "roída" e cheia de nervosismo por não estar aí, apesar de no final de cada set ir recebendo os resultados.
Já está quase, só faltam dois jogos e eu acredito que vão conseguir… Quando lutamos muito por algo que merecemos, esse algo vem ter connosco. E vocês só merecem a vitória! Força!
Um beijo muito grande para todas, mas um especial para o Professor Lucas que fez com que me ligasse ainda mais a esta equipa, para o Nuno que me ajuda a estar sempre actualizada e para a Ana minha companheira de mesa!
Claro, como não podia deixar de ser, um beijo mais especial para a capitã, minha maninha mais nova, e outro ainda mais especial para o João, minha cara-metade… Estou cheia de saudades vossas!

Anónimo disse...

Grandes serviços, grandes recepções, grandes defesas, grandes passes, grandes ataques, grandes blocos, GRANDE VITÓRIA.... isto tudo apenas possível devido a um grande esforço por parte de todos os membros desta equipa!!!
Ainda não concretizamos o nosso sonho,mas é possível se continuarmos a ser esta equipa fantástica!!! Força aí :) É só acreditar e mais um bocadinho de esforço!!
Como comentário final gostaria de dizer o seguinte:

Dá gosto fazer parte de uma equipa tão magnífica

Beijinhos
Xana fernades #1

Anónimo disse...

segundo um comentário anonimo no blog da claque, esta parece que está preparar um surpresa para esta equipa... será que é verdade?

era muito fixe que acontecesse...

BRACARA LEGION disse...

boas...
quando eu (Ricardo, administrador do blog da BL) aprovei esse comentário no nosso blog, nunca pensei que fosse ter este impacto, pelo que informo que a BL não tomou qualquer decisão sobre a suposta surpresa e nem sequer foi falada, contudo a seu devido tempo esse jogo será preparado.
A minha tomada de posição é no sentido de não criar falsas espectativas nas atletas...

Um grande abraço para toda a equipa sénior (atletas, treinadores e delegado)!!!


Ricardo Fernandes
Administrador do Blog da Bracara Legion
Sporting Clube de Braga 1921

Anónimo disse...

Parabéns e muitos vivas pela vitória conseguida!

palavras para quê? temos aqui a futura melhor jogadora feminina do mundo ;):P!!!

( Sara, sei que te esforças com o teu melhor em tudo ;)!!

Kissinhos, Sis

Anónimo disse...

Muito bem...Temos uma grande jogadora...
na melhor equipa de volei do mundo :D
Tás la... Continua ;) vais ser a melhor (ou ja és...)

Paulo