segunda-feira, novembro 13, 2006

SCBraga veste “fato macaco” e vence CCRFermentões por 3-0


Cinco jogos, cinco vitórias. É este o saldo actual desta jovem equipa do Sporting de Braga, após ter vencido em Fermentões a equipa da casa por 3-0, com os parciais de 25-22; 27-25 e 25-17. Os números da vitória do SCBraga não espelham, nem o equilíbrio entre as duas equipas nem o equilíbrio no resultado de cada parcial, já que a equipa bracarense apenas se conseguiu superiorizar nas partes finais de cada set.

Confirmada que está, a “morte” de mais uma equipa do voleibol feminino português (Técnico), o Sporting de Braga beneficiou (?) deste facto e viu a sua jornada dupla deste fim-de-semana ficar reduzida a uma jornada simples, já que o encontro previsto com o Técnico para sábado, não foi realizado.

No 1º set, a equipa arsenalista cometeu muitos erros ao nível do ataque e do serviço, ofereceu muitos pontos e “ajudou” o Fermentões a equilibrar o resultado e a acreditar que poderia lutar pela vitória no set e no jogo. É certo que devido a possuir uma equipa mais alta, o SCBraga dispõe de outras armas ao nível do bloco e do ataque, conseguindo impor sempre uma movimentação atacante mais rápida e variada, mas também é certo que esse maior poder de ataque bracarense foi muitas vezes anulado, ou com erros das suas atacantes, ou com a boa movimentação defensiva do Fermentões. No final deste set, o placar electrónico marcava 25-22 para as bracarenses.

No 2º set a história do jogo não mudou muito. O Fermentões continuou a acreditar e teve mesmo o pássaro na mão. Com o “score” em 23-21 favorável às da casa, e temendo o pior, o Prof. João Lucas pede um desconto de tempo de modo a quebrar o ritmo das adversárias e afinar alguns promenores na sua equipa. Esta pausa havia de se mostrar providencial, pois as atletas arsenalistas ao regressarem a jogo uniram esforços e conseguiram dar a volta ao marcador, fechando este segundo set com um resultado de 27-25.

E foi precisamente aqui, com esta vitória no 2º set, que a vitória no jogo ficou decidida, já que no 3º set, as ateltas do CCR Fermentões cometeram erros que até aí não tinham cometido. Começou-se a notar alguma quebra física e anímica, fruto da derrota nas vantagens no 2º set e fruto, talvez, do jogo de sábado frente ao Belenenses. Quem capitalizou com isto, foram as atletas do SCBraga que acabaram por fechar de uma forma tranquila este set por 25-17.

Com mais esta vitória (3-0), o SCBraga permanece isolado na liderança do Campeonato Nacional da 1ª Divisão – A2 e reforça a sua candidatura a um dos lugares que dão acesso à 2ª fase da prova.

Pelas bracarenses, há que realçar as boas prestações da distribuidora Catarina Dias, da libero Xana Fernandes e da atacante Zona 4, Raquel Costa. Realce ainda para a estreia da jovem central Alexandra Rodrigues, que depois de um longo período de paragem por lesão, está naturalmente longe do nível que a levou até à Selecção Nacional, mas já deu para perceber o que o Braga, com ela, poderá ganhar ao nível do bloco e do ataque. Pelo Fermentões há que destacar a excelente exibição da sua libero de equipa, que em termos defensivos, quer em termos de recepção.

7 Inicial: Alexandra Fernandes (Libero); Alexandra Rodrigues; Filipa Vilaça; Cátia Faria; Raquel Costa; Sara Barata e Catarina Dias.
Jogaram ainda: Bárbara Julião e Vera Silva.

3 comentários:

Anónimo disse...

È com bons olhos que vejo o regresso da Alexis á competição nacional. Esta equipa é GRANDE em todods os aspectos. Queria deixar tambem uma palavra de apreço ao PIT pelo trabalho realizado. Para que as pessoas adiram a esta modalidade, para que os patrocinadores apareçam tem que haver muita divulgação, muita informação. E com estes resultados, penso que não será muito dificil. Bjs a todos que realizam este excelente trabalho.

Anónimo disse...

è de bom agrado que registo o regresso da Alexis ás competições do campeonato nacional.Parabens por mais esta vitória arrancada "a ferros" contra uma equipa sempre dificil. Bjs

Ana#11 disse...

Ninguem nos pára!!.
Realmente foi uma vitória,que nao foi facil!!.
Agora temos k pensar no jogo contra a Povoa...n vai sr facil tb.MAS TENHO CERTEZA QUE VAMOS GANHAR.
SC...BRAGA