segunda-feira, novembro 13, 2006

SCBraga veste “fato macaco” e vence CCRFermentões por 3-0


Cinco jogos, cinco vitórias. É este o saldo actual desta jovem equipa do Sporting de Braga, após ter vencido em Fermentões a equipa da casa por 3-0, com os parciais de 25-22; 27-25 e 25-17. Os números da vitória do SCBraga não espelham, nem o equilíbrio entre as duas equipas nem o equilíbrio no resultado de cada parcial, já que a equipa bracarense apenas se conseguiu superiorizar nas partes finais de cada set.

Confirmada que está, a “morte” de mais uma equipa do voleibol feminino português (Técnico), o Sporting de Braga beneficiou (?) deste facto e viu a sua jornada dupla deste fim-de-semana ficar reduzida a uma jornada simples, já que o encontro previsto com o Técnico para sábado, não foi realizado.

No 1º set, a equipa arsenalista cometeu muitos erros ao nível do ataque e do serviço, ofereceu muitos pontos e “ajudou” o Fermentões a equilibrar o resultado e a acreditar que poderia lutar pela vitória no set e no jogo. É certo que devido a possuir uma equipa mais alta, o SCBraga dispõe de outras armas ao nível do bloco e do ataque, conseguindo impor sempre uma movimentação atacante mais rápida e variada, mas também é certo que esse maior poder de ataque bracarense foi muitas vezes anulado, ou com erros das suas atacantes, ou com a boa movimentação defensiva do Fermentões. No final deste set, o placar electrónico marcava 25-22 para as bracarenses.

No 2º set a história do jogo não mudou muito. O Fermentões continuou a acreditar e teve mesmo o pássaro na mão. Com o “score” em 23-21 favorável às da casa, e temendo o pior, o Prof. João Lucas pede um desconto de tempo de modo a quebrar o ritmo das adversárias e afinar alguns promenores na sua equipa. Esta pausa havia de se mostrar providencial, pois as atletas arsenalistas ao regressarem a jogo uniram esforços e conseguiram dar a volta ao marcador, fechando este segundo set com um resultado de 27-25.

E foi precisamente aqui, com esta vitória no 2º set, que a vitória no jogo ficou decidida, já que no 3º set, as ateltas do CCR Fermentões cometeram erros que até aí não tinham cometido. Começou-se a notar alguma quebra física e anímica, fruto da derrota nas vantagens no 2º set e fruto, talvez, do jogo de sábado frente ao Belenenses. Quem capitalizou com isto, foram as atletas do SCBraga que acabaram por fechar de uma forma tranquila este set por 25-17.

Com mais esta vitória (3-0), o SCBraga permanece isolado na liderança do Campeonato Nacional da 1ª Divisão – A2 e reforça a sua candidatura a um dos lugares que dão acesso à 2ª fase da prova.

Pelas bracarenses, há que realçar as boas prestações da distribuidora Catarina Dias, da libero Xana Fernandes e da atacante Zona 4, Raquel Costa. Realce ainda para a estreia da jovem central Alexandra Rodrigues, que depois de um longo período de paragem por lesão, está naturalmente longe do nível que a levou até à Selecção Nacional, mas já deu para perceber o que o Braga, com ela, poderá ganhar ao nível do bloco e do ataque. Pelo Fermentões há que destacar a excelente exibição da sua libero de equipa, que em termos defensivos, quer em termos de recepção.

7 Inicial: Alexandra Fernandes (Libero); Alexandra Rodrigues; Filipa Vilaça; Cátia Faria; Raquel Costa; Sara Barata e Catarina Dias.
Jogaram ainda: Bárbara Julião e Vera Silva.

3 comentários:

Anónimo disse...

È com bons olhos que vejo o regresso da Alexis á competição nacional. Esta equipa é GRANDE em todods os aspectos. Queria deixar tambem uma palavra de apreço ao PIT pelo trabalho realizado. Para que as pessoas adiram a esta modalidade, para que os patrocinadores apareçam tem que haver muita divulgação, muita informação. E com estes resultados, penso que não será muito dificil. Bjs a todos que realizam este excelente trabalho.

Anónimo disse...

è de bom agrado que registo o regresso da Alexis ás competições do campeonato nacional.Parabens por mais esta vitória arrancada "a ferros" contra uma equipa sempre dificil. Bjs

Anónimo disse...

Ninguem nos pára!!.
Realmente foi uma vitória,que nao foi facil!!.
Agora temos k pensar no jogo contra a Povoa...n vai sr facil tb.MAS TENHO CERTEZA QUE VAMOS GANHAR.
SC...BRAGA