O Trofa, actual campeão em título e líder invicto da A1, deslocou-se ao terreno do SCBraga e fez jus ao seu favoritismo, tendo batido o conjunto arsenalistas por um contundente 0-3 (12-25; 20-25; 19-25).
Frente a frente neste duelo de David contra Golias, entre o menor orçamento da A1 e o maior, muito dificilmente poderiam haver surpresas. A equipa da Trofa confirmou isso mesmo.
Fazendo valer a sua superioridade, as actuais campeãs nacionais e venceram com todo o mérito por 0-3 ( 2-25, 20-25 e 19-25) num jogo em que fizeram valer a qualidade das suas atletas brasileiras e o seu forte ataque e bloco.
O 1º set foi o único em que as bracarenses não conseguiram equilibrar o resultado. É de realçar mais uma vez o espírito competitivo das bracarenses que nunca desistiram e nunca baixaram os braços perante um adversário que teve que se aplicar a fundo para vencer.
O SCBraga deixou nesta partida uma prova inequívoca que tem qualidade e ambição para se manter no escalão maior do voleibol nacional.
Com a arbitragem da dupla Manuel Santos (Porto) e Nuno Cunha (Braga), o Sporting de Braga frente ao Académico da Trofa alinhou com o seguinte sete inicial:
Xana Fernandes (libero), Bruna Rodrigues, Catarina Dias (distribuidora), Sara Barata e Alexis Rodrigues (centrais), Vânia Lages (oposta), Filipa Castro e Sara Bernardo (pontas). Alinharam ainda Bárbara Julião (oposta) e Joana Teixeira (ponta).
DECISÕES APROXIMAM-SE
Numa altura do Campeonato em que faltam apenas 2 jornadas para terminar esta 1ª fase, as classificações encontram-se já definidas. Na fase dos primeiros, lutando pelo titulo nacional irão estar Académico da Trofa, Ribeirense, Gueifães, Sports Madeira, Câmara de Lobos e Clube K.
Académico da Trofa e Ribeirense, na nossa opinião, são os principais candidatos ao titulo nacional. Tal como na época anterior, teremos nesta fase dos primeiros, 4 equipas das ilhas e 2 continentais o que vem demonstrar mais uma vez o poderio económico das equipas das ilhas que continuam a investir em atletas estrangeiras. Destas 6 equipas, apenas o Gueifães é constituído inteiramente por atletas nacionais.
O Sporting de Braga irá lutar na fase dos últimos pela permanência, juntamente com Belenenses, Ala de Gondomar e Leixões, repetindo-se também a fase dos últimos de 2007/2008. Estas 4 equipas são totalmente constituídas por atletas e equipas técnicas nacionais e são também as equipas naturalmente (?) com menores orçamentos.
Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves