segunda-feira, outubro 20, 2008

Gueifães vence SCBraga em duelo 100% luso


SCBraga e Gueifães protagonizaram um duelo 100% português nesta 2ª jornada do Campeonato Nacional da A1 Feminina. Com ambas as equipas a alinharem só com atletas lusitanas, o Gueifães que apresenta a espinha da Selecção Nacional, errou menos e saiu de Braga com uma vitória por 3-0 (21-25, 18-25 e 19-25)

A jogar em casa, e perante o seu público, o SCBraga sem os nomes e o estatuto do Gueifães, bateu-se de igual para igual com a equipa do Porto em diversos momentos da partida. O 1º set sido um bom exemplo disso. Com a incerteza no marcador a manter-se até aos 20, foi só na recta final que a maior experiência e qualidade das atletas do Gueifães se fez sentir. Sem tremer na hora da verdade, o que costuma acontecer com o SCBraga, a turma do Porto não vacilou e fechou o set a seu favor por 21-25.



Os restantes parciais (18-25 e 19-25) são um bom espelho desta realidade. Enquanto as atletas arsenalista falharam 24 ataques, as suas adversárias falharam apenas cinco! Apesar de nos restantes capítulos a contabilidade ser muito equilibrada entre ambos os conjuntos, a estatística do ataque deixa bem à vista o calcar de Aquiles desta jovem equipa.




O Gueifães foi um justo vencedor e demonstrou em Braga estar “apetrechado” para lutar pelo título. Com atletas como Ana Paulo, Francisca Esteves (esta não jogou devido a lesão) e Juliana Antunes, a fazerem a diferença, a turma do Porto promete este ano intrometer-se na luta da “Santíssima Trindade”: Trofa – Madeira – Ribeirense.



No final do jogo o técnico bracarense, João Lucas, lamentava a lesão da distribuidora Catarina Dias no último set, “ela é uma peça única e fundamental nesta equipa e a sua ausência nos treinos limitará o crescimento da equipa. Vamos tentar recuperá-la para o próximo jogo que será a 1 de Novembro contra o Clube K dos Açores. A minha equipa hoje teve melhor que no último jogo contra o Leixões, mas é necessário que as minhas jogadoras tomem consciência que têm valor para discutir o resultado em qualquer campo contra qualquer equipa deste Campeonato Nacional. Temos que conseguir mudar as nossas mentalidades neste aspecto e mostrar-mos em cada jogo a nossa qualidade e sobretudo a nossa ambição.”


Frente ao Leixões, o Sporting de Braga alinhou com o seguinte “sete inicial”:
Bruna Rodrigues (libero); Alexis Rodrigues e Sara Barata (centrais), Sara Bernardo e Filipa Castro (pontas), Vânia Lages (oposta) e Catarina Dias (distribuidora).
Jogaram ainda: Joana Teixeira (ponta), Xana Fernandes e Bárbara Julião (central).

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

terça-feira, outubro 14, 2008

SCBraga entra a perder na A1


O SCBraga sofreu em casa uma derrota por 3-0 (19-25, 21-25 e 30-32) frente ao Leixões, no seu primeiro jogo da nova temporada 2008/09. Este resultado apesar de justo, não espelha o equilíbrio verificado ao longo da partida, especialmente no terceiro e derradeiro parcial.

O SCBraga recebeu este domingo em sua casa o Leixões, num encontro que marcava o arranque da A1 feminina. Perante o muito público presente nas bancadas do Pavilhão da UMinho em Gualtar, este Braga versão 2008/09 mostrou quatro caras novas relativamente à época transacta: a libero Bruna Rodrigues, as pontas Filipa Castro e Joana Teixeira e a central Alexis Rodrigues (de regresso após uma época no Trofa).

A partida, típica de início de época, com um ritmo ainda um pouco baixo, deixa antever um conjunto bracarense com um bloco mais forte e dotado de outras soluções na zona central. O Leixões acabaria no entanto por vencer justamente a partida, apesar de por números exagerados. Durante os três sets disputados (19-25, 21-25 e 30-32) o SCBraga bateu-se de igual para igual, mas nos momentos decisivos, o nervosismo traiu as bracarenses.


No final do jogo, o técnico João Lucas mostrava-se triste pela derrota mas “satisfeito porque as atletas lutaram até ao fim, mostraram que queriam ganhar o jogo e teria sido justo que este último set tivesse caído para o nosso lado. Perdemos o jogo porque cometemos mais erros de ataque e porque fomos menos eficazes que o Leixões no ataque. Em todos os outros sectores do jogo ou equilibrámos ou fomos superiores, mas como sabemos o ataque é quase sempre determinante em termos de resultado. Estamos a iniciar a época, algumas atletas ainda não atingiram a sua melhor forma e a única coisa que me preocupa são as possíveis lesões. Se treinarmos normalmente, estou plenamente convencido que essas atletas vão continuar a crescer e vão fazer com que o conjunto seja mais forte de jogo para jogo.”

Esta equipa do Braga ainda tem um longo caminho pela frente e a sua luta vai ser pela manutenção na A1, onde terá de obrigatoriamente fazer melhor perante equipas como o Leixões, Belenenses e Ala de Gondomar

Frente ao Leixões, o Sporting de Braga alinhou com o seguinte “sete inicial”:
Bruna Rodrigues (libero); Alexis Rodrigues e Sara Barata (centrais), Sara Bernardo e Filipa Castro (pontas), Vânia Lages (oposta) e Catarina Dias (distribuidora).
Jogaram ainda: Joana Teixeira (ponta) e Bárbara Julião (central).