segunda-feira, fevereiro 11, 2008

SCBraga diz adeus à Taça


O SCBraga disse adeus à Taça de Portugal ao perde por 3-1 (25-18, 25-14, 17-25 e 25-21) frente ao Leixões nos quartos-de-final da competição. Numa partida entre duas equipas de nível muito semelhante, o Leixões acabou por ser um justo vencedor.

Frente ao Leixões, e sem poder contar com o contributo de Kariny Silva e Alexandra Machado, as arsenalistas entraram muito mal na partida, entregando de bandeja ao Leixões os dois primeiros sets (25-18 e 25-14).

Foi um SCBraga adormecido e sem chama aquele que se viu nestes dois primeiros parciais, cometendo muitos erros na recepção e nunca conseguindo impor um serviço agressivo capaz de dificultar as manobras ofensivas do seu adversário. O Leixões por sua vez deixou bem claro que queria muito estar nas meias-finais da Taça de Portugal. Jogando sempre com muita segurança e garra, aliou a isto uma excelente atitude defensiva, explorando sempre o erro adversário.


No 3º set, a apatia de algumas das bracarenses desapareceu, a equipa como que acordou para o jogo. O SCBraga pôs em finalmente em campo o “seu” voleibol, colocando alguma pressão nas adversárias e “obrigando” as leixonenses a cometerem erros. O ataque e bloco bracarenses, neste 3º set ganho por 25-17, estiveram em excelente nível.

O 4º e último set foi o mais equilibrado e disputado desta eliminatória. Esperava-se que as bracarenses pudessem levar o jogo para a “negra”, mas mais uma vez, na parte final do set, uma série de serviços tácticos das experientes jogadoras leixonenses fizeram com que o Braga perdesse alguns pontos preciosos na recepção ou não conseguisse atacar nas melhores condições. Deste modo, e com o contra-ataque adversário facilitado, o Leixões acabou por vencer o parcial (25-21) e a partida (3-1).




Nos restantes encontros disputados no sábado não houve surpresas, com os favoritos (Sports Madeira, Ribeirense e Gueifães) a carimbarem o passaporte para as meias-finais da Taça de Portugal. A este grupo de equipas junta-se agora o Leixões.

Frente ao Leixões, o Sporting de Braga alinhou com o seguinte “sete inicial”:
Xana Fernandes (libero); Sara Barata e Telma Nunes (centrais), Luísa Rocha e Sara Bernardo (pontas), Vânia Lages (oposta) e Catarina Dias (distribuidora).
Jogaram ainda: Marta Silva e Bárbara Julião.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

segunda-feira, fevereiro 04, 2008

SCBraga fecha 1ª Fase com vitória


O Sporting de Braga venceu por 3-1 (25-18, 25-23, 20-25 e 25-21) equipa açoriana do Clube K, em partida a contar para última jornada da 1ª fase do Campeonato Nacional A1. Esta vitória suada, mas inteiramente justa, veio demonstrar todo o potencial do jovem conjunto arsenalista numa altura em este se prepara para defrontar o Leixões nos quartos-de-final da Taça de Portugal.

O Braga entrou bem no jogo, o 1º set ganho por 25-18, foi talvez o set mais bem conseguido, fruto de um serviço muito agressivo que causou grandes dificuldades à recepção e principalmente à distribuição adversárias. Aliás, a distribuidora açoriana foi sancionada pelo 1º árbitro neste 1º set e ao longo de todo o jogo com inúmeras faltas e o Sporting de Braga pôde capitalizar desta maneira muitos pontos a seu favor.

No 2º set, e já com Luísa Rocha no lugar de Kariny Silva, as bracarenses apesar de ser terem distanciado das açorianas na recta final do parcial (22-17), sentido no entanto algumas dificuldades em fechar a contenda a seu favor (25-23) devido à forte resposta das suas adversárias.

No 3º set assistiu-se a uma vigorosa reacção por parte do conjunto insular, que conseguiu muito cedo uma vantagem significativa e que soube gerir da melhor forma até ao final (20-25).

O 4º e último parcial foi o mais emotivo. As açorianas começaram melhor (13-17) e chegaram mesmo a ameaçar levar a partida para a negra. As arsenalistas desta feita na hora da verdade não tremeram e deram a volta ao marcador (21-20), acabando por fechar o set (25-21) e a partida (3-1) a seu favor.

Nesta partida há a destacar as exibições individuais de Luísa Rocha (Entrada), Catarina Dias (Distribuidora) e Xana Fernandes (Libero). A Entrada arsenalista parece finalmente recuperada dos problemas físicos que a tem atormentado e nesta partida exibiu-se ao mais alto nível. Quanto à capitã e vice-capitã do SCBraga (Catarina e Xana), estas duas atletas parecem cada vez mais adaptadas às exigências de um ritmo de jogo e de um nível competitivo muito mais elevados.

Em termos colectivos o SCBraga apresenta já uma maior regularidade na sua performance, cometendo menos erros. O seu “calcanhar de Aquiles” continua no entanto a ser o bloco, que continua a não ser muito eficaz, dificultando assim a defesa baixa neste 1º momento defensivo.

Frente ao Clube K, o Sporting de Braga alinhou com o seguinte “sete inicial”:
Xana Fernandes (libero); Sara Barata e Telma Nunes (centrais), Kariny Silva e Sara Bernardo (pontas), Vânia Lages (oposta) e Catarina Dias (distribuidora).
Jogaram ainda: Alexandra Machado, Luísa Rocha, Marta Silva e Bárbara Julião.

Taça de Portugal: SCBraga sonha com as meias-finais

No próximo domingo, dia 10 de Fevereiro, realizam-se os quartos de final da Taça de Portugal, com o SCBraga a ter uma deslocação difícil a Matosinhos onde irá defrontar o Leixões e onde procurará conquistar o apuramento para as meias-finais da prova. Após ter ultrapassado o Vitória de Guimarães e o S. Tirso (duas equipas da A2) nas rondas iniciais, veremos se o conjunto liderado pelo Prof. João Lucas tem capacidade para ultrapassar uma equipa do seu campeonato e com quem na 1ª fase perdeu os dois encontros por 3-2, e que tal como o Braga irá disputar a fase final dos últimos.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves