segunda-feira, novembro 28, 2011

A SUBIR...

Mais uma vitória 3-0 em casa, mais 3 pontos, a subir na classificação, a subir no rendimento. Frente a um Belenenses que já era azul de cor mas agora também blue de nome. Uma equipa alta e baixa (com as duas mais altas jogadoras da 1ª divisão) e que teve no "7" inicial 3 internacionais portuguesas chamadas à seleção nacional pela D. Gilda (a tal... que apesar dos resultados... das classificações... das convocatórias... e de tudo... continua, pelos vistos, de "pedra e cal" na FPV... mas longe de uma seleção nacional... muito longe do voleibol feminino português... a milhas das melhores jogadoras nacionais...e a léguas dos pavilhões onde elas treinam e jogam). Sabemos, infelizmente, que nem todos os selecionadores podem ter a competência de um Paulo Bento ou de um Juan Diaz e sabemos também, infelizmente, que nem todos os presidentes podem ter a competência, a visão e ambição de um Gilberto Madaíl que a meio de uma fase de apuramento mandou Queirós embora e optou por aquele que levaria o futebol, mais uma vez, a um grande palco de uma competição internacional.

No domingo, embora falhando muitos, a nossa principal arma funcionou, perante uma equipa que não teve argumentos para colocar a bola na "pinta" muitas vezes e não conseguiu atacar muitas vezes nas melhores condições. Bem tentaram as azuis, alterando formações, liberos e posições mas o SCB provou que neste jogo estava mais forte. Sari no "7 inicial" e bem, exceto naquilo que ela sabe que não esteve bem mas a provar que temos esta época mais e boas opções. Tweety também no "7" e bem atrás, melhor à frente, com a coxa direita a aguentar quase o jogo todo mas a provar também que esta época temos mais e boas opções.
Vera continua impecável, muito pouca bola, o que é sinal do seu bom estado de forma. Quem não gosta são as pontas que têm trabalho dobrado. Falcão poucos erros e ainda hão-de ser menos... cada vez mais experiente, inteligente e concentrada. Marina a aguentar a dor até ao fim, bem a defender a diagonal da oposta, bem a meter 2ºs, o volume não pode baixar. Um prazer e um privilégio vê-la crescer como jogadora, como atleta, como mulher. Ainda júnior, não esquecer...
Mineiro Barata e vice-versa, com poucos erros também, no seu registo habitual.
E a ceia de Natal já aí tão perto. De gala pois claro e com animação. Há que tirar fatinho e gravata do armário, começar a pensar na toilette.

Antes do Castêlo cá, depois do Câmara cá e Belenenses lá e o Natal já aí tão perto. Bom..., bom..., eram estas 9 prendas nos nossos sapatinhos... para acabar bem 2011, começar melhor 2012.
Faremos tudo para isso?
Subimos para 6º, temos 12 pontos. A 3 do quinto Castêlo, a 4 do quarto Leixões e a 4 do 3º Gueifães (menos um jogo). E o Natal aqui tão perto.
Vamos lá MENINAS. Vamos lá EQUIPA.

segunda-feira, novembro 21, 2011

Dupla na Madeira

Pelo ar com a Cata e a Sari e mais 12, até ao mar da ilha bonita.

Em terra ficaram Xana e Vânia. Saímos do frio, rumo ao calor da 13 e do JP que não esquecemos e não nos esquecem. Rumo aos pontos que fazem a vida e felicidade das equipas, queríamos 6 vieram só 3, sabe a pouco e a melhor que nada.

No sábado em Câmara de Lobos sem grande consistência e coerência: alternámos os momentos bons (poucos erros) com menos bons (alguns erros) e até com maus (muitos erros) mas mesmo assim face a este adversário conseguimos o objetivo dos 3 pontos e o objetivo de não perder com as "tais" equipas. Vitória por 3-0 com 22, 26 e 16.

No sábado, ainda fomos espreitar o S. Madeira com o Tirso.
No domingo, na Levada,  outra equipa e outros argumentos, repetimos os bons, os menos bons e os maus momentos só que com estas equipas os erros pagam-se ainda mais caros.
"Eu, jogadora SCB, declaro que a partir de hoje, em cada treino e em cada jogo, passarei a fazer poucos erros". Era tão bom que fosse assim tão fácil... Mas todas sabemos dos meios que temos ao nosso alcance para errar menos...Treinar mais e melhor é certamente um deles...

Ter ambição no Voleibol será outro... Para chegar mais alto individualmente... para ajudar mais a equipa...
Bom 1º set, talvez o melhor da época, com orgulho pois claro...Ai se tivéssemos falhado menos serviços... Como teria sido o jogo? Nunca o saberemos... Pois não?
Entrada desastrada e desastrosa no 2º set e foi uma fervurinha... No 3ºset não começamos mas acabámos bem, equilibrámos novamente. Perdemos mais uma oportunidade de vencer a uma das outras equipas... Teremos mais...mas já não são muitas...
Vamos lá meninas... Vamos lá equipa...

segunda-feira, novembro 07, 2011

JORNADA DUPLA...

Primeira jornada dupla da época. Ainda sem a Cata e a Sari transferidas, sempre connosco em todos os treinos e jogos, ainda a viverem o que de pior pode acontecer a jogadoras: não poderem jogar. O drama delas também é nosso e continuaremos a tentar (todos os dias) resolver a situação delas.

Ainda sem a Vânia. Já só tem 2 pernas e finalmente está pronta para começar a recuperação com a Daniela. Em Dezembro a doutora terá bola.
Derrota no sábado em casa frente ao Campeão Nacional do Paulo pai, por 3-0... mas gostámos do que vimos e do que fizémos... a provar mais uma vez que esta época estamos mais fortes e que podemos equilibrar mais jogos e que temos de acreditar mais em nós.
Mais jogos como o de ontem com o Leixões lá. Equilibrámos os 2 primeiros (22-25) (25-23) mas depois nos 2 últimos faltou-nos quase tudo mas sobretudo... atitude...

Deixo-vos aqui um excerto de uma reflexão feita pela Filipa Castro em Fevereiro de 2009:
" A minha visão relativamente á primeira fase do campeonato, resume-se a três aspectos que me parecem essenciais: vontade, empenho e experiência.
Durante este período, notou-se uma clara evolução quer individual quer colectiva, contudo, reconheço alguma inconstância na qualidade de jogo, que apesar da experiência do adversário pesar muito, quanto a mim não justifica tudo.
O facto da equipa do SCB ser a mais jovem do campeonato, justifica em parte a ineficácia em pontos altos e decisivos do jogo, mas não justifica, quanto a mim, a fraca atitude e falta de empenho que se verificou em alguns jogos, factor este, que considero essencial para um bom desempenho colectivo.
Sinto também em alguns jogos que a vontade e empenho das atletas não é toda igual e isso acaba por afectar cada uma individualmente por muito inconsciente que isso possa ser. Estes dois últimos jogos, resumem bem a minha visão da primeira fase: ora temos vontade de jogar, ora não temos! "
É um texto actual, poderia ter sido escrito ontem, que subscrevemos. O Voleibol do SCB será sempre para quem quer (muito e sempre) e para quem pode e muitas vezes o querer nos jogos e nos treinos é mais importante que o poder.
Até agora fomos melhores a todas as equipas com quem jogámos na receção e no serviço e este capital, esta mais valia é muito importante e vai nos dar vitórias, pontos e alegrias. Isto são factos que não fazem de nós a melhor equipa mas que fazem de nós uma boa equipa que pode e deve sonhar mais alto, ambicionar mais.
Isentos na 1ª eliminatória da Taça... É bom sinal...