quinta-feira, setembro 29, 2011

TORNEIO PROF. COSTA PEREIRA

Em homenagem a um homem do Voleibol. Nosso professor no ISEF do Porto e de muitos outros e outras, treinador conceituado de excelentes equipas e de excelentes jogadoras do Leixões. Dizia-se no meu tempo de estudante que era ele, manhã cedo, que montava as redes de voleibol nas praias de Matosinhos.
Foi a nossa estreia em 11/12. Equipamentos Makon novos e fresquinhos ainda sem patrocinios mas com os mesmos defeitos nos rabos...
Começámos com o pé direito e com uma vitória por 3-0 (17;18;16) na sexta-feira à noite frente ao Ginásio de Santo Tirso num jogo que se tornou fácil e que deu para jogarmos todas. Esta época somos 15 o que vai permitir maior qualidade de treino, maior concorrência e mais opções, relativamente à época passada. Sábado à tarde conseguimos equilibrar o 1º (25-27) e o segundo (21-25) mas não conseguimos evitar a derrota por 3-0 frente ao Leixões equipa que se reforçou muito e bem. No domingo de manhã defrontámos a Lusófona da 2ª Divisão, 1º classificado do outro grupo, e logo no inicio do 1º set tivémos a lesão grave da Drª. Vânia que fraturou o 5º metatarso do pé direito e que a atirou para um estaleiro engessado durante um mês.

Ansiosamente e já com saudades cá ficamos à espera da recuperação a 100% da Lages com G.
A Lusófona explorou muito bem a nossa apatia defensiva e a ausência das nossas liberos e venceu justamente os dois primeiros sets (20-25; 21-25) obrigando-nos a "acordar" e a correr atrás do prejuízo e a vencer os 3 sets seguintes por 25-17; 25-21 e 15-11. A final do Torneio, novamente contra o Leixões, foi jogada à tarde em campo central e os 5 sets matinais e o pouco tempo de recuperação, fizeram-se nitidamente sentir nas cabeças e pernas das atletas e não conseguimos equilibrar qualquer dos 3 sets: 13-25; 19-25 e 14-25.

Num balanço rápido, podemos dizer que os 4 jogos realizados no Torneio foram positivos na preparação da equipa. Boas estreias da Marina, da Mineiro e da Xana. O torneio permitiu que a Sari, Cata, Speedy, Tweety e Luciana fossem pela 1ª vez confrontadas com as exigências competitivas da 1ª Divisão e deu para ver que efectivamente a equipa está mais forte, segura mais bolas no bloco, tem diferentes opções para todos os lugares e que poderemos fazer mais e melhor em 2011/2012.

SOMOS .... SC BRAGA...