segunda-feira, maio 02, 2011

Troféu Sovolei "MVP do Ano" 2010/2011

CAMPEONATO NACIONAL DA I DIVISÃO – A1
Terminada a 1ª fase da votação, feita pelos treinadores das equipas que militam na A1 feminina, foram encontradas as quatro finalistas do chamado Troféu Sovolei "MVP do Ano" 2010/2011.

Atleta                    Clube                Pontos      Votos

Amanda Menezes   CD Ribeirense   7                3
Tamara Hoffmann   CA Trofa          6                4
Juliana Fernandes   CD Ribeirense   5                3
Erika Mattos          CD Ribeirense   4                2

Com todo o mérito...
Ainda bem que estão no nosso campeonato...

Como se pode ver pela lista acima publicada, encontramos quatro atletas brasileiras profissionais, nos quatro primeiros lugares desta votação dos treinadores da A1, sendo que 3 delas pertencem aos quadros da equipa açoriana do Ribeirense que esta época fez a chamada "dobradinha":venceu a Taça de Portugal e venceu pela 1ª vez o Campeonato Nacional A1.

CD Ribeirense 2010/2011
A outra atleta brasileira que ocupava a 2ª posição do “ranking” é também profissional e pertence aos quadros do CA Trofa, equipa que foi finalista vencida da Taça de Portugal desta época e que esteve no play-off final do campeonato, em discussão pelo título, com a equipa do Ribeirense.

Final Taça de Portugal 2009/2010

       Esta classificação e este prémio, como é óbvio, têm como único e saudável objectivo distinguir a melhor jogadora do campeonato português, independentemente da sua nacionalidade ou da sua profissão.

Interessa no entanto salientar que no campeonato português as 4 equipas das ilhas, (2 da Madeira + 2 dos Açores) conseguem, através dos subsídios recebidos dos respectivos governos regionais, contratar estas profissionais estrangeiras de qualidade (brasileiras na sua maioria). As equipas do continente, isentas de subsídios, inseridas verdadeiramente na crise nacional, naturalmente que não conseguem ou têm muitas dificuldades nessas contratações, optando a maioria delas por contratar ou formar jogadoras amadoras nacionais que não conseguindo viver dos baixos salários (?) pagos pelas equipas, optam naturalmente pelo amadorismo e pela segurança.


E aquelas equipas continentais que arriscam essas contratações, como o CA Trofa, caiem mais ano menos ano, numa situação financeira difícil que impede o pagamento a tempo e horas a essas profissionais, impede a própria continuidade dessas jogadoras e a própria continuidade da modalidade nesses clubes, como aconteceu há uns anos atrás com o Boavista ou com o Castêlo da Maia.Uma coisa parece certa. No actual panorama do voleibol feminino português, esmagadoramente constituído por equipas e atletas 100% amadoras, a modalidade não pode prescindir da qualidade das equipas insulares nem da qualidade de algumas das jogadoras profissionais que contratam. Umas e outras fazem muita falta ao voleibol feminino português.

Não nos espantemos pois, que as 4 melhores atletas do campeonato português de voleibol feminino sejam estrangeiras profissionais. O que seria espantoso era que uma qualquer jogadora amadora portuguesa (ou amadora estrangeira) pudesse estar entre as 4 melhores…Nestas coisas dos “rankings” dos melhores…o amadorismo tem custos pessoais elevados…

Depois de uma semana à votação do público, Tamara Hoffmann venceu o Troféu Sovolei "MVP do ano" 2010/2011 com larga vantagem sobre a 2ª classificada Amanda Menezes. A brasileira do CA Trofa teve mais do dobro dos votos.
Atleta         Clube      Votos

Tamara Hoffmann CA Trofa         74
Amanda Menezes CD Ribeirense 36
Juliana Fernandes CD Ribeirense 18
Erika Mattos        CD Ribeirense  0