segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Começar bem a 2ª fase

Com vitória, por 3-1, sobre o Leixões, lá, num jogo que marcou o inicio da 2ª fase, com 6 equipas a mandar para o lixo os pontos conquistados na 1ª e a partirem todas com zero.
Num encontro entre duas equipas muito jovens, com as atletas a virem das respectivas formações e com muitas delas a fazerem parte da seleção nacional de juniores e algumas delas a integrarem já a seleção absoluta. Um jogo ideal para ser observado pela D. Gilda, que mais uma vez falhou a estreia nas bancadas do voleibol feminino português. São feitios... Também não é nenhuma urgência...o estágio das juniores só começa para a semana...domingo...porque é sempre bom começar um estágio em dia de jogos. Não haverá um santo padroeiro das seleções nacionais? Um santo a que os clubes, treinadores e atletas possam fervorosamente rezar...
Não foi um grande jogo, tecnicamente falando, com ambas as equipas a cometerem muitos erros. No 1º e 2º sets comandámos sempre o resultado e obtivemos vitórias justas por 25-23 e 25-13. No 3º set o Leixões comandou e venceu justamente por 25-21 e depois veio a maratona do 4º set em que conseguimos fechar o set e o jogo aos 30-28 e amealhar os primeiros 3 pontos desta 2ª fase. Tivemos bem ao nível da atitude. Excepto no 3º set estivemos bem na recepção (muito bem no 4º com 78% de eficácia). O serviço que esteve bem no 1º e 2º ia deitando tudo a perder no 4º em que falhámos 8(!). Excepto no 3º fomos sempre melhorando no ataque e no 4º conseguimos 17 "kills" com uns brilhantes 28% de eficácia.
Foi um óptimo arranque de 2ª fase. Uma vitória de 3 pontos saborosa até porque esta época ainda não tínhamos ganho ao Leixões... mas sabemos que para ficar na A1 temos forçosamente de vencer mais jogos e de estar todas bem.
A melhor pontuadora neste jogo foi SB10 com  11 e com um grande jogo no bloco e na defesa; depois a "doentinha" Filas com 7, que aguentou SCB até ao fim e ainda teve forças para mandar uma "bomba" à linha; depois Alexis "central/oposta" (ela gosta) com 3 e Falcão a voar com 2.

No pódium da recepção: Vera Silva, Sara Barata e Mariana Falcão. No ataque: Bárbara Julião, Sara Barata e Mariana Filipe. No serviço: Mariana Falcão, Alexandra Rodrigues e Sara Barata. No bloco: Sara Barata, Alexandra Rodrigues e Marina Costa. Na defesa: Sara Barata, Alexandra Rodrigues e Mariana Falcão. 


E para a semana há mais. Belenenses em casa às 16 de domingo. Com todas bem ou muito bem.
Vamos lá meninas.

terça-feira, fevereiro 15, 2011

ACABOU A PRIMEIRA FASE

18 jogos realizados no Campeonato. 3 vitórias. 8º lugar na classificação. Vamos para a série dos últimos com Clube K, Santo Tirso, Câmara de Lobos, Belenenses e Leixões. Todos a zero pontos. Sorteio amanhã na FPV. Próximo fim de semana folgamos.
Último jogo em casa com S. Madeira. Perdemos 3-0 com 23; 10(!); 20 e lá seguiu o Madeira para os primeiros. Parabéns Madeira. D. Gilda desta vez não apareceu...também não pode ser sempre... Kara connosco.
Perdemos em domingo 13, mas na sexta-feira já tínhamos começado a perder pontos. No sábado perdemos mais uns pontos com a Marina doente e com Alexis em zonas novas a necessitar de treinar. E no domingo perdemos os restantes mas só no 2º set jogámos mal. A nossa principal arma funcionou no 1º e no último, temos melhor serviço que elas, conseguimos quase sempre servir para quem recebe mal e ficou na memória um às impressionante da Barata no 3º set e a coragem da Filas no último serviço do 1º. É assim mesmo "miúda". Esta época tem sido, degrau a degrau, sempre a subir: como atleta, como jogadora, justificando o lugar cada vez mais importante nesta equipa. Ser responsável faz a diferença. Gostar/sentir a equipa ajuda muito. A A1 obriga e não perdoa. O trabalho compensa. A paixão também. 
E isto de chamar miúda acabou... "MF7" já é maior. 18 anos, pois então, no dia dos namorados... para ninguém esquecer.


 PARABÉNS FILAS
" Porque metade de ti"... é voleibol..."e a outra metade... também..." 

Na recepção fomos subindo de set para set. Excelente eficácia no 3º set (84%), sem falhas, 2 más, 6 razoáveis e 13 perfeitas, a dar esperança para o futuro. A Alexis aguentou-se bem na recepção e o seu pedido inicial foi aceite. Vera recebeu muito e bem, Filas e Sara pouco e muito bem. Bruna pela Alexis sempre que o regulamento permitiu.
SB10 rumou ao Alentejo depois do jogo, para carregar as baterias "baratas", mas com promessa de cumprir trabalho de casa para não ir tão abaixo outra vez. Às portas da 2ª fase e até Maio é proíbido a alguém ir abaixo.
No ataque, elas foram bem melhores e foi aí que ganharam o jogo. Tiveram uma eficácia de ataque de 29% (44 kills), nós apenas 15% (26 kills). Apesar de termos melhor recepção (72% contra 56%) não tivémos melhor side-out (23% contra 36%). Julião apareceu mais fresca (?), atacou pouco (8) mas bem (4). Vânia melhor a blocar que a atacar (9/1). A Alexis foi a que atacou mais (27) mas poucos "kills" (4). Sara 14/3, Filas 25/10, Marina 8/4.
Preparemo-nos pois para a 2º fase. Todas bem, para ficar na A1, continuará a ser o objectivo individual e colectivo. Queremos muito? Mostramos que queremos?
VAMOS LÁ SCB'S.

terça-feira, fevereiro 08, 2011

QUASE A FECHAR A 1ª FASE

Gueifães na penúltima jornada desta 1ª fase. Em casa. Sem apanha-bolas... mais uma vez... sem D. Gilda... sempre... mas com Mila e com João a horas. 8 de vermelho mais uma de branco. Dois (uma mais um) de azul celeste. Elas de branco e preto: umas, veteranas do voleibol português, outras não. Juliana Antunes faz falta ao Gueifães e ao voleibol português.

Com a madeirense da Calheta a matar saudades. E a Xana. Na melhor casa desportiva da cidade: aquecimento, estacionamento, cadeiras individuais. Na bancada... metade esquerda poucos bracarenses (que isto não é futebol), metade direita maiatos (que isto é voleibol), mesmo com cartazes..."caríssimos"... pela cidade.

Jogo transmitido em directo na "televisão" da Federação ou a maneira que a direcção da FPV arranjou de poder dizer que o voleibol feminino também tem transmissões televisivas. Já não temos argumentos para poder dizer que a federação não apoia o feminino. É verdade que não temos estatisticas de quantas pessoas seguiram o jogo pela net...mas isso é irrelevante. A época passada tivémos 1 (uma) transmissão "à séria" de jogos femininos, final da Taça de Portugal, Braga/Trofa, contra "527" transmissões de jogos masculinos. Esta época tudo será diferente até porque está provado que os patrocinadores das equipas femininas não gostam nem permitem que as suas imagens, as suas empresas, possam ser divulgadas televisamente. São assim...envergonhados...timidos.

O jogo?
Perdemos 3-0, 19, 18, 19, mas...
Incomparavelmente melhor que o do Leixões. Outra atitude. Passámos do maior número de erros cometidos no jogo com o Leixões para o menor. Assim mesmo. Do dia para a noite. Em 7 dias. Já está. Porquê?
As boas equipas, as boas jogadoras são e serão sempre aquelas que falham pouco ou muito pouco e falhando pouco, como falhámos, torna-se menos dificil ficar na A1.

O serviço delas não era nada fácil não senhor: meteram-nos 12 ases, nós só 5. O ataque também não era fácil: meteram-nos 45, nós só 28. E como equipa que aspira ao título tem mais jogadoras (+3) e mais opções no banco. Nós nem por isso. Mas temos outras coisas...que fazemos por ter... que gostamos de ter... e que nos fazem andar por cá...

Temos SCB's... temos boa gente... bom ambiente... ar puro... temos juventude... temos ambição e vontade de crescer e de ser melhores... temos os tempos de rir... os tempos de suar e de trabalhar... os tempos de festejar as vitórias desportivas e as outras e os 19's e 18's e até menos... e até temos os tempos de chorar... temos amantes explicitas do voleibol... temos aquelas que constroem dia a dia, treino a treino, jogo a jogo, a história bonita do SCB.
Para a semana há mais.

Madeira, em casa, obrigada a ganhar para ficar nos 4 primeiros. Tem orçamento, obrigação e equipa para isso. Jogam sábado com o Leixões em jogo em atraso.
Para nós será a confirmação em crescendo do bom jogo de Gueifães, porque agora não pode haver retrocessos nem voltas atrás, agora e até ao fim terá que ser sempre todas bem. E cá estaremos a trabalhar e à espera da 2ª fase. Para já deitamos ao lixo (os outros também) 11 pontos do nosso suor. Por ideia iluminada federativa, o Campeonato Nacional deixou de ser prova de regularidade. Agora joga-se o título e a descida de divisão em 3 meses. O Campeão Nacional pode não ser a equipa que menos perdeu ao longo da época; a equipa que desce de divisão pode não ser a que mais perdeu.
VAMOS LÁ SCB'S.