segunda-feira, novembro 29, 2010

Ribeirense ganha em Braga

A última semana de treinos foi ainda pior. Filas no dentista. Vânia em exames. Falcão em exames e doente. Sara no estaleiro. Filipa nem uma coisa nem outra. Vera a meio gás. E depois disto lá vão dizer os nossos comentadores anónimos que mais uma vez "lá estamos a arranjar desculpas para a derrota". Enganam-se porém: o que dizemos é que estas contrariedades, esta terrível semana de treinos só nos ajudou a ficar mais fortes.
Mesmo assim jogámos melhor que a semana passada (parabéns ao S. Tirso pela vitória).

Directamente dos Açores, mais precisamente da ilha do Pico, com escala no sábado em Matosinhos, recebemos o Ribeirense e não tivémos argumentos para contrariar o favoritismo mas lutámos e não baixámos os braços até ao fim. Não é por acaso que elas ainda não perderam nenhum jogo esta época e não será por acaso que sofreram apenas 2 sets em 9 jogos. O Ribeirense possui mais uma vez um excelente conjunto de experientes jogadoras como tem acontecido nestas últimas épocas e tem também este ano como objectivo a conquista do título nacional. Quem tem dinheiro pode apresentar este conjunto de jogadoras e ainda bem que o Ribeirense o tem e ainda bem que pode contratar jogadoras estrangeiras de qualidade pois o voleibol português ficaria ainda mais pobre sem a qualidade das equipas das ilhas.
Quanto ao jogo em si, sem a Sara e sem a Vera (mais desculpas), sem fotos, apenas no serviço e na recepção fomos ligeiramente melhores mas fomos muito piores no ataque e no side-out e piores no bloco e na defesa.
3-0 com 15, 17 e 16 pontos espelha a diferença entre as duas equipas e só nos resta dar os parabéns ao Ribeirense e também ao S. Tirso mais uma vez.
Na próxima 4ª feira há taça em S.Tirso pelas 17 horas. A ver vamos se já podemos contar com a Sara e com a Vera. Aurélie e Mila estão a fazer os possíveis.
E finalmente chegaram os equipamentos.
Vamos ser felizes com eles...
Vamos lá meninas...

segunda-feira, novembro 22, 2010

8ª Jornada

ACORDÁMOS DEMASIADO TARDE...



Ou não acordámos sequer... Talvez no 3º set tivéssemos mostrado alguma coisa do que temos sido. Só no 3º fomos melhores no serviço e na recepção mas no ataque e no side-out fomos sempre piores. Foi o nosso pior jogo, a nossa pior exibição. A ausência da Barata não explica tudo. E a muito maior experiência delas também não explica nada.


O que pode explicar (?):


1º - A pior semana de treinos da época;

2º - As pobres eficácias de recepção com 15!!! ases delas;

3º - As pobres eficácias de serviço;

4º - As pobres eficácias de side-out e de ataque;

5º - Não blocámos;

6º - Não defendemos.



Assim nem apetece "blogar".

Assim o público não aparece. Assim damos razão aos treinadores de bancada (?).



Acordemos pois meninas...

Vamos lá equipa...

terça-feira, novembro 16, 2010

DUPLA NA MADEIRA

Saída na sexta, depois de treino falhado e Mac. Fomos com 3 pontos, chegámos (2ª feira de madrugada) com o dobro (6) e com mais 2 jogos nas pernas, mais uma vitória com 3 sets marcados ao Câmara de Lobos e mais uma derrota com 3 sofridos com o Sports Madeira.

O saldo foi positivo.

Nos aeroportos fazemos umas "macacadas" para não sentir a espera e o "medinho" e porque equipa é mesmo assim. Ou ligamos os mp3s: um ouvido na música outro no social. Ou teclamos muito, umas mesmo muito.
Ou improvisamos poses. Ou não perdemos oportunidades de mostrar novos dentes.

Reencontrámos a Catarina no Funchal, passou o fim de semana connosco, vestimo-la à Braga e lá ficámos na foto com o "barquito"por trás.

Bem alojados como se comprova abaixo sem o tempo sorrir muito porque no Funchal também chove e às vezes até demais...

O jogo de sábado fica para a história. Vitória saborosa por 3-0, mas muito... muito suada com 3 sets muito nervosos, muito compridos, muito emocionantes, todos decididos nas vantagens: 31-29 o 1º, 26-24 o 2º e 34-32 o 3º. Nunca tínhamos ganho 3-0 nas ilhas. Com alguma sorte a ajudar-nos (pois claro) na vitória mas também a ser madrasta quando a Sara se lesionou aos 13-12 do 3º e afastá-la deste e do outro jogo. Valeu a pena a leitura de salmo.

Melhores na recepção e fomos sempre subindo ao longo do jogo. A Vera levou com as bolas quase todas (45) mas a melhor recebedora foi a Filas com 78% em 6 bolas recebidas.
No "Kill", na eficácia de ataque e no "side-out" também fomos sempre melhorando e em termos de ataque e de "side-out" fomos também melhores. O melhor "Kill" e a melhor eficácia de ataque vão para a Sara seguida da Julião que a substituiu.

Melhores também no serviço, apesar de termos falhado 16 (!!!) e elas 7. Junto ao público, no 1º e no 3º, falhámos 6+6. No campo de lá falhámos 4. Os piores foram aqueles que falhámos durante as vantagens e que podiam ter decidido o jogo e não foram só as mais novas que falharam. A Barata foi a melhor servidora e a seguir a Vânia.

No bloco tivémos muito bem com 11 pontos conseguidos. A melhor blocadora foi a Alexis, que em Câmara de Lobos faz sempre grandes jogos de bloco. Será das bananas? Ou da "vermelha"? Nas meias finais da Taça, a época passada, foi igual, a rapariga foi simplesmente intransponível e o jogo da Taça, não nos esquecemos, acabou com um "blocaço" dela. De vez em quando ou sempre?


Na defesa abrimos corredores, o bloco agradeceu mas principalmente em 1 sofremos demasiados pontos. A melhor defesa foi a Vânia (ah! pois é) que com apenas 3 defesas foi estatisticamente a melhor e nestas coisas da estatistica toda a gente sabe que tanto dá para o bem como para o mal, para o pouco e para o muito.

A melhor pontuadora, pela primeira vez esta época, foi a Filas (que não será brasileira!!!) com uns maravilhosos 18 pontos de ataque (e menos erros).

No domingo, com o Madeira, sem a Sara, sentimos o peso do jogo de sábado, mais umas que outras, mas elas que iam perdendo com o Leixões não nos deram hipóteses. Com uma equipa alta e muito renovada com as melhores do Câmara, do K e do Ribeirense, complicaram no serviço, aproveitaram as muitas "mortas" que mandámos para lá e não tiveram oposição nem do nosso bloco nem da nossa defesa. A troca regular de vídeos entre as equipas das ilhas permitiu que o Madeira conhecesse bem o nosso jogo. É uma equipa com outros objectivos, com outro orçamento, com muitas profissionais e que não facilitaram nem substituíram. Se jogarem sempre assim serão candidatas aos 4 primeiros.

Jogo que marca a estreia da Filipa no Braga e que não faz esquecer o "brilho" de sábado. Aprende-se muito nestes jogos dificeis.

Para a semana S. Tirso.
Vamos lá equipa. Vamos lá Braga. Vamos lá meninas.

segunda-feira, novembro 08, 2010

AÍ ESTÁ A PRIMEIRA

Esteve quase em Matosinhos mas em casa, contra o Belenenses, foi mesmo.
3 pontinhos de uma só vez a juntar ao pontinho do Leixões.

Para quem não viu a primeira vitória aqui ficam os números: 3-1 com 25-19, 25-22, 18-25 e 25-18 em menos de 2 horas de jogo com boa arbitragem da dupla do Porto e excelente apoio dos gémeos Rodrigues, do marcador João Filipe secundado pela fisio Aurélie que já vibra nos jogos.

Na bancada os que continuam a gostar de nós. Catarina inclusivé com aparição surpresa vinda da Madeira. Sempre bem vinda. Para a semana retribuímos a visita.

É triste que a nossa formação não esteja nos nossos jogos nunca. Também se aprende... a ver o melhor voleibol português... a ver as melhores jogadoras...
Bem sabemos que algumas vezes os jogos coincidem... bem sabemos que os estudos estão primeiro...mas nunca?
Também é triste reconhecer que os adeptos do Sporting de Braga são apenas adeptos do futebol do Sporting de Braga.

Belenenses recém promovido à Divisão A1, com caras novas. Nosso adversário directo na luta pela manutenção e nosso adversário na mesma luta em outras épocas.

Estivémos bem no serviço e começámos muito bem na recepção mais uma vez com a libero Vera a atingir neste jogo a sua melhor marca da época (80%). Muitos oitentas Vera. A Marina agradece, a equipa também.

Fizémos 14 pontos de serviço explorando muito bem a recepção azul que teve momentos de grande insegurança em todos os sets. Atacámos muito e bem pelas pontas, menos e menos bem pelo meio e por 2. Grande atitude durante todo o jogo e mesmo em grande desvantagem acreditámos sempre, lutámos sempre e petiscámos e esta tem que ser a nossa marca em todos os jogos, em todos os pavilhões, contra todas as equipas. Somos assim: lutamos, lutaremos sempre, todas, juntas, em equipa.

As pontas Filas e Falcão atacaram 46 bolas cada uma, Vânia 19, Alexis 12, Sara 27.
17 pontos de ataque para a Filas, 12 para a Falcão que foi a melhor pontuadora do jogo.

As miúdas (Marina inclusivé) estão a sair da casca... E com a ambição delas vão sair mais. Ou dizendo de outra forma: o trabalho e a dedicação compensam sempre. Allez juventude.
Vera: melhor recebedora, melhor defesa.
Filas: melhor atacante.
Sara: melhor servidora, melhor blocadora.
Falcão: melhor pontuadora.
Sexta-feira lá vamos para a Madeira. Jornada dupla em Câmara de Lobos e no Funchal. Lá como cá lutaremos. Lá como cá serviremos e receberemos bem.
Vamos lá meninas.